Contadores Gás e água - sensores

Ainda numa fase inicial de testes (UPDATE já está instalado), para selecção do metodo / sensor para captura dos sinais.

UPDATE 2021.02.26: Em resumo, depois dos testes, optei pelo seguinte (podem encontrar mais pormenores infra descritos) :

  • Contador Gás- reed switch e sensor de porta zigbee
  • Contador àgua - sensor indutivo e wemos

image

CONTADOR GÁS:
Do meu conhecimento, e para o tipo de contador que tenho (Elster BK-G4), já testado, existem duas hipoteses de captura, por relé reed e por sensor optico.

image

REED
A captura por reed será a mais facil de implementar pois trata-se de um contacto ligado a dois condutores, não necessita fonte energia extra podendo ser ligado a um botão ou sensor porta zigbee no caso de no local não haver energia ou cabos que permitam outro tipo de solução.

No 1º teste que realizei utilizei o reed encapsulado (foto acima) tipo sensor de porta, não obtive resultados, devido ao encapsulamento não permitir a proximidade necessária ao sensor magnectico que se encontra no contador.
Visto em corte as posições dos sensores será algo do genero.

.
Por baixo do algarismos decimais no mostrador existe um reentrancia,

onde num segundo teste coloquei um reed (em ampola) https://mauser.pt/catalog/pesquisa.php?keywords=083-0098 e assim já obtive sinal de impulso.

UPDATE: mais em baixo podem encontrar suporte para imprimir em 3D.
Tenho o reed ligado a um botão Sonoff zigbee, funciona com algumas perdas de impulsos que se devem a fraca cobertura de rede ZB no local.
Com o tempo de chuva deixou de dar, com está no exterior o tempo não tem convidado a ver o que se passa , ou é pilhas, ou por estar no exterior embora dentro de caixa estanque tenha avariado.
.
Link para impressão 3D suporte para contador gás ( agrdecimentos ao @JorgeTeixeira )
https://www.thingiverse.com/thing:1949041

SENSOR OPTICO
É uma solução que funciona, porque se repararem no algarismo “6” das milesimas existe uma zona refletora tipo espelho, qe preenche a “barriga” do 6

image

que vai fazer com que um sensor optico composto por led´s emissor/receptor IR funcione.
image

.
CONTADOR ÁGUA:
Para este tipo de contador que tenho ( Itron ), o metodo reed não funcionou, creio existir 2 soluções DIY, por sensor optico ( testado e funciona) e sensor indutivo, que por não ter nenhum não testei, mas acredito que funcione.
Existe uma solução comercial “Itron Cyble Sensor” tem como base de captura 3 sensores, permite para alem de obter impulsos de contagem, saber o sentido e evitar falsos impulsos quando o sensor pára e haja pequenas oscilações.

image

REED (solução não funcionou)
Não funcionou, pois no contador a placa que se encontra solidária com o ponteiro movel e que serve de sensor é metalica, mas não produz campo magnetico que permita actuar o reed.

SENSOR OPTICO
Funciona por reflexão na chapa referida anteriormente, o seu posicionamento não foi facil de forma a conseguir obter um correcto feed back do movimento

image

SENSOR INDUTIVO (solução adoptada)
Acredito que com um sensor indutivo seja tambem possivel detectar o movimento do ponteiro e obter impulsos para a contagem.

image

UPDATE: Chegou este sensor indutivo SM04-N (NPN) do sitio do costume

image

Devido à sua configuração e da janela do contador, não consegui proximidade suficiente para detectar a chapa do ponteiro.
Então vai de “destruir” ( modificar a geometria :wink: ) do sensor , com a Dremel , desbastei a “cabeça” do sensor para conseguir aproximar mais e já consegue detectar a placa, proximo passo, tentar imprimir suporte para fixação ao contador e captar impulso com wemos.
.
Link para impressão 3D de suporte para contador água

.

.
Suporte feito , falta testar no sitio.

.
Entretanto já montei tudo no sitios e apesar dos 35m de cabo UTP onde apesar de tb estar comunicação RS485 do contador EDP , já capto o sinal com um wemos que tenho dentro de casa .
Terminada a integração no HA (binary.sensor;input number; automation a incremetar), vou verificar se há grds perdas de impulsos.

4 Curtiram

Para o contador do gás para o sensor reed , o nosso companheiro @metalcerb (discord) diz que há um stl e um suporte para imprimir em 3D :wink:

A seguir com tempo, tenho de estenteder a rede zigbee até ao contador , aplicar um botão sonoff ou IKEA que tenho por ai a ver se depois na parte software consigo contar.

O botão IKEA embora pareça ter mais alcançe , se calhar porque a pilha é nova, pode ter uma desvantagem, pois emite dois tipo de eventos, qd há impulso no botão e qd o botão é premido em continuo… dependendo do caudal do gás , pode sair dos dois tipos de evento.

Não estou bem por dentro do funcionameto, mas qualquer um dos botões se ficarmos a pressionar (caso magneto do contador pare em cima do sensor) se calhar fica a consumir (embora devam ser correntes muito pequenas) podendo reduzir a duração da pilha, não será assim?

Com estas permissas , se calhar um sensor de porta seria melhor, mas não tenho nenhum.
.
PS: neste momento tenho a seguine solução implementada, a peça impressa e um botão zibbee sonoff adaptado para envio de sinal de impulso. Tirando a falha da rede zigbee de modo geral funciona, perde-se alguns impulso , julgo que talvez seja
devido à fraca intensidade do Zigbee no local.

1 Curtiu

Adaptador reed switch para Elster BG4

Boas,

Na agua qual foi o sensor final ?

No meu caso , está lá a foto , usei sensor proximidade indutivo, mas pelos vistos fez confusão à malta das aguas … até me vieram mudar contador e avisar que não podia ter nada em cima do contador deles, se quiser medir tenho de comprar um contador ( aprox. 30~35Eur) e montar um por minha conta.


Depois há relatos de malta que conseguiu autorização utilizando sensores da marca dos contadores que usam o mesmo principio sensor proximidade indutivo:) , no caso do meu contador itron, teria de ser um cybel
https://www.itron.com/br/solutions/product-catalog/cyble-sensor

Bom dia.
Por curiosidade pesquisei por este tipo de módulos de contagem para contador de agua e encontrei isto:

Funciona a 433 MHz e não me pareceu demasiado caro. Talvez funcionasse com um bridge RF.
Mais info:
https://www.itron.com/emea/solutions/product-catalog/everblu-cyble-enhanced

É uma das variações do cyble sensor da itron , existem varios tipos , simples a 2 fios que dá contacto seco (seria o preferencial para mim) , a 5 fios , LoRa , modbus , RF …
.
O mais barato é de facto um sensor proximidade indutivo (e.g. SN04-N ) , encontra-se facilmente à venda online por 2 ~3€ , infelizmente a companhia das aguas não entende que não afecta medida e não deixa colocar nada em cima do contador.

Embora o sensor possa funcionar com tensões de 5V (com 5V o led verificação proximidade do sensor mal acende) , para ligar o sensor ao wemos que nãpo aceita mais de 3V3 no input ,usei este esquema com diodo que evita tensões positivas superiores aos 3V3 admissiveis.

AGUA_Sensor_indutivo_4


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade