Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Hardware fail

Flasha com usb e faz ERASE

foi o que fiz com o tasmotizer , se no mesmo sito tiver o mesmo wemos com firm tasmota “normal” e outra aplicação , não acontece isso.
Terá de ser por outra razão qualquer, ora que tenho que penso ser mais fora do vulgar e possa influenciar :

• 35 m de cabo UTP
  • o Wemos está literalmente por cima do conversor 485

Tenho o meu rs485 ligado ao 3V3

Edit:
na consola:

WifiPower 15

O meu RS485 tb está nos 3,3V , tal como no esquema do tutorial e com essa teu ultimo firm compilado.

A questão dos reboot tb me acontecia com ESP32 com ESPhome, andei a mexer e alterar “n” coisas uma delas foi baixar a potencia do wifi, neste wemos já me tinha lembrado de ir procurar o comando tasmota para isso, por preguiça ainda não tinha ido procurar, como o colocaste aqui foi mais facil, já estou a testar com (15) , por defeito estava com (17) que segundo a documentação seria o maximo , vamos lá ver.

Mete um condensador de 5.5v

O power do wifi não resultou, cheguei a meter 10, continua os reboot ´s.
Já fiz de tudo que tenho visto, em tempos tb já coloquei dois condensadores nos 5V um electrolitico 200microF + um 150nF por causa da HF.
Vai fazendo leituras , só que me chateia ver aquilo e não saber do que poderá ser.
Só me falta afastar o wemos do conversor , não me parece que seja disso , mas… um dia destes tenho desmontar e testar separado.

Esse wemos nao tem shield/capa sobre o chip

O inicial era um wemos pro sem capa , o que lá coloquei agora tem shield.
O wemos que lá estava , meti firm “normal” e está ao lado a trbalhar sem problemas, não consigo encontar justificação. Falta ainda tirar o wemos de cima do RS485

Nunca tive problemas. Agora até uso uma fonte chinoca

Da fonte não deve ser, já esteve alimentado sozinho com fonte DC/DC dedicada a ele , agora alimento a partir dos 24VDC com step down DC/DC, que alimenta mais um ESP que nunca fez reboot .

9:55:16.444 MQT: tele/edpbox1/STATE = {"Time":"2021-03-15T19:55:16","Uptime":"0T19:06:13","UptimeSec":68773,"Vcc":2.960,"Heap":18,"SleepMode":"Dynamic","Sleep":50,"LoadAvg":21,"MqttCount":2,"Wifi":{"AP":1,"SSId":"","BSSId":"","Channel":1,"RSSI":56,"Signal":-72,"LinkCount":1,"Downtime":"0T00:00:03"}}

Só fazendo gráficos disto tudo, e mesmo assim seria uma questão de sorte

Edit:

Isso deve ser defeito. Ou apanhou calor a mais, com o ferro de soldar, por exemplo

Syslogd no pc

https://tasmota.github.io/docs/Troubleshooting/

19:11:22.535 MQT: tele/edp_box/STATE = {"Time":"2021-03-15T19:11:22","Uptime":"0T06:40:56","UptimeSec":24056,"Vcc":3.002,"Heap":24,"SleepMode":"Dynamic","Sleep":50,"LoadAvg":25,"MqttCount":1,"Wifi":{"AP":1,"SSId":"","BSSId":"","Channel":1,"RSSI":62,"Signal":-69,"LinkCount":1,"Downtime":"0T00:00:07"}}

Já testei dois wemos, nenhuma levou calor do ferro , pois uso headers para os montar, se fosse defeito era uma galo do caraças ter os dois defeituosos.
Qualquer um deles com firm “normal” , montado no mesmo sitio com a mesma fonte e com gpios “no ar” (sem nada ligado) não falha.

As unicas coisas comum que ainda não alterei são:

• o facto de estar montado mesmo por cima do rs485;
  • o proprio convesor 485 (que nunca testei mudar);
  • os 35 m de cabo (que não tenho como reduzir a distancia)
  • sera por usar decodes enormes que leve o CPU a falhar algumas vezes (e.g)
1,01041cUUuuUUuuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx@i2:1000,Vazio(1),kWh,Energy_T1,19
1,01041cxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i2:1000,TOTAL(1+2+3),kWh,Energy_TOT,19

Qt ao log , não sei bem qual a melhor forma de usar, tenhos estas duvidas:

• por ex. webLog 5 quer dizer que o log nivel 5 vai para interface web
  • para apanhar o log teria de deixar PC sempre ON com UI aberta certo
  • na doc. diz que ao fim de 10min o log parece que desliga , como se contorna isso.
  • tenho pool de 50 logo na consola ao fim de 24h vou ter montes de linhas, para cima de 17.000 , ia ser encontrar agulha no palheiro
19:25:55.912 MQT: tele/edp_box/SENSOR = {"Time":"2021-03-15T19:25:55","EB":{"Energy_T3":352.820}}
19:25:55.919 MQT: tele/edp_box/SENSOR = {"Time":"2021-03-15T19:25:55","EB":{"Energy_TOT":1622.021}}

Tenho de compilar um com max_meters=1

Podes ter algum overflow

Aquele limite dos 9 registers, nao é dos 9 registers.
Mas sim o tamanho do decoder

Eventualmente tenho de testar um ESP32…

max_meters=1 , limita a nº de contadores no bus é isso ? Como só usamos um … faz sentido.
Quanto ao over flow a ser isso não acontece com ciclo exacto, uma coisa que parece que me reduz o nº e freqeuncia dos rebbot´s é aumertar o pool par por ex. 70 ou mais., o que me leva a crer que poderá ser trabalho a mais e consequente “aquecimento” .

Quantos aos registers acho que tabem não dá para mais de 10 no mesmo pedido, na altura no firm anterior fiz testes com pedidos até 10 e funcionava , já com 11 falhava

+1,14,m,1,9600,EB,5,70,r0104006C000B  (11)

No 0073 nao passo dos 7

A ideia era só apanhar o maior nº possivel de registos de uma só vez :slight_smile:

Era porreiro se no proprio contador pudessemos ter uma area para grupar os registos mais significativos para cada gosto. Ainda pensei que profile ou algo parecido desse para isso

É. Hoje tive duas “ativações de porta HAN” e colocação de chicote. Um dos clientes ligou um EOT…

1 Curtiu

Infelizmente com o novo sistema no terreno as ordens de serviço vêm com designações estranhas de facto. Não são completamente explícito. Hoje apanhei duas ordens de serviço em que dizia “Ativação da porta HAN”, vinha o preço, etc…

1 Curtiu
// 

#define USE_MQTT_TLS
#define USE_WEBSERVER
#define USE_CUSTOM
#define USE_ADC_VCC

// sml configs

#undef USE_RULES
#define USE_SCRIPT
#define USE_SML_M
#define SML_MAX_VARS 50
#define SML_REPLACE_VARS