Instalar o shelly em interruptor Legrand com 4 fios? Help!

aí tens de mexer no quadro…
é aí que ouves barulho?

É sim e o interruptor vai para o 1 quando as luzes são ligadas

Tens de ligar em vez do disjuntor… Ou acrescentar o shelly à “saída” desse relé… Isso é para controlar uma luz normal ou muito potente?

São umas 6 lâmpadas de 15w cada

Então um shelly dá perfeitamente!

Mas pode ser o shelly 1 ou tem de ser o 2?

Neste caso até deve ser o 1

Aparentemente o equipamento em questão é um teleruptor unipolar. O modo de funcionamento é por impulso de um qualquer interruptor (tipo campainha) instalado em paralelo que aciona um bobine do equipamento para abrir ou fechar o circuito. Ou seja, após o telerruptor receber um impluso de algum interruptor, atraca ou desatraca, ligando ou desligando as lâmpadas. Sendo assim, basta o shelly ficar configurado com push no botão e colocar o relé somente a dar o impulso.

Não obstante do acima exposto e visto que a potência é muito abaixo do limite do shelly, o ideal é colocar os interruptores em paralelo na entrada do shelly e retirar o telerruptor desse circuito. Assim, podes simplesmente ter o estado do relé no HA ao invés de controlar o toggle do estado do switch se for mantido o telerruptor.

Observação: Verificar o tipo de cabo utilizado no circuito que vai do interruptor ao quadro onde está o telerruptor. Por norma, é utilizado um cabo muito diferente (suporta pouca amperagem,…) dos interruptores até ao telerruptor o que pode não ser suficiente para suportar a potência desejada ou que consta na norma para circuitos de alimentação para iluminação.

Se for um cabo como descreve o Luís, poderás usar um sonoff basic com os fios ligados ao gpio e gnd, com um filtro low pass, mas isso, se calhar, já é um bocado filme para quem não tem experiência nestas coisas…

Parece-me que já é muita areia… Acho que para já não vou tocar nestes interruptores.
Agradeço imenso a ajuda prestada.

não é assim tão difícil… para ser mais fácil, liga a saída do relé ao sw do shelly e o fio que está ligado à saída do relé, ligas ao O do shelly

Ok mas então e o I, L e N do shelly? Não se liga lá nada?

Claro… Isso é para alimentar o próprio shelly…

Pois, tenho de ver se consigo ir buscar a alimentação aos outros cabos.
Outra situação: tenho este sensor que queria inutilizar, que tem apenas 2 cabos, é possível apenas com o shelly ou tenho de acrescentar um interruptor? I know, i know, que chato que eu sou! Obrigado por continuar a ajudar.

isso é um sensor de quê? podes colocar uma foto melhor para se ver?

É um sensor de movimento banal… Nesse sítio já. tive 2.

mas queres inutilizar o sensor e colocar lá o quê? podes meter o shelly (até já tens o neutro) mas o que é que vai fazer activar o shelly?

Não queria colocar nada, queria apenas controlas essa luz com o shelly, não sei é se é possível, caso não seja, tenho de colocar um interruptor, certo?

sim, podes colocar o shelly sem problemas.

Ok mas como ficariam as ligações, não ligo o switch (S) do shelly?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade