Medir nível de água de um poço

Olá,

como a água é um recurso cada vez mais raro, sobretudo no verão, tenho interesse em medir a altura de água no poço para controlar o uso da água.
Deixo aqui o que fiz para quem estiver interessado em medir a altura de água de um poço:
1-Comprei uma sonda no AliExpress concretamente este modelo:

Comprei a de 20m com output de 0-10V, tenho um poço com cerca de 18m de profundidade.
2- comprei um Shelly uni
3- liguei o Shelly e a sonda a um transformador de 12v e voilá

O Shelly devolve um valor (ADC) que é um valor em volts e que se traduz na profundidade da água. Como esta sonda é de 20 metros e tem um output de 0-10v, 0.5V corresponde a 1 metro.
Assim fiquei a saber que tenho 6 metros de água.
No home assistant posso fazer a conversão para litros.

4 Curtiram

Ola Rogério,

Tens possibilidade de adicionar ao post (edit) o esquema de ligações no shelly e configurações relevantes? Acho que enriquecia o tema e facilitava o processo a quem queira fazer o mesmo.
Também era interessante colocares a parte do HA que exemplifique a conversão do sinal para litros. Obviamente que depois é necessário que cada um altere para o seu caso mas ficava o processo todo explicado.

Obrigado :+1:

Para completar um pouco mais o tópico coloco aqui as ligações:

Assinalei na imagem o positivo e negativo do transformador de 12V.

Então com o positivo do transformador liguei o vermelho da sonda e o vermelho do Shelly uni.

No negativo do transformador liguei o azul da sonda e o cinzento do Shelly uni.

Noutro ligador liguei o branco da sonda com o branco do Shelly uni.

Uma vez que esta caixa fica dentro poço, quando fechava a tampa ficava com pouco sinal wireless. Então tive de comprar outra antena para o shelly uni. Foi necessário um adaptador I-Pex MHF3 para SMA e ligar a uma antena.

Adaptador IPex:

Quando tiver a parte do HA a dar os litros de água no poço, atualizo o tópico. Para já tenho em volts.

Olá @Cenas antes de mais obrigado por teres regressado ao fórum com um projecto tão interessante como esse, que por acaso até tem sido falado no nosso discord .
Não querendo fazer de ti nosso criado, e uma vez que esse projecto é sem sobra de dúvida bastante interessante e único no nosso forum, podes detalhar melhor o esquema de ligações? nem que seja em um papel tiras foto e publicas, eu depois ate posso fazer isso com imagens e mais colorido.
Obrigado

Olá, acabei de o fazer. Vê em cima se se percebe. :sweat_smile:

Não muito bem, demasiados fios :wink: quando tiveres um bocadinho de tempo fazes isso num esquema e partilha aqui com a malta, que seja de mais fácil entendimento.

Obrigado pela partilha!

Outra forma eficaz de medir a água num poço é com um sensor de ultra som que mede até à superfície da água e, se souberes as dimensões do poço, sabes a quantidade de água disponível. Não é mais fácil, mas é bastante mais barato. Eu fiz a festa por <10€ com um esp32 e instalei o esphome.

No meu caso não era possível pois tenho vários tubos e outros obstáculos que iriam induzir em erro o ultra-som.

Eu tinha utilizado a entrada do ADC do Shelly Uni e inicialmente descobri que a saída tinha muito ruído que ocorreria aleatoriamente. Contactei o Apoio Técnico Shelly e eles recomendaram a redução da versão do firmware do último 20221027-121732/v1.12.1-ga9117d3 para o antigo 20220209-095044/v1.11.8-g8c7bb8d.

Para facilitar as ligações, utilizei blocos de terminais montados em DIN. 1sets 2 9pin Pitch 5,08mm Schraube Plug in Terminal Blöcke stecker Din Schiene Montage anstelle 2EDG UKR 5.08mm Schiene terminal block|Terminals| - AliExpress

Como te apercebeste do ruído?

Esta é uma imagem de ecrã do ruído entre as 10 PM e as 3 AM quando não há saída do painel solar. O ruído vem em rajadas de 0,01 a 0,02 Volts. A voltagem foi suposta ser um 0 sem espigões.

Após o rebaixamento do firmware, agora é o que parece.

Acho essa variação muito pequena. Posso estar errado.

O minha sonda tem output de 0-10V

Esta é a minha variação das últimas 24h:

Ali perto das 13h foi a rega do jardim.

Edit: Foi uma variação de 0,09V que corresponde a 18cm de água.

Olá Rogério,

Comprei um sensor igual com o mesmo objectivo mas percebo muito pouco de electricidade. Gostava de replicar o teu circuito mas não consigo decifrar a foto. Seria possível partilhares um diagrama?

Obrigado!

Desculpa o atraso… fiz agora um boneco tosco só para tentar ajudar. Se tiveres mais dúvidas diz.

Obrigado Rogério! Agora ficou claro. Já cá tenho o Shelly Uni e um transformador de 24VDC. Ontem mesmo estive a terminar os fios e hoje à noite a ver se consigo finalmente começar a fazer experiências. O teu diagrama veio mesmo a tempo :wink:

Vais certamente conseguir por isso a funcionar bem!
Tem me dado um jeito saber o nível da água. Desde que monitorizo nunca tive um valor tão baixo de água 2V, cerca de 4m de altura de água.

Agora que o tempo seco vai atacar vai ser muito útil para gerir a água.

1 Curtiu

Instalei hoje finalmente o meu sensor e já estou a receber o sinal em V no HA. Agora vou ver se consigo converter para metro e depois para L :wink: Obrigado pela ajuda preciosa!

1 Curtiu

:wink:

Top! O teu poço tem o mesmo diâmetro a toda profundidade?
O meu é dos antigos em pedra e lá para baixo afunila um pouco. A medida que tenho é por aproximação.

O meu tem 200cm de diâmetro até ao fundo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade