Ligar/desligar equipamentos por wifi e medir consumos

Bom dia,
Tenho alguns equipamentos que queria integrar no HA, como por exemplo um aquecedor e a máquina de lavar.
Estou a pensar na tomada da Xiaomi que faz tb medição de consumos.
Ainda assim, sugerem algum outro dispositivo que funcione bem com o HA e que tenha as mesmas funções?
Obrigado.

Ola @Sergio_Lopes,

Tens que conferir a potencia dos electrodomesticos para ver se o Xiaomi ou Sonoff (por exemplo) aguentam a carga.

Na maquina de lavar eu ja experimentei ter o Xiaomi (versao zigbee) mas volta na volta a maquina fazia o disparar e desligava-se (lol sorte minha :smiley:) e Sonoff’s ja tive 2 ou 3 Sonoff Pow ligados que eventualmente pararam de funcionar (devem ter queimado o piston…).

Por isso desisti de ter algum switch ligado a maquina de lavar e tenho um esp8266 com um reed na porta da maquina e um sensor de vibracoes ligado debaixo da maquina.

1 Curtiu

Obrigado pela ajuda.
A questão é que eu vivo em apartamento arrendado e queria investir o menos possível em equipamentos fixos. Por isso ando à procura de soluções que permitam que mais tarde as mude para outro lugar, por isso pensei nas tomadas da Xiaomi. Tenho de ver se aguenta um aquecedor, mas tenho dúvidas.
Isso de sensores e esp8266 ainda é areia a mais para a minha camioneta :slight_smile:Tenho de ir aos poucos.
Tenho de pensar nos Sonoff Pow …
Obrigado

Podes usar um ESP8266 + pzem

1 Curtiu

@j_assuncao Obrigado pelas dicas.
Como me estou a iniciar ainda tenho algum receio de me meter em esp8266 e por aí fora :slight_smile: Tem de ser aos poucos.
Já agora, o que é que sugeres para controlar as luzes? Como referi acima, moro em apartamento arrendado por isso queria uma solução económica e que pudesse ser removida facilmente. Se calhar o ideal são lâmpadas (tipo as Yeelight), não?
Abraço

Yep, nessa perspectiva (casa arrendada) o melhor são as lampadas wifi, zigbee ou zwave mas…

Mas tens outras questões:

  • Para utilizares zigbee ou zwave precisas de um gateway e são relativamente caros. Para zigbee tens a solução CC2531 - Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531 (menos de 6 euros)
  • Independentemente do protocolo de comunicação das lampadas tens um possível problema, continuas a ter um interruptor na parede. Para as lampadas funcionarem tens de ter o interruptor sempre ligado. Se desligares a lampada pelo HA e depois alguém mexer no interruptor e o desligar não consegues ligar de novo a lampada… Solução à McGuiver: tiras o interruptor, ligas os fios um ao outro para ficar sempre ligado e tornas a por o interruptor.

Podes também substituir o interruptor e manter as lampadas actuais utilizando por exemplo o Sonoff Touch (wifi) mas precisas de passar mais um fio para a caixa do interruptor (precisa de fase e neutro) e de flashar o equipamento com outro firmware
https://pt.gearbest.com/access-control/pp_1588267.html

Basicamente não há nenhuma resposta definitiva para o teu caso, depende mesmo do que precisas e deixar a questão de a casa ser alugada de lado. Eu moro numa casa alugada e tenho interruptores Sonoff Touch, guardei os originais numa caixa e um dia que tenha de sair desta casa torno a pôr os interruptores de origem. Além disso não ha nenhuma solução que implique fazer obras por isso não tenhas problemas em escolher uma solução!

A post was merged into an existing topic: Maquina para HA


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade