Pagasse algum valor para requisitar o acesso a porta ? Ou é grátis ?
Esta placa e igual certo ?
É exactamente essa que comprei na mauser e está a funcionar. Outro qualquer conversor tb funcionará desde que tenha o “automatic flow control” controlo de comunicão bidireccional automatico.
Quanto à porta, solicitas à EDP e tem custo de 14Eur salvo erro, tens toda a info no tutorial.
.
PS: Viste o assunto dos contadores marca ZIV o teu não é dessa marca certo?
Não o meu é um sagemcom cx-1000-6 s. Com este funciona certo?
No tutorial há registo de sucesso com a marca Sagemcom e com o modelo CX2000-9 a diferença para o teu é ser trifasico , as comunicações devem ser analogas e deve funcionar.
A malta com ZIV é que está a ter dificuldades
Não sei se este é o sitio correcto para expor esta duvida, mas aqui vai:
vivo num apartamento e hoje foi ver como poderia passar o cabo utp do meu quadro eléctrico, para o quadro onde vai ser colocado a porta Han.
Qual a minha surpresa ao passar uma guia do quadro eléctrico dentro de casa, a mesma bate na chapa do quadro de fora do apartamento onde esta instalado o contador da edp.
Tentei ainda passar a guia do lado de fora do contador mas parece que aqueles cabos pertencem ao contador geral do prédio e não vão ao meu apartamento. Tentei também retirar o contador da edp mas sem sucesso só consigo retirar o encaixe da parte superior, os da calha inferior não mexem para o lado nem os consigo desencaixar. Como posso fazer para passar o cabo utp ? Para depois ligar a porta Han do contador ?
P.S. fotos em anexo:
A leitura que faço pelas fotos é que os cabos do lado esquerdo vêm do geral como dizes, do contador para o teu apartamento devem entrar na parede do lado direito dos contactos, atrás da tapa inferior do contador. Provavelmente a tua guia está a bater nesta tampa ou mesmo nas “costas” do contador. Talvez a tua única solução é pedir um tempinho ao técnico que for instalar a porta HAN para te deixar passar o cabo antes de ele voltar a selar o contador.
Isto assumindo que é legal e permitido a passagem de cabos pela tubagem de alimentação. Embora e responsabilidade do fornecedor termine no contador (tal como acontece na água e gás) ainda não consegui confirmar oficialmente se é possível a passagem do cabo.
Sim e isso, bate na tampa do contador… acho q só fazendo um furo ou retirado uma tampinha q tem mas tem o contador a frente…
Então como se faz ? Para passar o cabo ? Como é q o pessoal tem feito ?
O meu esta em moradia e na altura da constução deixei 2 tubos para zona dos contadores (agua e elect.)
Em apartamentos não faço ideia, teoricamnete só existirá um tubo do contador para o AP, penso que legalmente o regulamento não permite passar cabos de tensões diferentes no mesmo tubo, tinha de procurar para confirmar.
No entanto oficiosamente , talvez dentro da ilegalidade ( sujeito a confirmação) o ideal seria tentar qd da visita do técnico que te deixe passar o cabo, de for preciso desmontar o contador pode ser que seja um tipo porreiro e ajud€
.
A 2ª alternativa nada nada aconselhavel (nem posso alongar mais que isto que vou dizer) … Onde bate o cabo, consegues “sentir” o sitio exacto? , é no sitio onde está a seta na foto ? … agora o resto é à tua responsabilidade
Sei onde bate mais ou menos… não com exatidão mas parece-me mesmo atras do contador… não é onde está a seta, isso está assim desde a construção. E em baixo do contador… tenho de tentar pedir aquando o técnico vier, ver se não estou a trabalhar…
encontrei este site e pdf para fazer a requiziçao do acesso a porta han:
Não sei se esse método ainda está disponível. Eu fiz esse procedimento dia 4 de Janeiro. Fui acompanhando ao longo dos dias o pedido que aparecia no estado pendente. Há uns dias para cá o separador pedidos desapareceu da minha área.
Liguei para a EDP distribuição e disseram que o pedido tem que ser feito sempre ao comercializador. Infelizmente é este o serviço que temos…
estranho, o meu também desapareceu . o pedido e ja nem apareçe para fazer novo pedido
afinal mudou o endereço do site e o nome do comercializador ja nao é a edp distribuiçao mas sim a e-redes:
pedido do acesso:
mudou para
Boas,
topico com bastante interesse e com muito trabalho !!
a acompanhar !!
Obrigado
Se calhar já aí foram activar isso, eles não precisam que esteja alguém em casa para fazer o trabalho. Vai ver se deixaram uma ponta ligada ao contador.
Já fui ver não está lá nada.
Talvez o “Resolvido” seja outra coisa…Segunda ligo a perguntar.