Erro automação ligar alarme depois de todos os devices sairem de casa

Alguém me consegue ajudar a perceber o que está mal… Obrigado desde já

“alarme” é o id de uma outra automação que basicamente arma o alarme.

- id: '1563487277984'
  alias: Ligar alarme sair de casa
  trigger:
  - entity_id: group.all_devices
    from: 'home'
    platform: state
    to: 'not home'
  condition: []
  action:
  - data:
    message: ALARME LIGADO
    service: notify.ios_mirodrigues
  - data:
    entity_id: automation.alarme
    service: automation.turn_on

se puseres automation.turn_on so vai tar a habilitar ou desabilitar a automaçao…
e no trigger tens not home com espaço no meio, boa pratica é ir ver no dev states o que reporta lá que neste caso deve not_home ser ou away

  - alias: Ligar alarme sair de casa
    trigger:
      -platform: state
        entity_id: group.all_devices
        to: 'not_home'
    action:
      - service: notify.ios_mirodrigues
        data:
          message: 'ALARME LIGADO'
      - service: automation.trigger
        entity_id: automation.alarme

Obrigado hugo. Perfeito

Já agora Hugo, se não for pedir muito qual a condição para se pelo menos um dispositivo estiver na zona ele desarmar um alarme que esteja ativo? Tenho de fazer várias condições?
Obrigado e abraço

Tens de criar outra automação separada

Obrigado pela resposta. O meu tema é se posso usar um group.all_devices ou tenho de fazer device a device visto que basta um deles chegar pra fazer trigger e consequentemente desligar.
Obrg

Se estás a usar para seguir pessoas podes fazer o seguinte:

#### FAMILIA
familia:
  name: Familia
  icon: mdi:account-multiple
  control: hidden
  entities:
    - device_tracker.pessoa1
    - device_tracker.pessoa2
    - device_tracker.pessoa3

Depois nas automações em vez de usares cada device tracker individualmente basta usares o group.familia.

Obrigado essa sugestão vai dar jeito. No entanto pergunto. Se um dos devices chegar à zona ele assume como grupo mudando de estado. A minha questão prende-se em:
-No caso de dois devices… ambos tem de sair da zona de casa para ‘ligar’ ou seja ambos saiem o estado muda e ele aciona a ação.
-no caso dos mesmos dois devices… basta um entrar na zona pra ele acionar a ação contrária à anterior. Creio que todos no mesmo grupo não da, ou estou enganado?

Obrigado

Num grupo funciona da seguinte maneira se tiveres dois utilizadores (é igual para dois ou mais):

todos em casa
2 home >> grupo = home

sai um utilizador
1 not_home + 1 home >> grupo = home

todos fora
2 not_home >> grupo = not_home

regressa 1 utilizador
1 not_home + 1 home >> grupo = home

Ou seja, basta haver um em casa para estar home.

NOTA: Este método não funciona se tiveres um utilizador sempre em casa e o outro saia e volte a entrar (para o caso de quereres, por exemplo, saudar quem entre com um “bem vindo”). Nesses casos terás de criar automações individuais para cada utilizador.

1 Curtiu

Atenção que quando usarem PIN para armar/desarmar é necessário usar data ao invés da entity apenas.

Para terem noçaõ de quem chega a casa e activar funcionalidade em função não só de estarem ou não em casa, mas de quem está em casa sugiro lerem a sugestão do @j_assuncao neste post:

Eu uso pois tenho ações diferenciadas em função de quem chega ou sai de casa.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade