@codedmind tenho a mesma informaçao
Integrado em Rede Inteligente = Não
@MiguelRenato
tentei fazer a troca do contador com a EDP, a resposta que me deram é que está tudo bem com os contadores ZIV
@codedmind tenho a mesma informaçao
Integrado em Rede Inteligente = Não
@MiguelRenato
tentei fazer a troca do contador com a EDP, a resposta que me deram é que está tudo bem com os contadores ZIV
Boas @Encarnacao, parece que não está a correr bem deram-te uma resposta pró-forma.
Espero ter melhor sorte
Uma das soluções para quem não se importar de gastar mais dinheiro era esta
Ai eles teriam de troca-lo nem que não quisessem.
O melhor é aguardar a ver se alguém consegue dar a volta a coisa.
Boas @nikito7 tentei fazer o registo na EDP Distribuição mas o putos não respondem ao meu registo.
É normal, costuma demorar?
Talvez no
…
@MiguelRenato alias ele nao so disseram que nao havia nada de errado com contadores ZIV como disseram que nao trocariam o contador, que no máximo o que podiam fazer era vir ao local ver se esta tudo bem a porta HAN, agora o problema é que nao tenho equipamentos suportados como EDP re:dy
para depois poder confirmar com eles o problema, entretanto fico á espera que alguém encontre uma solução para por o ZIV a bombar, a ver vamos
Boa sorte em integrares essa solução em Home Assistant.
Malta, poderia ajudar mais se tivesse acesso permanente a um contador desses. Infelizmente, não tenho.
Um passo em frente seria analisarmos a comunicação, com recurso a um osciloscópio digital. Há-os baratos no aliexpress, com ligação USB ao computador, para se gravar o sinal e analisar a posteriori.
Acredito que o problema possa não estar apenas nos contadores ZIV. Mas sem uma análise de baixo-nível (sinal), fica difícil encontrar uma solução.
Embora, uma coisa é certa: quando me instalaram o re:dy, o meu ZIV não funcionou de maneira nenhuma. À 3ª tentativa tiveram que acabar por trocar o contador por um JANZ…
Boas @ReDaLeRt podes contar comigo assim que instalarem o cabo é só me dares os passos que eu testo.
Tenho um osciloscópio dso150 deve servir.
Boas @nikito7 boa sugestão.
É pena mas ainda não obtive resposta, nem instalaram o chicote no contador vou aguardar mais um pouco e de pois vou a carga novamente.
O contador Tem duas tomadas RJ12, qualquer uma delas dá para ligar a ficha?
Nestes Ladis+Gyr modelo ZCXe110CRU0L3D2.03 S3 (plc) as portas HAN funcionam bem , não é como nos ZIV?
Em conversa com o colaborador diz que estão a mudar os ZIV, pk tem dado problemas , não soube dizer que problemas.
.
Estando o contador no exterior sujeito a forte humidade, as fichas estão sujeitas a oxidar, sei que há uma especie de massa “azul” que era usada pelos antigos TLP em tomadas problematicas, alguem sabe exactamente o que é e onde se compra?
P.e.f., podes colocar o hardware que utilizaste e algumas fotos.
Ainda não tenho a porta disponivel para testar , mas tenho feito testes em “bancada”
wemos <-> [TTL/RS485 (modulo do tutorial)] <-> RS485/USB <-> PC
e as strings dos pedidos modbus que obtenho no PC são algo estranhas para modbus , está a passar pela ideia que a origem pode estar algures no hardware utilizado , especialmente o wemos.
Pk substituindo o wemos por conversor USB/TTL (fica assim o esquema)
PC <> USB/TTL <-> [TTL/RS485 (modulo do tutorial)] <-> RS485/USB <-> PC
as strings que envio de um lado chegam exactamente iguais ao outro e vice versa.
Coloca os equipamentos e ligações dentro de uma caixa de exteriores e estanque. Há à venda nos locais habituais, por exemplo, AKI e Leroy.
eu já tentei as varias combinações A/B
e nao tive resultados nenhuns por aqui
pode ser que mais alguém teste e que possa também confirmar o mesmo para ter certezas que nao é por ai o problema…
Com os testes que fiz, acho que o problema não vai ser do cabo, por isso em principio vai ficar tudo dentro de casa.
Como não consegui passar cabo PIMF 2x2x1 (encravava a meio) acabei por passar os 30m UTP CAT. Para testar comunicação, criei cenario de comunicação semelhante ao que se irá verificar qd tiver a porta do contador disponivel , PC <> USB/485 <> 485/TTL <> TTL/USB <> PC , um hiper terminal (termite) em cada PC , e comunicão perfeita até 115200, aos 230k, num dos lados apareciam caracteres adicionais no fim de cada texto que escrevia.
Teste feito (Ladis+Gyr modelo ZCXe110CR…) e a funcionar + ou- , pk + ou - , acontece algo estranho, se tiver wemos alimentado por fonte alimentação telemovel , só actualiza um ou outro valor e leva muitooo tempo a aparecer o 1º valor , se ligar a power bank actualiza mais valores, mas com frequencia muito baixa , mais de 30/40seg, mudei o cabo de alimentção ao wemos , melhorou um pouco a frequencia de actualização , ligado ao USB do PC dá ideia que trabalha ainda melhor , a actualização (por ex. dos Amperes) nunca foi menor de 20~25 seg.
OPTIMIZAÇÃO SCRIPT
Para actualizar todos os dados constantes no script original do tutorial do Redalert, o script de 5 em 5 segundos faz pedidos de leitura de registos, como são 9 pedidos o “pool” leva cerca de 45 seg, o quer dizer que cada valor é actualizado a cada 45seg.
No sentido de encurtar esse tempo, deixo um script adaptado, que para obter as mesmas grandezas se propoe fazer o pool em 5 pedidos, ou seja uma actualização de 25 segundos.
Pode-se ainda reduzir o tempo em que são feitos os pedidos, como não testei, não tenho a certeza se não vamos criar “dump” no Equipamento Medição Inteligente (EMI) e este deixar de responder aos pedidos.
O valor é o “50” que está na string de pedido modbus, se por exemplo colocarmos “20” os pedidos vão sair de 2 em 2 seg , passando o pool de actualização dos valores para 10seg.
>D
>B
=>sensor53 r
>M 1
; ########## pedido modbus ###########
+1,14,m,1,9600,EB,5,50,r010400260003,r010400790007,0104006C,0104000B,01040084
; ########## descodificações tramas modbus ###########
1,=hGRANDEZAS INSTANTÂNEAS
1,010404UUuuxxxx@i2:10,Tensão,V,Voltage_P1,17
1,010404xxxxUUuu@i2:10,Corrente,A,Current_P1,17
1,010412UUuuUUuuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx@i1:1,Potênciaativa,W,Power_P1,17
1,010412xxxxxxxxxxxxxxxxUUuuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx@i1:1000,Fator de potência,pu,PFactor_P1,19
1,010412xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuxxxx@i1:10,Frequência,Hz,Frequency_P1,17
1,=h
1,=hTOTALIZADORES DE ENERGIA
1,01040cUUuuUUuuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx@i0:1000,Vazio (1),kWh,Energy_P1_R1,17
1,01040cxxxxxxxxUUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i0:1000,Ponta (2),kWh,Energy_P1_R2,17
1,01040cxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuuxxxx@i0:1000,Cheia (3),kWh,Energy_P1_R3,17
1,=h
1,=hESTADOS
1,010406uuxxxxxxxx@i3:1,Tarifa,,Tariff_P1,16
1,010406uuxxxxxxxx@i4:1,DCP,,DCP_P1,16
#
Quanto aos ZIV, algumas ideias para brain storm:
Ainda estás na fase de descoberta (e divertida) xD
Já só uso raw. Mas ficas com uns comboios no decoding.
Sem raw pede sempre dois registers.
7 tramas…
O minimo recomendado pela EDP (pdfs) é 1s (10)
b)
c)
d)
Existe o “metodo direto”.
Deverá haver algum programa para windows para enviar os tramas
PC - usb ttl rs485 - HAN
@nikito7 De facto com o raw é util pode-se pedir ‘montes’ de registos (teoricamente acho que 256 registos) .
Consegues ajudar em algumas duvidas:
A) - só consigo fazer decoding com pedidos maximos de 10 registos, isto é uma limitação absoluta ou dá para aumentar o nº de decodings?
B) - há hipotese de criar duas ou mais frequencias de actualização , e.g.: grandezas instantaneas como Volts, Amperes, potencia de 3 seg , totalizadores de 30 seg , outras medidas 60seg.
C) - A limitação do decoding tem a haver com numero de variaveis do firmware compilado ?
D) - Sabes se o firmware complilado do tutorial permite uso de subrotinas?
ZIV´s - não há novidades? porque será que a malta que os tem não consegue comunicar com eles, portas avariadas ?
Há malta que vai receber visita de tecnicos EDP para validar funcionamento da porta, sabes como fazem isso ? Caso a porta esteja operacional tem que conseguir comunicar certo?
Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt