Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Pede a porta,às vezes leva um tempo longo até obteres, pelo menos já ficas com maneira de testar, são 14Eur a menos na carteira.
Montas o esquema , testas com power bank normal para ficares a saber se funciona, é de esperar que tenhas wifi onde fores colocar o device.

A- por cabo - é pena não conseguires passar o cabo pk é mesmo a melhor opção

B- solar - De facto estive a ver e há uns power bank para exterior. Nao tenho experiencia em sistemas de power bank a alimentar devices. O solar é muito dependente da quantidade radiação , se no verão pode funcionar bem , no inverno se houver dias consecutivos de tempo muito encobertto e o sistema não estiver bem dimensionado, “ficas às escuras” .

C- alimentar por HAN - (com ou sem bateria buffer) - LANDIS é igual ao meu é quase garantido que funciona, se não funcionar deve ser erro do nosso lado.
Não medi o meu conjunto pois já está numa board alimentada a 24VDC, acredito que fique a baixo dos 150mA .
Quanto a desligar os led´s, na placa RS485 basta desoldar os led que são smd , mas vais ficar sem possibilidade de diagnostico basico de funcionamento.

Já fiz o pedido.
Tenho wifi com o telemóvel no máximo, pelo que não deve ser problema no D1 a não ser que a recepção seja muito fraca.
B - pois o mais complicado é dimensionar. Por acaso tenho uma câmara da reolink alimentada com painel solar há uns 9 meses e até agora não tive problemas. O painel é de 3,2W, contudo o consumo em stand by é muito baixo: 3.8mW.
C - Já agora como é a ligação para alimentação pela porta HAN? É só ligar o pin 6 (+5v) do rj12 ao 5v do D1? Quanto a desligar os leds pensei que desse via software.

À partida se tens wifi no max no TM, não vai ser por ai que falhará.

Entretanto medi o consumo nos 24V do meu device, deu consumo maximo de 20mA , arredondando para cima dá cerca de 0,5W, fazendo contas para os 5V, a intensidade andará nos 0,1A (100mA).
Para ligares alimentação ao wemos, segue a imagem do tutorial , tens pino 6 (+5Volt) e pino 1 (GND), antes de ligares na HAN, testa tudo ligado a um power bank se tiveres como, verifica os consumos.

Raios… Tenho um ZIV. nem vale a pena gastar 14€ com a EDP, certo? Ainda ninguém conseguiu meter a funcionar. Estou a usar um PZEM na fase, mas diria que se fosse directo no contador era muito mais preciso.

No teu caso, nem me chateria, tendo um PZEM. Se estiver bem calibrado no Tasmota, dá os mesmos valores que o contador da EDP.

Pagasse algum valor para requisitar o acesso a porta ? Ou é grátis ?

Esta placa e igual certo ?

É exactamente essa que comprei na mauser e está a funcionar. Outro qualquer conversor tb funcionará desde que tenha o “automatic flow control” controlo de comunicão bidireccional automatico.
Quanto à porta, solicitas à EDP e tem custo de 14Eur salvo erro, tens toda a info no tutorial.
.
PS: Viste o assunto dos contadores marca ZIV o teu não é dessa marca certo?

1 Curtiu

Não o meu é um sagemcom cx-1000-6 s. Com este funciona certo?

No tutorial há registo de sucesso com a marca Sagemcom e com o modelo CX2000-9 a diferença para o teu é ser trifasico , as comunicações devem ser analogas e deve funcionar.
A malta com ZIV é que está a ter dificuldades

1 Curtiu

Não sei se este é o sitio correcto para expor esta duvida, mas aqui vai:
vivo num apartamento e hoje foi ver como poderia passar o cabo utp do meu quadro eléctrico, para o quadro onde vai ser colocado a porta Han.
Qual a minha surpresa ao passar uma guia do quadro eléctrico dentro de casa, a mesma bate na chapa do quadro de fora do apartamento onde esta instalado o contador da edp.
Tentei ainda passar a guia do lado de fora do contador mas parece que aqueles cabos pertencem ao contador geral do prédio e não vão ao meu apartamento. Tentei também retirar o contador da edp mas sem sucesso só consigo retirar o encaixe da parte superior, os da calha inferior não mexem para o lado nem os consigo desencaixar. Como posso fazer para passar o cabo utp ? Para depois ligar a porta Han do contador ?
P.S. fotos em anexo:
Google Photos
Google Photos
Google Photos

A leitura que faço pelas fotos é que os cabos do lado esquerdo vêm do geral como dizes, do contador para o teu apartamento devem entrar na parede do lado direito dos contactos, atrás da tapa inferior do contador. Provavelmente a tua guia está a bater nesta tampa ou mesmo nas “costas” do contador. Talvez a tua única solução é pedir um tempinho ao técnico que for instalar a porta HAN para te deixar passar o cabo antes de ele voltar a selar o contador.

Isto assumindo que é legal e permitido a passagem de cabos pela tubagem de alimentação. Embora e responsabilidade do fornecedor termine no contador (tal como acontece na água e gás) ainda não consegui confirmar oficialmente se é possível a passagem do cabo.

Sim e isso, bate na tampa do contador… acho q só fazendo um furo ou retirado uma tampinha q tem mas tem o contador a frente… :frowning:

Então como se faz ? Para passar o cabo ? Como é q o pessoal tem feito ?

O meu esta em moradia e na altura da constução deixei 2 tubos para zona dos contadores (agua e elect.)
Em apartamentos não faço ideia, teoricamnete só existirá um tubo do contador para o AP, penso que legalmente o regulamento não permite passar cabos de tensões diferentes no mesmo tubo, tinha de procurar para confirmar.
No entanto oficiosamente , talvez dentro da ilegalidade ( sujeito a confirmação) o ideal seria tentar qd da visita do técnico que te deixe passar o cabo, de for preciso desmontar o contador pode ser que seja um tipo porreiro e ajud€ :slight_smile:
.
A 2ª alternativa nada nada aconselhavel :wink: (nem posso alongar mais que isto que vou dizer) … Onde bate o cabo, consegues “sentir” o sitio exacto? , é no sitio onde está a seta na foto ? … agora o resto é à tua responsabilidade :sparkles: :sparkles: :no_entry: :no_entry:

Sei onde bate mais ou menos… não com exatidão mas parece-me mesmo atras do contador… não é onde está a seta, isso está assim desde a construção. E em baixo do contador… tenho de tentar pedir aquando o técnico vier, ver se não estou a trabalhar…

encontrei este site e pdf para fazer a requiziçao do acesso a porta han:

https://online.edpdistribuicao.pt/login

1 Curtiu

Não sei se esse método ainda está disponível. Eu fiz esse procedimento dia 4 de Janeiro. Fui acompanhando ao longo dos dias o pedido que aparecia no estado pendente. Há uns dias para cá o separador pedidos desapareceu da minha área.
Liguei para a EDP distribuição e disseram que o pedido tem que ser feito sempre ao comercializador. Infelizmente é este o serviço que temos…

estranho, o meu também desapareceu . o pedido e ja nem apareçe para fazer novo pedido

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade