Integração OMIE: preços horários, diários, mecanismo de ajuste

Olá Luis, muito obrigado !

O objectivo não é obter uma hora mas sim usar isto num ciclo para contabilizar as horas nas quais o preço de venda do excedente é superior ao preço de compra em vazio.

Com esta informação, cruzada com a previsão de produção horária para o dia seguinte e da necessidade de energia em bateria, posso decidir no vazio se carrego ou não a bateria da rede e, em especial, quanto preciso carregar da rede para reduzir ou evitar consumir energia em horas de tarifa cheia.

Com o que me deste já consigo começar o que pretendo.

Isto de yaml e homeassistant é novo para mim. De facto desconheço uma coisa e outra e instalei isto apenas há 3 ou 4 dias. Digamos que está a ser uma entrada a pés-juntos :slight_smile:

Muito obrigado pela ajuda e pelo teu desenvolvimento.

JC

Boa. Caso não saibas há componentes que já te fazem essa optimização, eu referi um aqui: Integração OMIE: preços horários, diários, mecanismo de ajuste - #98 por luuuis.

Em todo o caso, boa sorte!

Obrigado Luis

Mais do que o lucro que isto possa gerar, o maior objectivo será começar a experimentar homeassistant e yaml e phyton.

Não domino nenhuma das linguagens.

Ou seja, o desafios será apreender e desenvolver coisas. Pelo gosto e não apenas usar o que está pronto a integrar. Uns aprendem a jogar Sudoku … outros. … :slight_smile:

Muito obrigado uma vez mais !

1 Curtiu

Como não quero instalar o node-red no PI3, acabei por criar um novo sensor:

{{ (states(‘sensor.template_luzboa_spot_btn_bihorario’) | float / 1000 * 1.183 + 0.01002 - 0.0958) | round(4) }}

Bom dia, á uns dias para cá que não tenho valores da média dos últimos 30 dias. Eu tenho atualizado o HA, não sei se houve alguma alteração. Ou então eu já meti as patinhas :joy::joy:

image

Difícil de dizer, não deste informação suficiente. Mas se mudaste alguma coisa provavelmente foi por aí… Caso contrário importa saber quais as versões do HA e integração, se há erros, etc.

Reparei que o SQL que está na wiki estava diferente. colei o código no configuration e depois de reiniciar aparece assim. Erro não aparece nenhum. HA, tem a última versão, vou ver se encontra outra maneira de conseguir a média dos últimos 30 dias. Também não percebo grande coisa disto😁 vou vendo aqui ou ali, e no dr.google, aver o que encontro

Como sou um verdadeiro novato nestas andanças estou com dificuldades em obter um grafico e os valores do tarifário da coopernico, com os dados da OMIE.
Ja consegui instalar a integração OMIE (acho) mas não sei como acresentar nem onde acresentar o codigo do Luis.

Luis podes dar uma ajuda? mas explica devagarinho…LOOL

Boas,
Alguém consegue-me ajudar a criar o sensor para Solução Família – IBELECTRA

Os sensores extra são código YAML, tens que inserir num ficheiro chamado configuration.yml. Atenção que os espaços são relevantes, aconselho a seguir um das dezenas de tutoriais que existe sobre isso (YouTube e afins).

O mais fácil será adaptar um dos existentes como o da Coopérnico por exemplo. Eu posso tentar mas por agora estou sem disponibilidade.

Bom dia,

Mais alguém com estes erros?

Screenshot 2023-10-29 at 11.17.49

Após as 22h de ontem os erros desapareceram e voltei a ter os preços. Teria sido alguma coisa relacionada com a mudança da hora? Esteve em erro entre a 23h de 28/10 e as 22h de 29/10.

@luuuis Alguma ideia?

Obrigado.

Existe no Github uma discussão sobre isto, Eu infelizmente não estive disponível ontem para ver em detalhe, terei de ver se foi deixada informação suficiente para eu conseguir diagnosticar o problema.

É possível que esteja de alguma forma relacionado com alterações DST, sim.

1 Curtiu

Tenho uma duvida muito basica, mas ja dei voltas e mais voltas e não sei como fazer.
Ja consegui instalar extenção OMIE mas nao sei como incluir este template e onde para criar um cartao com essa informação.

Embora não o tenha visto por completo, penso que este vídeo em Inglês explica tudo o que há a saber sobre os sensores Template e onde os configurar.

passo a passo
no config

testei assim

Falta-me qualquer coisa…

Nesse exemplo penso que é simplesmente uma questão de espaçamento (faltam uns espaços antes de cada entrada - platform). O YAML é assim chato, daí a equipa do Home Assistant tentar afastar-se do YAML

Por vezes o que ajuda mais é ver uns exemplos completos a funcionar. Para isso tens os exemplos do Cookbook. Repara, por exemplo, na diferença entre este sensor.yaml e o teu.

Boas pessoal, ainda não consegui por o sensor a funcionar. Será que me podem dar uma ajuda?
Não sei se no configuration.yaml está alguma coisa mal, estão espaços a vermelho, não sei o quer dizer.

1. Estás a usar SQLite?
  2. O nome do sensor que está no SQL condiz com o nome no teu HA?
  3. Na secção https://my.home-assistant.io/redirect/developer_statistics/ tens algum erro no omie_spot_price_pt?

@luuuis ainda em relação às horas, hoje verifiquei que os valores/horas não batem certo, ou seja, no grafico OMIE o valor, por exemplo, para as 20:00 deveria ser as nossas 19:00. Se assim for, o primeiro valor OMIE é 01:00 e último 00:00 do dia seguinte e que correspondem às nossas 00:00 e 23:00, ou estou a ver mal a coisa? :slight_smile:

Grafico OMIE:
Screenshot 2023-11-06 181058

Sensor OMIE:
Screenshot 2023-11-06 181145

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade