Medir nível de água de um poço

Acho que isso é normal.

Isso é um esp8266.

Ok. Mas então como é que o @Cenas tem um sinal tão limpo e também está a usar um Shelly Uni?

Pode ser da fonte então ou interferência wifi.

Podias era testar o uni com outra coisa.

Ou directo na fonte.

Fora isso só usando filtros no HA

Bom dia,

Também ando a colocar shellys na casa, (a mais de um ano), e agora o próximo projeto e colocar o sistema de rega com as eletrovalvula solenoide e os shely 1.
Mas como o meu poço de manilhas é pequeno e no verão tenho pouca água e o acesso a ele é “chato”, queria saber o nível de água que tenho(para andes de colocar a regar saber a quantidade disponível que tenho, e se tiver 30 min de água, colocar 10 min em casa secção e não colocar 15 min nas duas 1ª secções de depois a 3ª secção ficar sem água, conclusão, ter o controlo do total de água).

Já vi que é necessário o shelly uni.
Agora as duvidas:
Transformador é de 12v ou 24v e que A?
O mais caro, a sonda…qual a diferença da medição em V e mA, qual a melhor/prática.
O meu poço tem apenas 4 metros de altura e a água anda por volta dos 3 metros, e o local onde devo colocar o shelly uni deve ficar a uns 7 metros do fundo do poço, qual o comprimento devo comprar de sonda??
Penso que por agora é tudo…desde já obrigado.

Olá Ricardo,

Antes de mais, se vais usar um Shelly Uni para medir o poço podes usar esse mesmo Shelly Uni para controlar duas electro-válvulas.

O Shelly Uni aceita transformadores tanto de 12V como de 24VDC. E o meu sensor também, por isso liguei ambos a um transformador de 24V.

Se usares um sensor que mede em V é muito mais simples pois assim podes ligá-lo directamente ao Shelly Uni. Disseram-me no chat que quanto mais V de saída mais precisão tem o sensor por isso optei pelo de 10V de saída.

O meu poço tem 7m. Por isso eu comprei um sensor com 9m. Larguei-o lá para dentro e fui baixando até tocar no fundo e depois subi uns 5cm e marquei como sendo o zero. Provavelmente não é porque a minha bomba acho que só consegue bombear 5m e por isso só quando a água acabar (espero que não chegue aí) é que conseguirei saber onde acaba o tubo da bomba pois é aí que deveria estar o sensor.

Entretanto o @Jose_Ferreira reparou que eu tinha feito mal as ligações. Faltava-me ligar o pin 6 do Shelly Uni ao neutro. E por causa disso funcionava mas mal. As medições estavam desfasadas. Agora já está bem.

Qualquer dúvida diz.

Desde já obrigado.

Mas ao usar o shelly uni para a sonda ele poderá não receber a carga suficiente para abri as eletrovávulas ou estarei a pensar mal??
Os comandos desse shelly é os fios pretos para então controlar as válvulas?

Porque não receberia carga suficiente? Eu penso que é equivalente ao Shelly 1.

Sim, são os 2 pares de fios pretos.

Estava a ver mal as ligações, o shelly uni também irá receber corrente direto do transformador, pensava que a corrente ia a sonda e depois voltava para o shelly mas não…

O que tenho visto é usarem o shelly 1 para este sistema de rega, nunca trabalhei com o shelly uni(por isso não conheço as suas funções)

Obrigado

O Shelly Uni deve dar.
Eu para as electro-válvulas tenho um Sonoff 4CH PRO flashado com ESPHome porque tenho 4 electro-válvulas.

Qual é o transformador que estás a usar? Já que que é calha din , tens link?

É este:
https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=035-0608


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade