Novo componente Utility Meter [DEPRECATED]

[AVISO] Este componente faz parte da release 0.87

Muitos já conhecem o Utility Meter que submeti para inclusão oficial no HA.

Acontece que houve um debate sobre o uso de serviços com sensores e foi-me pedido que altera-se o mesmo. Dito isto, o HA passou a privilegiar desde a ultima versão que as novas integrações sejam componentes e não plataformas (e.g. sensor). Consequência: tive que reescrever como um componente.

Assim peço a quem já utiliza para que faça um teste ao novo componente :slight_smile:
Mudam varias coisas, a começar pela configuração:

utility_meter:
  energia_diario:
    source: sensor.energy
    cycle: daily
    tariffs:
      - cheia
      - vazio
  energia_mensal:
    source: sensor.energy
    cycle: monthly
    tariffs:
      - cheia
      - vazio
  agua_mensal:
    source: sensor.agua
    cycle: monthly

Este componente cria automaticamente sensores para as tarifas (caso existam) e uma entidade “utility_meter” que controla qual dos sensores está a contar os consumos. Para controlar a tarifa existe um serviço: utility_meter.next_tariff que deve ser chamado através de uma automação.

E o que ganho com este componente ?

  • Normalmente este tipo de sensor permite-te estimar quanto é q vais pagar de factura.
  • Pode ainda ser utilizado para te avisar se estás a gastar mais ou menos em relação ao período anterior.
  • Quem tem painéis solares é maníaco por ver quanto produz por dia, este sensor simplifica o processo.
  • O facto de funcionar com múltiplas tarifas permite perceber se mudar o tarifário para bi-horario ou até tri-horario compensa ou não.

Espero que gostem :slight_smile:

4 Curtiram

Boa, :slight_smile: e não nos queres contar como estás a salvar as tuas contagens mensalmente? Para consulta posterior…

Guardo um histórico infinito no InfluxDB :wink:

Muita gente deve se estar a perguntar, porque necessita deste componente para ver histórico quando já tem uma entity com o total de kwh consumidos, que é o meu caso em que também só tenho tarifa simples.
Eu próprio também já tive dúvidas em relação a como isto funcionava.

Certo :slight_smile: alguns exemplos, se alguém se lembrar de mais acrescente :slight_smile:

Normalmente este tipo de sensor permite-te estimar quanto é q vais pagar de factura.

Pode ainda ser utilizado para te avisar se estás a gastar mais ou menos em relação ao período anterior.

Quem tem painéis solares é maníaco por ver quanto produz por dia, este sensor simplifica o processo.

O facto de funcionar com múltiplas tarifas permite perceber se mudar o tarifário para bi-horario ou até tri-horario compensa ou não.

Esses exemplos poderias já os colocar no inicio do tópico para elucidar a malta. O primeiro exemplo é mt interessante, pois eu fazia de uma maneira diferente, eu todos os meses no final do dia X, mandava um comando para o tasmota para me resetar o total de kwh consumidos, para que no mes seguinte comecasse do zero novamente.
Assim é mais simples, terei que só que ajustar as fórmulas.

1 Curtiu

Boa noite @dgomes, vou já testar. Só tenho uma questão, continuo a usar o energy meter para converter W em kWh certo?
Cumprimentos,

Sim esta alteração só afecta o utility_meter e o electricity (que deixa de funcionar)

Bom dia , isto é, posso usar directamente os meus sensores que medem W que esta nova versão converte logo em kWh é isso?

Bom, pelo que estou a ver o BI-horário deixou de ser automático, tem que ser configurado. Temos que ser nós a fazer uma automação a indicar os períodos?
Ainda não tive assim muito tempo para mexer nisto mas assim à primeira vista o anterior era mais automático.

Cumprimentos,

O anterior era “melhor” mas não me deixaram submeter como estava… Eu vou entretanto preparar um novo electricity para automatizar as coisas.

Continua a ser preciso o energy_sensor para passar os W a kWh

Pelo que pode testar este está a funcionar bem, mas prefiro a versão anterior.
Cumprimentos,

Acabei de modificar o electricity que agora é tão básico que não tem direito ao seu próprio tópico :smiley:

Boas,
Eu nunca testei as versões anteriores (como sensor) e estava a tentar por o componente a funcionar mas está a dar-me o erro em baixo. Parece que está a fazer referencia ao sensor utility_meter antigo… (que não tenho)

Unable to prepare setup for platform sensor.utility_meter: Platform not found.
11:54 AM setup.py (ERROR)
Unable to find component sensor.utility_meter
11:54 AM loader.py (ERROR)
Unable to prepare setup for platform sensor.utility_meter: Platform not found.
11:54 AM setup.py (ERROR)
Unable to find component sensor.utility_meter
11:54 AM loader.py (ERROR)
Invalid state (unknown > 1100): [<class 'decimal.ConversionSyntax'>]
11:54 AM custom_components/sensor/energy.py (ERROR)

Ficheiros:
image
image
image

Configuração
baseline

utility_meter:
  energia_diario:
    source: sensor.energykwh
    cycle: daily
    tariffs:
      - cheia
      - vazio
  energia_mensal:
    source: sensor.energykwh
    cycle: monthly
    tariffs:
      - cheia
      - vazio

electricity:
  home:
    country: Portugal
    operator: Galp
    plan: Bi-horário - ciclo diário

automations

- alias: tariff change
  trigger:
    - platform: state
      entity_id: electricity.operator_plan
  action:
    - service: utility_meter.select_tariff
      entity_id: utility_meter.energia_diario
      data_template:
        tariff: "{{ trigger.to_state.state }}" 
    - service: utility_meter.select_tariff
      entity_id: utility_meter.energia_mensal
      data_template:
        tariff: "{{ trigger.to_state.state }}" 

sensors

- platform: energy
  name: energyKWh
  source: sensor.consumption

Obrigado

Que versao do HA tens ? Este novo componente só funcionará com a ultima (sacar a beta ou esperar por amanha)

estou a usar a 0.85.1

Obrigado Diogo Gomes!
Já está a bombar no meu RaspAssio! :smile:
Falta-me apenas conseguir definir um sensor para contar em Vazio e outro Fora de vazio.
image

Os sensores já lá estão :slight_smile: só tens que os acrescentar ao UI

Com a versão beta já está a funcionar @dgomes. Obrigado.
Na configuração que puz em cima tinha dois problemas também:

  1. como o Electricity devolve dois valores especificos (“Vazio” e “Fora de Vazio”) tive de alterar as tarifas do utility_meter para baterem certo com os status do Electricity
  2. tinha o trigger do automation errado… devia ser electricity.home

Bom dia @dgomes, ainda continuo com a versão anterior, pois tenho tudo configurado e a correr bem. Assim que mudar para o hassio 0.86 começo a usar a nova versão.
Mas vai demorar, pois já testei a versão 0.86 e tive que fazer um rollback. Ficou tudo desconfigurado e cheio de erros, nem é bom, estou a ver que vou ter que configurar tudo de novo quando passar para a versão 0.86…
Obrigado pelo excelente trabalho, muito bom e útil.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade