Instalar o shelly em interruptor Legrand com 4 fios? Help!


Esta é a foto que acabei de tirar ao meu porque até vou aproveitar e como ainda tinha um Onofre aqui, vai ser a minha última modificação do ano.
Não sei se realmente o interruptor é o mesmo ou não. Se não é, peço desculpa por ter dado informações erradas.

Não são minimamente parecidos @miruim… O teu é um interruptor duplo e o do @fernmac é um comutador duplo! Cuidado com as confusões porque são MUITO diferentes no funcionamento!

Rui, agradeço a boa intenção e a boa vontade.

Nuno, o esquema será algo deste género:

Quase bem… Mas nos fios “de cima” trocaste as funções do preto e castanho…

Assim?

Melhorou. Agora estão trocados os 2 fios de cima do interruptor… O preto ficaria como estava originalmente e o castanho ficaria como está agora o preto…

Agora estou mesmo perdido… :slight_smile:
Numerei tudo para ser mais fácil:

O fio 4 liga ao G, o fio 1 liga ao O2 e o fio 9 liga ao A…

Ok, e tenho de ir buscar um preto à caixa (fio 6), certo?

1 Curtiu

Agora sim é isso. O fio 6 também pode ser uma derivação do 4… Na legenda devia estar comutador em vez de interruptor… :wink:

Bom dia,

Já agora, a pergunta é um bocado ao lado do tópico mas, o shelly fica bem acomodado dentro da caixa atrás do interruptor? Ou seja, é uma solução “fácil” e viável para instalar nos interruptores?

Obrigado pela ajuda.

Olá Nuno Sousa,
Eu tenho os módulos dos estores z-wave e já são pequenos mas estes shellys, conseguem ser mais pequenos ainda. Se tiveres caixas normais, cabem perfeitamente. Tens também os da Onofre como já foi referido mas para interruptores simples, são mais caros.

Sabem se é possível com o shelly 1 neste interruptor de pressão que está ligado com mais outros 5?
Obrigado

Se é um interruptor de pressão ligado com mais 5, significa que eles todos controlam um relé que está algures na casa… O ideal é descobrires o local do relé e substituir esse relé pelo shelly!

O relé, penso que está no quadro, pois o disjuntor é diferente, tem um 0 e um 1… Assim sendo, achas que dá para mexer no quadro?

Em princípio quando usas o interruptor deve haver um som tipo clique em algum lado… Esse barulho é do relé… Um relé habitualmente não parece um disjuntor…

@Maddoctor há relés para instalar no QE com montagem DIN. Já te ponho aqui uma foto de um para veres.

@Maddoctor o que falei é isto:

É um relé de impulsos muito utilizado em iluminação.

Acho que deve ser isso, é parecido com o meu:

E Assim sendo, é possível contornar com o shelly 1 ou preciso de outra coisa?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade