Medir o consumo elétrico com shelly EM

Gostaria de saber se alguém tem experiência com o shelly EM para ligar ao quadro elétrico e receber os dados por MQTT no HA.
Sei que há muitos posts sobre medidores diy mas não me apetece estar a encomendar material, soldar, flashar, testar, errar, voltar a testar…
Este shelly parece-me bastante fácil de instalar e é relativamente barato (± 60 euros), não sei é se será fácil medir o consumo mensal como noutros projetos do forum…

Eu tenho o EM. Fw original da shelly a enviar os dados por mqtt.

Estou a usar o componente do dgomes e depois uso o grafana.

Usei a base dos gráficos que o @j_assuncao tinha feito e adaptei o necessário.

3 Curtiram

Wao! Muito bom!
Será que podes providenciar um pequeno tutorial para conseguir o mesmo resultado? Ou pelo menos apontar alguns links?
Obrigado

3 posts were split to a new topic: WDS688 Single Phrase DIN Rail

sabem se podemos usar clamps sem ser da marca?

Nos medidores de energia utilizados na indústria pode-se utilizar CTs da marca que se quiser. Desde que se tenha a relação de transformação que vem sempre marcada nos CTs (exemplo 100/5A) depois é só configurar essa relação no medidor.

Neste caso dos shelly e outros é uma balbúrdia. Cada um faz à sua maneira…
Se souberes a relação de transformação dos CTs utilizados pela shelly podes colocar outro de outro fabricante desde que tenha a mesma relação.
Se utilizares com uma relação de transformação diferente vai te dar valores errados.

Se tiveres outro CT sem ser da shelly, podes colocar junto com o da shelly, os dois no mesmo fio e comparar se estão a medir valores iguais.

Boas,
Excelente trabalho.
Também tenho um EM instalado.
Reparei que conseguiste a informação em amperes. Como é que conseguistes? Já andei a volta disso e não consegui. Na página da API da Shelly EM não está mencionado os amperes.
Obrigado,

Com a tensão (V) e a potência (W) consegues chegar à corrente (A)

As contas são estas:

I (A) = P (W) / V (V)

Em que I é a corrente em Amperes
P é a potência em Watts
V é a tensão em volts

Obrigado pela formula. Não sou especialista em eletricidade.
Mais uma pergunta… se não incomodar…
Para calcular os amperes criaste um template, certo?

Eu não criei porque não tenho mas sim, é com template

estou a calcular

 - platform: template
    sensors:
      energia_amp:
        value_template: "{{ states('sensor.potencia_rede') | round(1) / states('sensor.tensao_rede') | round(1) }}"
        unit_of_measurement: 'A'

I(A) = P(W) / V(V)

Se quiseres ser mais exacto podes adicionar o PF ao cálculo

I(A) = P(W) / (PF * V(V))

Mas por algum motivo o EM embora tenha o PF no interface web não o passa por mqtt (ou não passava quando configurei).

Boa noite,
Eu apenas comecei há uns dias com o HA e também no vosso grupo, pelo que vos peço paciencia que sou muito maçarico. O meu primeiro projecto é tentar integrar o shelly EM e fazer um dashboard. Ja tenho o grafana e o influxDB, mas tenho bastantes duvidas sobre os dados que obtenho… Este DB na imagem está exactamente como imaginava o meu, existe algum topico sobre ele??

bom em primeiro lugar meter o shelly a enviar dados para o HA. Depois para medir o consumo vais precisar de algo que faça o acumulado diário/mensal/anual e para isso o melhor é o energymonitor do dgomes.
O dashboard do grafana será mesmo a parte final. É apenas importar meia dúzia de linhas mas depois tens de alterar os sensores para os teus portanto convém ter tudo a funcionar antes de ir para o grafana.

como não sei em que fase vais não posso ajudar muito.

Muito Obrigado Tiago,
Eu já tenho o Shelly instalado e a comunicar com o HA. Já consegui fazer alguns graficos com o grafana dos meus sensores de temperatura e humidade. Desculpa senão fui claro, mas é verdade que sou ainda maçarico nisto e talvez não me tenha exprimido da melhor forma :slight_smile:
Onde posso encontrar o tuturial do energymonitor do dgomes? Eu já andei pelo “perfil” dele mas não encontrei. Talvez ainda não saiba procurar no Forum… Mais uma vez obrigado pela ajuda!!

a documentação oficial está aqui:

vê lá se entendes ou tens alguma dúvida.
Tens aqui o post original do dgomes mas diz deprecated e eu não sei se existe algum novo ou é apenas por já não ser costum_component.

Muito Obrigado, vou investir tempo agora para compreender. visto nao ser a minha area de expertise vai levar tempo :slight_smile:

Um milhão de obrigados Tiago!!! Já consegui e está a funcionar no HA e no grafana!!! Estou a ficar realmente apaixonado por isto :smiley:

Acabadinho de sair…

1 Curtiu

boas tmarquespt
também estou a usar um shelly em mas não gosto de como ele apresenta os gráficos não consigo sobrepor a energia que tiro da rede com aquela que estou a produzir.
podes dizer como fizeste isso que para min está brutal.

cumprimentos

O que o @tmarquespt colocou é uma imagem do Grafana e não do HA. No HA tens alguns cartões que te permitem fazer isso e também um específico para produção eléctrica.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade