Integrar AC no HA

Boas,

Queria integrar o meu AC no HA mas tenho algumas dificuldades provenientes da instalação do mesmo.
O meu AC é da Carrier e está integrado num sistema de domótica do meu prédio. Basicamente ele ativa através do video porteiro marcando um código específico que faz disparar um disjuntor no quadro e arranca o AC (não dá para alterar temperaturas, nem nada. Apenas liga no modo que estava ligado da ultima vez). A minha ideia era integrar isto com o HA. Primeira dificuldade, não tem recetor de IR, existe apenas um comando que liga no RTX através de RF. Não tenho este comando RF nem na Carrier consigo arranjar (descontinuado). Pensei em colocar uma smart plug, mas o AC pode fazer no max 3800W e tem proteção no quadro de um disjuntor de 25A. A maior parte das smart plugs que existem são de 10A/16A e 2500W.

Alguém me consegue ajudar a ver uma solução para este problema?

Obrigado

Esse disjuntor no quadro não será um contactor? O código que colocas no video porteiro deve activar o contactor que liga/desliga o AC.

‘o modo em que estava ligado da última vez’ Imagino que isso possa ser controlado a nível global do prédio certo?

eu tentaria identificar os fios que vão do vporteiro ao quadro e perceber que tipo de sinalização faz. Possivelmente podes usar um sonoff ou outro esp based qualquer para activar e desactivar o ‘disjuntor’. Tira uma foto a esse disjuntor para vermos do que se trata.

Posso mais logo meter aqui uma foto para tirar as dúvidas mas sim, é possivel que seja esse o funcionamento. O codigo no video porteiro aciona esse contactor e faz ligar o AC.
Não é controlado a nivel global do predio, ou seja, cada apartamento pode regular a sua temperatura. Era mais uma função que me podia mais tarde agradar. Por agora ficava contente em conseguir acionar esse contactor remotamente e assim já conseguia fazer regras para ligar o AC automaticamente.
Usando um sonoff no contactor os 10/16A maximos não será problema?

O sistema todo (AC/Estores/Luzes) é da BTcinio mas parece-me ser tao fechado que nao consigo fazer nada com ele…

Será um GRANDE problema.

Como disse o @tmarquespt a tua melhor solução será controlares directamente o contactor (se for isso que tens no quadro) e ai até um sonoff basic te serve.

De volta ao assunto já sei que o que tenho para controlar o AC é mesmo um contactor.

Agora a minha grande questão é que no contactor diz que é de 25A, igual ao dijuntor do AC. Se eu ligar um sonoff (neste caso um pow que tenho lá por casa) diz que no max dá 16A, não vai dar asneira?

Se ficar ligado como deve de ser, vai ficar numa linha isolada da da alimentação do AC e que faz apenas passar energia pela bobine do contactor para o atracar e fazer passar a energia para o AC. O POW não vai conseguir medir o consumo do AC.

hum…pois, ficava a funcionar mas não ia conseguir saber o consumo do AC que era uma coisa que me interessava bastante…

De tudo o que vejo não encontro nada para estas amperagens 25A. Eu ate podia meter uma tomada smart mas o maximo que consigo encontrar são de 16A. Alguma outra ideia? se calhar um medidor de energia pzem n?

1 Curtiu

Para controlares o contactor basta um Sonoff Basic. Para medires esses valores o melhor será isto:

Aconselho-te a seguir os link que o @j_assuncao indicou porque não convem meteres um relé de 16A para alimentar o AC… deixa o contactor fazer o trabalho dele…

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade