Instalar o shelly em interruptor Legrand com 4 fios? Help!

Se tiveres espaço, sim, claro, no entanto ficas com 2 “aparelhos” a gastar 24/7 vs apenas 1 e o preço de 1 shelly 2 é o mesmo de 2 shelly1…

Percebo. Vou encomendar uns shelly2.
Está a acontecer uma coisa de que não me tinha apercebido e não sei se é comportamento normal: se ligar as luzes remotamente e de seguida for ao interruptor, ele não as desliga à 1ª, tenho de voltar a carregar no interruptor para isso acontecer, como se o interruptor tivesse de estar na sua posição original de ligar ou desligar, parece-te normal? Isso acontece com os 4 shellys que coloquei até agora e um deles, é um interruptor normal, não é duplo…

Ser simples ou duplo não afecta isso… Escreve na consola switchmode 2 e depois diz coisas…

Desculpa, consola? onde, no HA?

Não, na página web do próprio shelly… Está flashado com tasmota, certo?

Não está flashado, estou a utilizar um custo component para o HA.

custom_component:

Bem, nesse caso não te posso ajudar, mas só te posso dar um bom conselho:
Instala tasmota! Isso provavelmente resolve-te o problema…
Pelo menos para mim, ter iot ligado a clouds é má ideia…

Não estão ligados à Cloud, não ativei a opção na aplicação dos shellys. Mas tu tens shellys com tasmota e funcionam bem, isto é, não acontece este problema?

Não tenho, mas os amigos que têm não têm esse problema…
Se calhar consegues resolver isso na app dos shelly, não sei…

ok, em caso de os querer flashar, preciso de um dispositivo usb, recomendas algum?

Precisas de um ftdi ou usb uart… Procura no fórum como flashar sonoffs… Para o shelly 1 é parecido mas ainda mais fácil… Para o 2 é mais difícil…

Vou ver isso. Neste momento tenho os quartos ligados e a sala. Tenho mais uns interruptores de pressão que não sei bem como lhe pegar e outros que estão ligados a sensores de movimentos.
Mas vou fazer uma pausa para a passagem de ano.
Anyway, quero agradecer-te muito pela ajuda que me estás a dar, nunca conseguiria sozinho.
Já agora, és eletrotécnico para perceberes tanto disto?

2 Curtiram

Bom dia
Nuno, fiz o esquema de como está o interruptor duplo da cozinha. Então com um shelly 2, para ligar as luzes da cozinha e/ou do exterior, como ficava?
Muito obrigado

Neste momento não consigo fazer o esquema, mas faz tu baseado no que escrevi acima e eu depois verifico e corrijo… :wink:

Eu poderia dar uma sugestão.
Os shelly na minha opinião são fraquinhos até a nível de captação de wifi. No interruptor tens 4 fios. Os 2 de cima onde tem uma seta impressa no próprio interruptor são as saídas. Os 2 em baixo é uma fase de vem de um lado e o outro segue para outra divisão. Se desligares um dos de baixo ou ficas sem luz nessa divisão ou se continuas a ter luz há outra divisão que deixou de ter, certo? Os 2 fios são um só em que o interruptor para além da alimentação das lâmpadas faz a união dos fios.
O que eu e por experiência aconselho é se ainda não mandaste vir é que optes por bh Onofre. Os shelly para além de fracos e eu digo isso porque tenho 2 a funcionar, os bh Onofre são muito, mas mesmo muito melhores e são portugueses, com um firmware fantástico.
É o conselho que aqui eu deixo.

2 Curtiram

@miruim, ou percebi mal o que descreveste, ou estás errado… Aquilo é um comutador duplo e não um interruptor! Os fios não fazem o que descreves, cuidado!
Quanto a shelly vs bhonofre, no caso de comutadores, os shelly funcionam melhor porque estão mais imunes a interferências nos fios entre os 2 comutadores e exigem menos modificações das ligações…

Nuno, não paras de chamar nomes estranhos… não sei se é um comutador, sei que liga 2 conjuntos de luzes e de facto também faz a comutação com o outro interruptor da sala, mas parece me que o meu esquema está certo, verifica pela foto por favor:


Tenho esses interruptores em casa e até tirei fotos.
Julgo que estamos a falar de interruptores iguais

Rui, muito obrigado pela sugestão do Onofre.
Não sei dizer se os interruptores são iguais, mas não me parecem ser. o meu tem referência 6/2 e o teu 5 ??


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade