Localização dentro de casa

Gostava de ter automatizações conforme o local da casa onde me encontrasse, mas… só com sensores de presença não vou lá. Alguem tem umas ideias/dicas?

Thanks

Assim de repende só me ocorre TAGs NFC .

1 Curtiu

Pois pensei nisso mas queria algo mais automático, por exemplo quando o sol se põe os estores fecham e acende a luz da divisão onde tiver gente, a ideia é boa, metê-la em prática parece mais complicado.

Podia ir pela potência de Wi-Fi que é diferente (mas em algumas divisões semelhante).

Thanks

Meter em prática é fácil. Usas o componente sun do HA e os sensores de movimento. Eu tenho os meus estores a fechar 40 mim após o pôr do sol. Tenho a iluminação exterior a acender 15 mim após o pôr do sol.

1 Curtiu

Mas eu queria acender só as divisões inferiores onde estivem pessoas, só o exterior ou só uma divisão era fácil :slight_smile:

Para isso tens de primeiro tornar a iluminação “inteligente”, podes usar sonoff ou shelly. Depois o que tu queres acho que só é possível com sensores de movimento. Ou então uma automação com time. Mas para isso precisas de saber de que horas a que horas vais estar em cada divisão…

1 Curtiu

A iluminação e os estores já estão todos inteligente só falta tratar das programações, e tou a ver que só mesmo com sensores mas vou correr um risco que vai ser quando for a uma divisão e já lá estiver uma pessoa eu saio mas essa pessoa mantém-se ou seja vai ativar a mesma e dps é como se lá não estivesse ninguém, a menos que use um counter (já me estás a dar ideias :grin:)

Quando estás numa determinada divisão e o sensor detectar movimentos as luzes vão estar sempre acessas. Se essa divisão ficar vazia as luzes vão se apagar ao fim do tempo definido por ti. Simples.

1 Curtiu

O que queres é uma forma de micro-localização. Existem várias formas de o fazer, nenhuma delas fácil.

No fórum inglês do HA existem bastantes ideias e projectos sobre o assunto mas a que se destaca é a seguinte:

Existe também um sensor incorporado no HA chamado MQTT Room Presence:

2 Curtiram

Não conheço os sensores disponíveis para utilizar no homeassistant, mas outra sempre por detetor de presença e nuca pelo detetor de movimento.

Com o detetor de movimento caso estejas sentado no sofá, caso não te mechas ele vai deixar de detetar movimento. O típico estar numa casa de banho pública e ter de andar sempre com os braços no ar para voltar a acender as luzes.

O sensor de presença detecta o calor do nosso corpo e mesmo parado, sentado no sofá vai detetar presença, que é o que pretendes.

Os sensores de presença do mais caros…

Não sei se há algum projecto para isso, mas deve ser relativamente simples colocar um sonoff ou um nodemcu com um sensor de presença que quando fecha o contacto da ordem só sonoff para enviar um comando mqtt para o homeassistant.

1 Curtiu

Sim de facto é isso que estou a pensar, vou testar com os sensores do gateway da Xiaomi, já que tenho o gateway e estou a usar com os sensores da porta, temperatura/humidade, testo tb os sensores de presença.

Mas faz sentido fazer um counter, ex: conta o numero de “ativações” e subtrai ate ser 0 = ninguem no local, enquanto o valor for superior a 0 significa que lá está alguem.

Posso desde já dizer para esqueceres essa ideia por vários motivos.

  • Se tu entrares e durante o tempo de activação do sensor (normalmente 30 segundos na GW da Xiaomi) alguém sair não consegues contar nada porque o sensor já estava activado

  • Como é que o sensor sabe se alguém está a entrar ou a sair? A detecção de sentido de movimento é normalmente feita com barreiras duplas de IR em que pela sequência de activação sabes se alguém está a entrar ou a sair.

Bem visto, não me lembrei desses 2 pontos. Tou tramado

Todos já passamos por isso, todos já desistimos disso :rofl:

Fiquei a aguardar notícias do sensor que o Rob e o drZzz viram na CES, mas até agora nada.

Até lá, nada de Jarvis :confused:

1 Curtiu

a ideia dos sensores de movimento da xiaomi não é má mas… tho que eventualmente fazer testes, porque o objectivo era a automação correr só na divisão onde existissem pessoas para que não acendesse as luzes da casa inteira, havendo só gente na sala por exemplo.

Isto é na génese um problema de português. O que tu queres é um sensor de presença. O que tens é um sensor de movimento.

Não é possível estabelecer uma relação entre os dois, porque a ausência de movimento não implica que não estejas presente, o exemplo clássico já te foi dado que é o problema sensor de movimento para luz do WC.

Para conseguires presença tens de ter algum equipamento tecnológico no corpo 100% do tempo, ou então usar câmaras térmicas.

Quando digo que não é possível deve-se a isso. Parece-me demasiada parafernália para o efeito.

1 Curtiu

E mesmo respondendo ao que já fui dito…caso uses uma pulseira bluetooth…com vários dispositivos Bluetooth nas diversas divisões…se a tua casa for pequena…tás por exemplo a passar no hall de entrada e está a luz dos quartos a ligar, porque apanhou o sinal da pulseira. É giro …mas não de fácil adaptação.

1 Curtiu

Não é muito difícil no entanto não se torna pratico, de qualquer forma como é um projeto a longo prazo a ideia não vai morrer já :grinning:.

Obrigado pela colaboração

@RodolfoVieira lá está a ‘demasiada parafernália’ a que me referia. Para falhar tudo quando a miband estiver a carregar.

Mas não me entendam mal. Eu também quero isso! Só que por enquanto acho que a relação custo benefício não compensa.

2 Curtiram

Boas, acrescentando um pouco mais às ideias que já deram, com sensores de presença fazes o que pretendes sem a necessidade de ter sempre presente uma “pulseira” ou algo BT… por outro lado com esta analogia do BT ou BLE consegues definir qual a posição que estás com bastante precisão evitando as más leituras que estas na divisão vizinha â luz que acende no entanto requer algum trabalho… dois “servers” BLE (p.e. ESP32) por cada divisão e depois é software para fazer analise desses valores… que não será facil, mas exequievel…

Boas automações.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade