Instalar Hassio na box X96 Max +

Parece que algumas versões desta Box não são totalmente compatíveis com Armbian e a placa de rede não funciona :confused:

Não sei se é algo que dá para resolver com outro dtb, quem tiver solução que partilhe por aqui, eu não consegui por a dar.

Após horas às voltas e de testar centenas de dtb’s, finalmente encontrei um em que a internet funciona corretamente através LAN.

1 Curtiu

Obrigado
Já estava farto de tentar, experimentei a que colocaste e ficou logo a funcionar…

Boa, ainda não testei foi o Wi-fi e Bluetooth, se poderes partilha a tua experiência.
@informador se poderes, valida o dtb que partilhei e se funcionar, por favor dá visibilidade na thread para ajudar quem esteja a passar pelos mesmos problemas.

1 Curtiu

Excelente Ivan! Não consigo testar de momento, mas vou partilhar a tua solução! Muito obrigado!

Olá pessoal.

Acabei de instalar o Home Assistant numa Box X96 Max+ com processador Amlogiv S905x3, 4Gb RAM e 64Gb de disco eMMC.

Uma vez que passei dias às voltas para juntar a informação necessária para conseguir instalar eficazmente o HA na mesma decidi compilar todos os passos necessários e coloca-los aqui. A informação que aqui coloca foi compilada a partir deste tópico, do tópico Instalar Hassio na box Tanix tx3, e de vários vídeos do Youtube.

01 – Fazer download do Balena Etcher.
https://www.balena.io/etcher/

02 – Fazer download do ArmBian - armbian_20.10_arm-64_buster_current_5.9.0.img.xz e descomprimir.
https://yadi.sk/d/_rQgn_FosYuW0g/20.10/20201014/Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img.xz
ou
https://mega.nz/file/YIwmXRYY#cJkkb69GuUpMvrxw96FM81zqPuystSiIF5aC47xBw7Q

03 - Fazer download do seguinte ficheiro e descomprimir.
https://mega.nz/file/oBhQiTpY#znHi3qXqMSd7YMj7jw8yfh9HutwrpLT9f-GFehKz_dg
(Este ficheiro já tem os ficheiros todos configurados, não é necessário proceder à renomeação de ficheiros)

04 – Usar uma PEN de 8Gb vazia e flashar o Armbian (Ponto 02) com o BalenaEtcher para a PEN

05 – Quando concluir, abrir a PEN que tem o nome BOOT, colocar o conteúdo do ficheiro X96 Max+.7z (Ponto 03) na PEN.
O sistema irá perguntar se quer sobrepor os ficheiros, confirme a sobreposição.

06 – Ejetar a PEN do computador e colocar na porta UBS 3.0 na lateral esquerda da BOX.

07 – Ligar a BOX ao cabo HDMI e Cabo de Rede. Atenção que a BOX ainda deve estar desligada da eletricidade.

08 – Com uma agulha, pressionar o botão de reset atrás da BOX até sentir o clique.
(O botão de reset está escondido dentro do jack AV, deverá usar algo não metálico para pressionar o mesmo).

09 – Assim que se carregar no reset, ligar a BOX à eletricidade sempre a carregar no reset.

10 – Quando aparecer o símbolo “X96 Max+” no monitor/televisão, largar o botão de reset

11 - Caso a BOX entre em loop ou ecrã preto trocar de pen, por vezes acontece e poderá ser alguma incompatibilidade. Essa troca costuma resolver.
Se tudo estiver a correr bem, irá correr no ecrã varias linhas de texto que terminaram de a solicitar o Login. Por cima deverá encontrar a informação do IP da BOX.

12 - De seguida fazer acesso à BOX por putty ou terminal caso estar a usar o mac…

13 - Colocar o ip da BOX e depois os dados de acesso que são…
User: root
Password: 1234
No Terminal do Mac: ssh root:1234@IP_BOX e se voltar a pedir a password é 1234
Quando entrar vai pedir-vos para alterarem a password do root e de seguida irá pedir para criar um novo utilizador e respetiva Password, é só seguir os passos. Nunca esquecer estes dados. São muito importantes.

14 - Após estarem as passwords alteradas, dar o seguinte comando:

./install-aml.sh

Aguardar um bom bocado enquanto a BOX transfere o sistema operativo para o disco eMMC. Verificar se não surgem erros durante a transferência.
Quando concluir, e se não der nenhum erro, desligar a BOX, retirar a PEN e voltar a ligar a BOX.
Voltar a entrar por putty ou terminal caso usem o mac, com o IP da BOX, e dar o seguinte comando:

15 - Voltar a entrar por putty ou terminal caso usem o mac, com o IP da BOX, e dar o seguinte comando:

 apt-get --allow-releaseinfo-change update

 apt-get update
 
 apt-get install udisks2 wget

16 - De seguida ir ao seguinte link e procurar pela ultima release

 https://github.com/home-assistant/os-agent/releases

17 - Procurar o ficheiro “os-agent_X.X.X_linux_aarch64.deb” (X.X.X é a versão, no momento que fiz a minha instalação era a 1.2.2).
Alterar a seguinte linha de forma a substituir os X.X.X pela ultima release e execute a mesma no seu terminal.

 wget -c https://github.com/home-assistant/os-agent/releases/download/X.X.X/os-agent_X.X.X_linux_aarch64.deb

18 - Correr o seguinte os seguintes comandos (não esquecer de trocar os X.X.X pela ultima release:

 dpkg -i os-agent_X.X.X_linux_aarch64.deb

19 - Correr o seguinte comando e aguardar a execução do mesmo. O mesmo irá terminar com o erro: Installing Hassio… bash: line 1: 404:: command not found, ignore e siga para o próximo comando.

 curl -sL https://raw.githubusercontent.com/tv4you2016/hassio-installer/master/hassio_s9xxarmbian.sh | bash -sv

20 - Correr o seguinte comado:

 wget https://github.com/home-assistant/supervised-installer/releases/latest/download/homeassistant-supervised.deb

21 - De seguida corra o seguinte comando. Irá surgir um menu no qual deverá selecionar a opção “quemuarm-64”.

 dpkg -i homeassistant-supervised.deb

22 - Finalmente deverá correr o ultimo comando para atualizar o software e apagar alguma coisa que esteja instalada e que não seja necessária.

 sudo apt update && sudo apt upgrade -y && sudo apt autoremove -y

23 - A instalação está terminada. Reinicie a BOX e de seguida poderá ligar-se ao Home Assistant da BOX pelo endereço http://IP_BOX:8123 e concluir a configuração do HA.

Deixo aqui uma imagem do interior da minha BOX.

Imagem do Sistema depois de terminada a instalação:

2 Curtiram

Bom dia e bom ano!
Já tenho a minha box X96 Max+ a bombar desde o verão, e quase sempre sem problemas.
Focando-me no “quase”, tenho alguns problemas:

  • Quando reinicio a box (não o home assistant, mas sim a box) ou quando falha a luz, a box parece não querer reiniciar e não lhe consigo aceder de maneira nenhuma, a única hipotese que tenho é reiniciar com a pen da instalação do Home Assistant e depois reiniciar sem a pen, assim a coisa já arranca.
  • Quando reinicio a box ou o home assistant, por vezes não reconhece a conbee, e lá tenho eu que reiniciar novamente com a pen do home assistant, ou reiniciar o home assistant com a conbee na outra porta usb, o que é uma chatice quando tenho que fazer alterações a partir de casa (o sistema está a ser usado no trabalho), fico sem automações porque tenho quase tudo por zigbee.
    Soluções?
    Obrigado!

Isso é muito estranho. Ainda não vi relatos desses problemas que estás a ter. Eu uso a tanix tx3 sem qualquer problema. Mesmo em quebras de luz. O que realmente por vezes acontece e ainda não percebi porque é alguns Add-ons não arrancarem… Tendo de fazer o start a mão.

Eu tenho a minha X96 Max+ a bombar, e a ultima vez que lhe coloquei a pen da instalação, foi mesmo durante a instalação dai para cá nunca mais peguei na pen…

e como ainda ando a fazer alterações no HA e na instalação elétrica, é rara a semana que a box não é reiniciada 2 e 3 vezes

Também instalei o HA numa X96 Max+ na semana passada e desde então já reiniciei a box diversas vezes e sem qualquer problema. Tenho, inclusive, uma conbee II que reconhece de imediato no arranque.

Boas a todos…
Instalei o home assistant de acordo com o ultimo post do jcor65
Tudo correu minimamente bem…
Agora tou preso nesta perta… è normal a imagem da box ser esta quando ligado a uma tv

No telemovel android nao consigo aceder… e no pc quando ligado aparece essa mensagem… que tenho que fazer isso è o que aparece no telemovel e

O que tenho de fazer a seguir?

@fnary, o problema não está nessa imagem, mas sim na outra que colocaste no Discord.

Corre o comando sudo apt install -f

depois volta a fazer a instalação a partir do ponto 21

Boas amigo consegue me ajudar por o discord… se calhar è mais facil… nao precebo muito disto… eu meti o codigo… e deu erro

A conta com que estas a entrar por SSH não tem privilégios suficientes.

Tenta usar a root

Estou com um problema

2 Curtiram

Já correste este comando?

image

Boas, eu estou a tentar instalar numa x96 max plus 4g/32gb e quando ponho a pen na box e ligo com o botao reset pressionado a box vai para o android recovery, nao instala…
ja tentei com outras pens, cartao sd e nada…
Alguem imagina o que pode ser o problema?

Verifica o ficheiro “u-boot.ext”, ontem também converti uma box e aconteceu-me o mesmo, depois verifiquei que o nome estava correcto “u-boot”, mas não tinha a extensão .ext…

“7 – Por fim e ainda na Raiz da pen, RENOMEAR o ficheiro “u-boot-s905x2-s922” para “u-boot.ext” Atenção as extensões ocultas no Windows.”

Não é isso o problema, primeiro copiei os ficheiros do colega João Carlos Ramos, já tinha ele mudado a extensão no u-boot, depois ainda tentei renomear o ficheiro que vinha na instalação em u-boot.ext e continua igual…
Vi um comentário no fórum armbian e penso que pode ser o meu problema, é que eu usei um cartão SD com o coreelec antes de tentar este processo e segundo o comentário, quando usas o coreelec muda qualquer coisa no boot da box e pode agora impedir o boot da instalação do armbian…
Quando pus a primeira vez o sdcard do coreelec tive que ir carregar no botão reset, agora já não preciso mais, basta por o sdcard e vai direto para coreelec…
Tentei o wipe data no recovery menu mas sem efeito…
Alguem sabe como fazer um reset do boot?

Após uns dias com dificuldades, primeiro a fazer com que a box tivesse IP, e depois a instalar o HA, deixo aqui como resolvi.

  • IP - Como já se escreveu anteriormente, há várias versões desta box, e para as quais é preciso dtb diferente.
    Para a minha box, a dtb é a “meson-sm1-sei610.dtb”, que já vem na rom.
  • Instalar HA - Não estava a conseguir instalar, mas utilizei o comando apt-get --allow-releaseinfo-change update antes do ponto 15 do post do JCOR65, a seguir já não me deu mais erros.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade