Medir nível de água de um poço

Rogério, notei uma coisa estranha: o sensor dá 0V a cerca de 70cm de profundidade. Se calhar é normal. Basicamente só tenho de adicionar um offset de 70cm à expressão para estimar a profundidade mas esperava que os 0V acontecessem à superfície. Acontece-te o mesmo?

Olá @nununo fico contente que tenhas conseguido por isso a trabalhar
Quando puderes tira fotos de tudo para pores aqui para a malta ver ou mesmo um vídeo que eu depois ponho no nosso canal de YouTube .
Obrigado :relaxed:

Olá, quando testei o sensor nuns baldes funcionou bem. Fiz alguns testes e pareceu medir bem.

Há sensores 1-5V e 0-5V.

Não sei se influência.

Devido ao preço ainda não testei esse sensor.

Os 4-20ma são mais baratos, mas …

O que tenho é de 0-10V.

Sério? Num balde? Caramba. Eu meti-o logo no poço porque presumi que não teria sensibilidade para o balde. Mas acho que ainda o vou experimentar num balde.

Outra dúvida: a voltagem que obtenho no multímetro é bastante superior ao reportado pelo Shelly Uni. Isso também te acontece ou estão alinhados?

Eu tinha as cores trocadas nos fios ligados à saída do transformador e, por consequência, liguei o sensor durante uns minutos com a fase invertida. Até pensei que se tivesses estragado mas parece que se safou. É possível que se tenha degradado de alguma forma relevante? Ou se funcionar então é porque sobreviveu e está ok?

O shelly uni usa um esp8266.

Internamente é de 0-1V.

Mas pode ser do comprimento do cabo ou outros factores.

Num balde altera muito pouco os valores mas dá para ter a percepção da sensibilidade. Eu não medi com multímetro…

Ok fiz este pequeno vídeo em que tento mostrar a forma como o sensor está montado: https://www.youtube.com/watch?v=oTtfGqBLjAo

As quedas correspondem às regas das últimas 24h. Permite-me já concluir que o poço não está a recuperar tudo o que perde em cada rega.

O meu também não recupera, longe disso. Na imagem assinalo as regas de ontem. Entretanto recuperou alguma coisa.
Noto que o meu recupera mais rápido a partir de uma determinada profundidade. Ou seja dos 3m de água para os 2m baixa “rápido” e recupera lento.
A partir dos 2m recupera mais rápido.

O teu gráfico está tem muito menos ruído que o meu. Porque será? Será que o meu não está bom?

Obrigado @nununo pode teres atendido ao meu pedido, torna o tópico mais interessante.
So nao percebi quando falas da marca que fizeste no video, onde dizes que é para saberes que foi ali calibrado… podes explicar isso? minuto 00:45

O teu gráfico está em cm. Imagino que fizeste uma conversão e entendo que a escala é muito pequena e então estás a obter muita variação. Se a escala fosse em metros não terias essa oscilação.

Hum… acho que não é isso. Porque também tenho ruído no sensor do Shelly Uni e não estou a manipulá-lo:

Meti uma marca no fio do sensor para saber a que altura tem de ficar para estar na posição certa, ou seja, a poucos centímetros do fundo do poço. Assim sei logo se por alguma razão descair e também fica fácil tirá-lo e tornar a meter sem ter de andar a calibrar outra vez. Ficou mais claro?

O adc do uni é de 0-12 e 12-24, nao sei fisicamente as ligações

Percebi agora . Obrigado

Hum pois, há 2 ranges. Eu configurei-o para o de 12V visto que a saída do sensor é 0-10V. Será que o ruído vem da fonte de alimentação?

Se alguém souber gostava mesmo de entender o porquê de tanto ruído no sinal. Não percebo nada de electrónica por isso não sei tirar conclusões sobre isto. Obrigado!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade