Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

:warning:

Usar este tutorial. Obrigado.

:warning:

Bom dia. Como resolveu o problema de alimentação de modem na porta HAN com este contador elétrico, penso estar com o mermo problema de alimentação ao instalar um modem Elfin-EW11A no meu Kaifa MA109P com modem GPRS instalado.

Pedir alimentação externa.

Tens de ter um par de fios e tomada/ficha.

Este tipo de pedido é altamente experimental.

Mas costuma resultar.

Como já tens o chicote HAN pode ser mais complexo

Obrigado pela resposta.
O curioso é que o modem apresenta a luz verde, mas fixa, isto não quer dizer que tem alimentação ?

Depende se o hotspot aparece.

Pode bloquear simplesmente.

Tem corrente mas pode não ser suficiente.

Mais uma vez obrigado pela sua resposta.
Efectivamente há um problema de alimentação do modem Elfin nesta situação, como o constructor deixou uma tomada junto aos quadros eléctricos, separei a alimentação e dados e já funciona e com integração no Home Assistant.

Boas.

Sei que já foi falado acima sobre a utilização do esphome no easyHAN, mas tendo em conta a evolução que ambos tiveram desde então, gostava de saber se há feedback (positivo/negativo).

Neste momento tenho o easyHAN com Tasmota e funciona bem, mas é o único ESP com Tasmota lá em casa, de resto tem tudo esphome., daí a questão.

Obrigado desde já.

Os 32bits da edpbox são non-standard.

Pode alguem lembrar-se e remover o suporte.

Como aconteceu uma vez…

É preciso alguém andar sempre a par da alterações e testar as devs.

Mas o esphome é funcional.

Devido aos possíveis problemas da HAN, prefiro tasmota.

1 Curtiu

Boa tarde comunidade,

Recebi da e redes comunicação para substituir o meu contador (o meu já é antigo), alguém que tenha passado por esta situação e tenha aproveitado para solicitar a instalação do cabo para acesso à porta han?

Obrigado

Boas.

Eu tentei na altura e não consegui, dado que para instalar o chicote com a porta HAN, o contador já tem de estar ligado à rede inteligente, o que não acontece de imediato (foi o que o técnico me explicou).

Tive de esperar por essa confirmação da e-redes e só depois fazer o pedido (e pagar).

Tentar não custa, o não é garantido!

Não é preciso estar na rede inteligente.

Mas o pedido é feito via e-redes.pt.

Além que tem ter a ordem de activar a porta HAN.

Os “técnicos” só cumprem ordens.

Olá a todos.
Ontem actualizei o HA para a versão 2023.10 e apareceram problemas na leitura dos dados do contador E-REDES. Fizeram altercações no modbus, depois de remover da configuração as linhas “count:1” agora alguns valores não são lidos correctamente. Já alguém conseguiu resolver o problema? Encontrei várias pessoas com a mesma queixa (https://github.com/home-assistant/core/issues/101421). Alguma dica? Ou será melhor reverter para a versão 2023.9.2.

Que device RS485 estas a usar para ler o contador ?

Com a ajuda do @nikito7 que desenvolveu um custom_components modbus que faz Bypass_Size_Check , parece que está a funcionar…ainda em teste, até agora parece que está ok.

3 Curtiram

Bruno, estou com o mesmo problema :

Invalid config
The following integrations and platforms could not be set up:
** modbus*
Please check your config and [logs].

Alguém com dica para resolver ?

EDIT : confirmo que depois de retirar count=1 continua a nao funcionar para mim…

[https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/bridge/custom-ha/Bypass_Size_Check.md]

Sensors uint32

      - name: "EB2 38 uint32 c1"
        unique_id: eb2_demo38_c1
        slave: 1
        address: 38
        input_type: input
        ##
        data_type: custom
        count: 1
        structure: ">L"
        ##
        precision: 2
        scale: 0.001
        unit_of_measurement: kWh
        device_class: energy
        state_class: total_increasing
1 Curtiu

Eu tenho um elfin EE11A.
Obrigado… com a solução do @nikito7 ([https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/bridge/custom-ha/Bypass_Size_Check.md]) esta a ler valores :slight_smile:

1 Curtiu

@amadeumagalhaes.
Eu estou a usar HA no docker. Entrei no docker (docker exec -it hass bash) e executei os comandos no ficheiro partilhado pelo nikito7 (https://github.com/nikito7/easyhan/blob/dev/bridge/custom-ha/Bypass_Size_Check.md). Depois modifiquei no yaml a entrada ‘data_type: custom’ e adicionei o
structure: “>L”

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade