Medir fluxo de água e válvula selenóide

Boa noite,

Seria possível ajudarem-me neste assunto?
Gostava de medir o consumo de água em casa e colocar uma válvula selenóide no contador.
Acham que esta poderá ser integrada no HA?
Válvula

Estou aberto a sugestões. A válvula convém ser “sempre fechada” ou “sempre aberta”?

Cumprimentos.

Qual é o principio de medição dessa valvula ? tipo rotametro que dá impulsos? Ou é apenas um flow switch?
A valvula solenoide pode ser controlada por switch tipo shelly por ex.

Quanto ao normalmente abeta/fechada sem tensão na bobine, por segurança em caso falha de energia , estares fora de casa e haja uma ruputa na canalização/torneira /maquinas, diria normalmente fechada.
O inconveniente é se falha energia ficas sem água.

Outras ideias para medição , dá vista olhos a ver se ajuda:

1 Curtiu

Rotametro com sensor de efeito Hall para detectar as rotações, basicamente cada impulso corresponde a X litros de água.

Water flow sensor consists of a copper body, a water rotor, and a hall-effect sensor.

1 Curtiu

Obrigado pelas vossas dicas.
Também existe o método de medição por sensor de proximidade.
Destes dois, fluxo de água e sensor de proximidade, qual acham melhor?

O medidor que eu coloquei é parecido com o colocado aqui. Dá para integrar no HA?

A ideia era ter uma atomização que fechasse a válvula se o volume de água for superior a x

Este x vai ser sempre maior do que o consumo médio, claro.
É uma questão de segurança.

Isso não integra directamente no HA, tens de ligar isso a um ESP8266 ou ESP32.

O sensor de fluxo tem de ser montado depois do contador e será apenas uma estimativa relativamente ao contador. Podes colocar um REED no contador mas convém teres autorização prévia da empresa que fornece o serviço.

1 Curtiu

Sim, claro. A ideia e integrar com o ESP.
A minha questão é que “template” usar para um medidor de fluxo destes.
Depois pode-se sempre ir corrigindo as leituras com os dados da fatura.

Isso só vendo depois quantos litros correspondem um impulso para criar um template.

1 Curtiu

Para a entrada de água em casa, o tipo de válvula ideal é uma que mantém o estado, mesmo sem ter energia, quer seja aberta ou fechada. Penso que se chamam Latching Solenoid Valve, não sei em Português como se chama.

Duas situações em que as Normalmente abertas ou Fechadas falham:

NO - Falha a luz e continuas com água em casa, o que é bom, mas se tiveres uma fuga e quiseres cortar a entrada automaticamente (por exemplo resultado de um sensor de inundação) e se depois falta a luz, a válvula abria e voltava a inundar…

NC - é o caso inverso… a nível de segurança de inundação é bom, mas só há água em casa quando há eletricidade.

3 Curtiram

Eu tenho depósito e aqui falha muito pouco a eletricidade. Prefiro a NC. :slight_smile:
Mas vou ver a Latching Solenoid Valve… Obrigado!

Não encontro a primeira. A que mantém o estado.

Tens estas que são usadas na rega mas existem muitas outras.

1 Curtiu

Obrigado pela ajuda!

Por segurança a NC sem duvida.
Os contras já sabes:

  • Tem de estar permanentemete energizada, logo sempre a consumir
  • Em caso falta energia, fica fechada, logo sem agua.
    Work arrounds em caso falha energia: teres a vlv ligada à UPS; ou bypass manual à dita.
    Esquema que permite a troca da EV em caso avaria sem teres cortar a agua
    image
1 Curtiu

A nível da válvula, aconselho uma válvula deste gênero,

€ 25,17 19%OFF | AC220V DN15 DN20 DN25 brass electric valve 2-way motorized ball valve three wires Electric Actuato with Manual switch
https://a.aliexpress.com/_EwSPFgf

Assim, a falta de luz não perdes o controlo da água quando faltar a luz e não precisa de estar sempre alimentada. Alimentas só quando queres alterar o estado. Podes usar um módulo de estores para o controlares ou fazer o teu próprio com uns relays e um esp

Obrigado pela ajuda.
Eu já comprei uma válvula, mas esta parece-me melhor. :+1:

esta:
https://a.aliexpress.com/_msRsurS

E esta de fluxo:
https://a.aliexpress.com/_mOLPtJq

Eu vou precisar de uma válvula no futuro, mas prefiro as que mantêm o estado (mais difíceis de encontrar). As tais latching que já foram referidas.
Ao sair de casa fecho a válvula. Se faltar a energia não é problemático porque não estou lá.
Se estiver em casa e faltar a luz, contínuo a ter água… e estando lá se houver problema poderei controlar.
A ideia apresentada de ter um bypass com uma válvula clássica (manual) é uma alternativa. Nesse caso a ideia de escolher uma NO ou NC dependerá se estamos mais tempo em casa ou fora… (ex: para uma segunda casa…) por uma questão de consumo…
Há também umas válvulas para aplicar em válvulas clássicas (acionam uma manivela que emula o abrir/fechar que fazemos)

Este sensor de fluxo de agua não dá para ligar ao shelly addon?

Não conheço as caracteristicas do addon para te poder dar uma resposta concreta mas o sensor funciona com 5 a 15VDC, por isso se o addon suportar esse gama de valores é possivel que funcione.

Eu tenho essas na rega com ESP-01 e ESPHome controlando dois relês pois a form de descolar o solenoid é invertendo a polaridade. Tenho ainda no fw ESPHome uma salvaguarda que desliga ao fim de 15 minutos caso HA esteja em baixo e também desligo quando o ESP perde Wi-Fi. Para além disto uso uma pequena UPS de 12V não vá a luz falhar quando está a ligar e fica o solenidade colado!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade