SQLite não uso, estou a usar influxdb, se é isso que queres dizer. No statistics aparece este erro
Estás a ver bem. No entanto, esse gráfico do OMIE está errado, devia dizer hora 20 (período das 19:00 às 19:59 CET) em vez de 20:00.
Podes conferir os valores nos resultados de 06/11/2023, vais até à vigésima barra e encontarás o valor das 19h CET e 18h em Portugal continental: 140,31.
Acrescentar que isto já foi discutido e explicado detalhadamente em https://github.com/luuuis/hass_omie/issues/25.
Resolver o erro com dois cliques… Actualmente não estás a armazenar estatísticas.
@luuuis para mim ainda não ficou claro, continuo a achar que a hora 13 na OMIE corresponde ao periodo 13h00-13h59 CET ou seja as nossas 12h00-12h59
OMIE:
OMIP:
Leiam com atenção o que já escrevi por favor, incluindo no GitHub. Ou então façam o exercício de olhar para cada valor do OMIE e corresponder a um horário CET (dica: o primeiro valor está numerado 1 e não 0). Talvez seja o mais simples.
O OMIE e OMIP usam sempre CET, só esta integração vos faz a papa toda.
@luuuis obrigado mais uma vez pela integração.
Agora em relação aos valores, e desculpa estar a insistir, o primeiro valor é 1 e corresponde ao periodo 1h00-1h59 (CET), e o ultimo é 24 e corresponde ao periodo 0h00-0h59 (CET) do dia seguinte . Iste é o meu entendimento.
Onde viste que o primeiro tempo é 0h00 (CET)?
Desculpem, confundi! A hora 1 é a da 00h espanhola, logo 23h em Portugal. A hora 2 é a das 1h em Espanha, logo, 00h em Portugal… Se pensarmos em nº de horas, o desfasamento é de duas horas… Logo, a hora 13 será a das 12h em Espanha, logo 11h em Portugal…
É tranquilo, sei por experiência própria que fusos horários é sempre uma questão que gera confusão. Ainda por cima o OMIE usa numeração baseada em 1 para ajudar à festa…
Com base nesta interacção criei agora o artigo Interpretação OMIE mercado diário para usar em futuras situações do mesmo género. Espero que a explicação no artigo esteja mais clara do que as que tenho tentado anteriormente.
Está TOP! Muito obrigado!
Boas. Acrescento aqui, só para referência, mais uns templates que podem ser úteis, e talvez uma reformulação ao anterior que, por exemplo, não permite usar o filtro |average
, pois converte o valor nulo para 0, aumentando o número de elementos da lista.
## Contar os elementos não nulos (para por exemplo saber se já há dados de hoje ou amanhã:
{% set dia = 'tomorrow_hours' %} # escolher aqui 'today_hours' ou 'tomorrow_hours'
{{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt', dia).values()|select("number")|list|count }}
## Caso o template acima seja > 0, já é possível obter:
{{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt', dia).values()|select("number")|list|average|round(2)}}
{{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt', dia).values()|select("number")|min}}
{{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt', dia).values()|select("number")|list|max}}
## NOTA1: (várias formas acima de fazer coisas semelhantes: deixei um com `|min` e outro com `|list|max` para ilustrar que ambos funcionam).
## NOTA2: Este template dá erro por si só se os dados não estiverem disponíveis, isso resolve-se no exemplo abaixo.
EXEMPLO:
{# escolher abaixo 'today_hours' ou 'tomorrow_hours' #}
{% set dia = 'today_hours' %}
{% set lista_valores = state_attr('sensor.omie_spot_price_pt', dia).values()|select("number")|list %}
{% set maximo = lista_valores|max %}
{% set minimo = lista_valores|min %}
{% if lista_valores|count > 0 %}
A média de {{ 'hoje' if dia == 'today_hours' else 'amanhã'}} é de {{ ((lista_valores|average)/1000)|round(3)}} €/kWh, com um máximo de {{ (maximo/1000)|round(3) }} €/kWh às {{ lista_valores.index(maximo) }}:00 e mínimo de {{ (minimo/1000)|round(3) }} €/kWh às {{ lista_valores.index(minimo) }}:00.
{% else %}
Os valores de média, mínimo e máximo de {{ 'hoje' if dia == 'today_hours' else 'amanhã'}} ainda são desconhecidos. }}
{% endif %}
PS: sei que o valor da média, neste caso, já está calculado noutro atributo, deixo estas coisas só para referência e para ajudar em outras situações semelhantes. Bons templates
Boas,
Estava a tentar usar o teu código, para esta integração da Luzboa que parece estar top, mas tenho sempre erros de formatação código.
Podes colar o ficheiro yaml que usas ou o link do github
Obrigado
Boa noite.
Preciso de ajuda.
Tenho tido a funcionar um cálculo da fatura da eletricidade da luzboa, no entanto, de um dia para o outro deixou de funcionar e diz que está indisponível.
Mudou alguma coisa no Home Assistant?
Obrigado
Não mudaste nada no HA? Vê se tens a última versão, caso sim espreita os logs.
Desde já agradeço a ajuda.
Tenho o HA atualizado, e o que posso tentar procurar no log?
Descarregar o debug logging da integração e abrir um issue no GitHub ou partilhar o erro relevante a esse sensor aqui (encontrar pelo nome do sensor).
O curioso é que se reiniciar o HA, os valores aparecem, mas passado cerca de 1 hora, passa a indisponível.
Boa tarde, a média que é apresentada não condiz com a média que é apresentada no site da OMIE. Neste caso de 30 a 29 nov. Está aqui alguma coisa mal, ou é assim?
Sim, não há dados suficientes no teu HA para calcular a média correctamente. Consegues ver na tua captura de ecrã que só tens dados desde as 22h do dia 6 de Novembro.
Por aqui está assim. Atenção que essa média é calculada até à véspera, ou seja, compreende os últimos 30 dias até 28 de Nov. (inclusive).
Estou com o mesmo problema nao aparece valores nenhuns do omie na integração estou com ultima versao do HA.home-assistant_omie_2023-11-29T20-22-32.787Z.zip (2.6 KB)
EDIT: Removi a integração e adicionei de novo já esta ok