Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

O problema do esphome. É que basta um dev tirar umas linhas a mais.

E os totalizadores da edpbox deixa de funcionar.

Quando migraram para oficial inicialmente removeram muita coisa, porque acharam inútil.

Que depois tiveram de voltar a adicionar.

Há 1 mes aconteceu algo do genero outra vez. Voltei para tasmota nessa altura…

Suponho que esteja resolvido

Como estou a usar uma firmware para os 4MB tasmota. Já não faço a troca esphome<->tasmota com facilidade .

1 Curtiu

:joy: Para mim era muito importante ler o contador da E-redes e guardar os dados, pois eu compro e vendo energia. Optei por colocar um raspberry. Até hoje roda e não para… Grava os dados localmente; grava os mesmos dados num servidor Samba. O que eu não faço é pedir os contadores à cada segundo porque, de certo, vai falhar. O modem colocado no meu contador é o “master” do barramento RS485. Só deixa os meus pedidos chegarem ao contador quando a E-redes não está, ela mesmo, a colher os meus dados.

Bem, já instalei num D1 mini e parece estar pronto para receber o conversor TTL e trabalhar; será melhor um ESP32 ou o D1 mini fará o serviço?

Para monofasico chega.

Tens um Ziv… pin 1 e 3. Stopbits 2…

Perdi-me… Estás a falar dos pins da porta HAN? Stop bits? :sweat_smile:

Começa com tasmota, depois se tudo funcionar mudas para esphome…

1 Curtiu

Ok, também já pensei nisso… Mas esses pin 1 e 3 era da han?

Gpio ou pins da board. No caso do wemos mini é o rx/tx

Esphome é mais difícil fazer debug

Ah por acaso pensei que fosse possivel nos D1 (GPIO5) e D5 (GPIO14) como tinha visto num esquema; nesse caso vou alterar…

Fica então
TTL–> Wemos mini
TX → GPIO1 (TX)
RX → GPIO3 (RX)
GND → GND
3.3v → 3.3v

EDITADO

É isto?

Obrigado

É isto?

Obrigado

Sim

1 Curtiu

@nikito7, este script funciona com esp8266 ?

este script funciona com esp8266 ?

Sim

1 Curtiu

Obrigado Malta, pela partilha de toda esta informação, sem o vosso apoio não tinha conseguido integrar o contador.
Tenho um Sagemcom, moro num 3º Andar de um prédio, pedi o acesso à porta HAN e com a ajuda do técnico, consegui passar um cabo de rede (±25 metros) para poder conectar via RJ12 ao Wemos que tenho no quadro elétrico, alimentado por USB.
Estava com algum receio, mas na primeira tentativa, já estava a receber os valores reais.
Obrigado Malta! Bem Hajam a toda esta grande comunidade!
Deixo o comparativo do BHpzem e do novo EDP Box:

2 Curtiram

@Peter O cabo de rede que passaste era blindado ?
Passavam cabos eléctricos junto ? Certo ? Flashas-te o WeMos é um D1 mini ? com o tasmota do site do tutorial ? Qual a versão? Qual o ttl que utilizas-te ? Obrigado

Viva @Skysurf ,
O cabo não é blindado, usei um cabo de rede cat5e de 30m que tinha aqui (usado) e passou junto aos cabos eletricos (até ao momento não observei qualquer interferência), inutilizei um dos pares e cravei uma ficha macho RJ12 de cada lado, ficando no interior da caixa de proteção do prórpio contador.

Flashei o WeMos D1 mini com o conversor TTL vs RS-485, tal como descrito no excelente tutorial do @ReDaLeRt :
Home_Assistant_EDP_Box/Tasmota/LIGACOES_INDIRETO.md

Flashei com o tasmota que se encontra no github e depois mais tarde com o do @nikito7, já com a versão 10.
Qualquer duvida, dispõe.

1 Curtiu

Viva,

Instalei um Elfin no meu contador de energia.

Tenho os erros no log do HA.

Alguma de como resolver?

Obrigado

O elfin alguma vez funcionou?

Sim, ele funciona e reporta dados.

Mas mts vezes as entidades ficam indisponveis.

Problemas de wifi talvez

    delay: 1
    timeout: 5
    retries: 5
    retry_on_empty: true
    message_wait_milliseconds: 200

tenho essa configuração do lado do HA.

do lado do elfin:


image


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade