Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Vejo no log do tasmota

parece que esta dificil convencer o janiversen a fazer alguma mudanças na integração no entanto ele disse
The bigger solution is to add a keyword that defines a register as being 2words, this would not violate the standard or open up for runtime errors. That could be implemented.

e no final voltou a referir

You have already got a suggestion how the issue could be solved, which do not mean it will be implemented anytime soon

pelo menos pareceu haver uma solução no entanto nao estou a ver ele querer fazer isso grrrr

split_register: true

ele tambem referio antes que podemos agarrar no code
you can always grap the code, make a custom_component (just add version to manifest.json and it is done) and make whatever changes you want.

e se criar mos um componente EDPModbus?
agarrávamos no code e lentamente ia se adicionando o que quer?
ja deu para ver que um dos problemas esta no sanity check e que sem ele funciona, podiamos começar por ai?

parece que so poderíamos ter 2 opções ou ter uma PR que adiciona se a tal keyword e eles aceitarem ou criar um custom

quando poderes dá um salto no nosso discord ?

:bomb::boom:

ESPHome

4 Curtiram

“404 not found” ?

Procurar em:

Boa tarde

Tendo conseguido recentemente obter as leituras do meu contador inteligente que muito estava a custar quero partilhar a minha experiência e como o consegui contornar com a ajuda da comunidade em particular o @Encarnacao, um abraço para ele.

Então o meu contador era um LANDIS+GYR ZCXe110CR, instalado em 2018.
Fiz o pedido para colocação porta HAN, via site e-redes, custo 14€ + iva.
Vieram ca fazer a colocação mas so ao fim da segunda deslocação ca a casa porque da primeira vez os chicotes estariam esgotados e na ordem de trabalho apenas vinha fazer uma leitura da contagem para “acertos” (enfim), passado quase 2 meses lá colocaram a porta HAN.
Ainda assim a comunicação não acontecia, God damn it.
Os sintomas eram:

  1. Luzes do Tx e Rx no conversor TTL a piscar ao mesmo tempo.
  2. E na consola do tasmota ao colocar Sensor53 D1 aparecia este género de respostas
    : 01 84 81 83 60
    : 01 84 02 c2 c1

Para debugg fiz:

  1. Testes com o conversor ttl e o D1 wemos de acordo com orientações do @PDM.
  2. Testes com 4 conversores TTL diferentes e 3 esp8266, D1 Wemos e Nodemcu. Material adquirido na Mauser.
  3. Varias fichas cravadas rj45 adaptadas para rj12, etc etc

1a6af3b907f14d91512cc2251094c5875013dad9_2_640x331

c2b8b83c284db9ce852e21a808555e847fa4f308_2_640x266

Finalmente fui chamado à atenção para a resposta que estava a ser dada pelo próprio contador, pois tratava de erro de comunicação, ou de porta de comunicação inibida.
: 01 84 81 83 60
Solução:

Liguei para a E-redes onde expliquei o seguinte.

Que tinha requerido colocação da porta HAN e a mesma não estaria ativa, inibida de comunicar.

Que a mesma respondia com o erro “81”.

E que pretendia 1 de duas soluções, ou que eles acedessem remotamente afim de alterarem as configurações de origem do contador, solução alias preferencial, afim de que não perdesse o histórico desde a sua instalação em 2018;

Ou então que trocassem o mesmo por outro.

Ao fim de uns dias fui contatado telefonicamente para ser informado que teriam tentado o acesso remoto mas sem sucesso e que por isso me iriam trocar o contador por outro.

Este novo contador um ZIV assim que o liguei ao ESP8266 começou logo a dar resultados (esses já têm uns dias).


Quero só terminar com a curiosidade de que juntamente com este novo contador, foi-lhe também colocada aquela antena no topo direito e a caixinha branca em baixo será um modem onde tem 1 cartão SIM retirado precisamente daquele cartão que lá está.

O anterior contador não tinha nada disto.

Espero eventualmente poder ajudar alguém.

Um obrigado à comunidade.

4 Curtiram

Beta tester forçado?

Isso é o módulo gsm.

Supostamente nunca vai haver via PLC aí.

No geral “esse módulo” fica no PT e depois é via PLC até ao contador

Ainda na sua infância:

https://www.e-redes.pt/pt-pt/noticias/2021/05/25/redes-inteligentes-programa-pirri

Video:

Pelo que me disseram estes são contadores novos que têm estado a montar muito recentemente e todos dessa forma com o modulo gsm junto do contador.

1 Curtiu

Segui o tutorial e parece-me que vou conseguir ligar-me ao meu contador Kaifa MA109 (monofásico) sem problemas. Entretanto, eu gostava de saber se posso também recolher os dados de quanto o meu sistema de painel solar fornece ou seja, o quanto eu “importo” e o quanto eu “exporto”.

Como devo alterar o script para pegar estes dados?

Moacir

Eu instalei um sistema de produção solar (UPAC). Para vender o excedente eu tinha de ter um contador bidirecional, contador este que tive de pagar por ele. A E-redes quando instala o novo contador põe um modem GSM para colheita remota das leituras. Entretanto, embora eu tenha o número do cartão GSM para onde devo ligar para colher os dados, não consigo. Acho que seria interessante abrir um tópico no forum para vermos como podemos colher a informação.

Moacir

É igual… pede acesso à porta HAN

Eu já tenho acesso a porta HAN. O modem GSM da E-redes disponibiliza uma saída HAN. O problema é que não faço ideia do código para solicitar os contadores de exportação. Neste tutorial, o comando que solicita todos os contadores mostrados é:

+1,14,m,1,9600,EB,5,50,0104006C,01040079,0104007A,0104007F,01040026,01040027,01040028,0104000B,01040084

Agora, qual seria o comando para colher, para além destes, os valores dos contadores de energia exportada nos períodos de ponta, cheio e vazio?

Import/Export é simples

O resto só vendo

1 Curtiu

Duplicar o código referente ao 26.
E trocar por 2D.

Diff: https://github.com/nikito7/edpbox/commit/57b4b85d02ff637647eb83179b250f8e53a965a3#diff-25d3070f79bbc74bc921fedc8cd3508acf011e28c2c293204575b717c9e4f1e5

Não testado.

Devo conseguir, finalmente, ligar hoje o Tasmota no contador. Farei alguns testes e ponho aqui o resultado.

Obrigado! Incluí o 2D, 2E e o 2F e já tenho as leituras. A utilizar o “utility_meter” eu criei também um card de valores diários e outro de valores mensais.

Entretanto, qual seria a tua dica para ter um card, com barras, que me mostrasse o valor total mensal ao longo do ano? Ou seja, um card com 12 barras que mostrassem os valores mensais.

Desculpe o volume de perguntas… Só tenho uma semana a utilizar o HA e esta foi a primeira vez que também utilizei o Tasmota. Não tem sido nada fácil!

Já agora, o meu painel do HA ficou assim:

Podes por exemplo utilizar este tutorial:

Fui a procura do que “dizem por aí” e resolvi instalar InfluxDB com Grafana. Vou agora fazer o meu “trabalho de casa”, ler e estudar ambos para ver como resolver este meu problema.

Eu compro e vendo energia para Luzboa. O preço da energia comprada/vendida é indexada pelo OMIE ou seja, ao preço do mercado Ibérico do dia/hora. Entretanto, a regulamentação do setor determina que a informação de consumo/fornecimento (importação/exportação) seja o resultado da diferença entre consumo/fornecimento à cada 15 minutos.

Para garantir que o meu Trasmota tenha sempre a hora correta eu configurei 3 servidores NTP nele.

Pergunto: Como posso alterar no Trasmota o comando que busca os dados por forma a que, a partir de 0:00 horas, ele faça uma leitura dos contadores à cada 15 minutos?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade