Instalação de H96 Pro plus. Armbian e Home Assistant

Tutorial H96 Pro plus (S912)

Vou já deixar algumas notas:
-Este tutorial fui eu que o fiz, mas os ficheiros (alterações de dtb etc) não são meus. Os links são do meu drive, mas isso é porque nem me recordo onde os fui buscar. Posso actualizar para algum site oficial se acharem bem, mas para já fica o que tenho gravado.
-Naturalmente, que não me responsabilizo por qualquer dano em algum equipamento vosso. Este tutorial é para ajudar a quem passou pelas mesmas dificuldades que eu e tenha a mesma box.
-Qualquer coisa que notem um erro ou questão, tentarem ajudar.

Armbian_20.10_Arm-64_buster_current_5.9.0.img
Ficheiros dtb+extlinux+uboot+armbian_first_run
meson-gxm-q200-mod.dtb (dentro do link em cima)

Inserir ficheiros de config actualizados
Alterar o boot 905 para “boot.ext”
Usar o ficheiro armbian_first_run.txt


Colocar a nova password para root:
Criar um novo user (recomendo admin) e password


a) (caso queira usar a IPBOX sem o cartão SD)
Após estarem as passwords alteradas, dar o seguinte comando:
./install-aml.sh
shutdown now
Retirar o cartão SD.
Desligar o cabo de energia e voltar a ligar
b) (caso queira usar apenas com o cartão SD e tenha feito o ./install-aml.sh)
dar o comando:
reboot now


  1. Inserir login do root e sua pass

  1. Consultar o IP do mesmo. (caso não tenha o banner de apresentação, escrever ifconfig para saber qual o IP no eth0 [inet xxxxxxx])

  1. No nosso PC, abrir o putty e inserir o IP e abrir com SSH (porta 22)
    Aceder com login root e sua password

  1. Inserir comandos:
    apt-get --allow-releaseinfo-change update
    apt-get update
    apt-get install
    jq
    wget
    curl
    udisks2
    libglib2.0-bin
    network-manager
    dbus -y

De seguida ir ao seguinte link e procurar pela ultima release

dar o comando (com o nº da ultima release):
wget -c https://github.com/home-assistant/os-agent/releases/download/1.2.2/os-agent_1.2.2_linux_aarch64.deb


(inserir os mesmos nºs da ultima release)
dpkg -i os-agent_1.2.2_linux_aarch64.deb


touch /etc/default/grub
***Then put a script named update-grub in /bin that doesn’t do anything

#!/bin/bash
echo $@ > /tmp/update-grub.out


find / -name “*cmdline.txt”


(copiar o local que encontrou o cmdline.txt para o root)
cp /usr/share/vim/vim81/doc/cmdline.txt /boot/
sudo echo “systemd.unified_cgroup_hierarchy=false” > /etc/default/grub
sudo sed -i -e “1 s/$/ systemd.unified_cgroup_hierarchy=false/” /boot/cmdline.txt


reboot now


curl -sL https://raw.githubusercontent.com/tv4you2016/hassio-installer/ab34faf8aba51ee52ace3a535b1d93e938a867e8/hassio_s9xxarmbian.sh | bash -sv
(dá erro de abort)
(Edit 16mai2023)

wget https://github.com/home-assistant/supervised-installer/releases/download/1.1.1/homeassistant-supervised.deb
(Edit 16mai2023)


apt install apparmor


curl -fsSL get.docker.com | sh


dpkg -i homeassistant-supervised.deb
(De seguida corra o seguinte comando. Irá surgir um menu no qual deverá selecionar a opção “quemuarm-64”.)


sudo apt update && sudo apt upgrade -y && sudo apt autoremove -y


reboot now


Abrir página no browser e esperar que o HA abra


Abrir página no browser e esperar que o HA abra


  1. Para conseguir colocar o bluetooth e Wifi da IPBox a funcionar. (update 18Jan2023)
    Download do ficheiro “https://github.com/maz-1/h96-pro-plus-armbian-stuff”
    E seguir as instruções: “Also we need some firmware that exists in mainline linux firmware repo but ignored by armbian build system. copy lib-firmware/* to <ARMBIAN_ROOT>/lib/firmware/.” (podem usar o WinSCP para transferir os ficheiros)

-Aceder via ssh à IPbox
-dar o comando: “armbian-config”


Para bluetooth, ir a: “network” – BT enable


Para wifi, ir a: “software” – “headers install” + “install armbian full package”


Fazer reboot à ipbox e devemos ter as opções de Wifi no menu.
Fazer reboot à ipbox e devemos ter as opções de Wifi no menu.


A minha box teve uma questão que é, sempre que iniciava, criava um novo mac-address (ou seja, uma chatice se queremos fixar o IP na DHCP do router). Para fixar, é só aceder novamente via SSH, ir ao armbian-config + network + “Advanced edit (/etc/network/interfaces)” e adicionar o texto.
auto eth0
iface eth0 inet dhcp
hwaddress ether 12:34:56:78:9A:BC
Fazer reboot e voilá.

Boas … depois de arrancar pelo cartão e ao tentar instalar na memória da box aparece o seguinte erro (box Minix NEO u1)
Alguma dica de como ultrapassar ?

Não sei mesmo. Será do dtb que utilizas?
o meu comando para instalar na box é diferente:
./install-aml.sh

esse comando ./install-aml.sh a mim não funciona

Não é possível instar o homeassistant na pen e a box fica a trabalhar pela pen/cartão sempre que arranca?

Boas Ricardo, será que os ficheiros e o tutorial darão para a box Alfawise S92?

O Processador é o mesmo (Amlogic S912), a única coisa que difere é a memória RAM/ROM:
Alfawise H96 Pro+: 3GB/64GB
Alfawise S92: 2GB/16GB.

Pois… não te sei responder, sendo o mesmo processador, deve dar. No meu caso, que também é um S912, o meu boot teve de ser o 905.

Nunca testei com PEN. Só com cartão SD, que é precisamente como o meu está a trabalhar desde ± Agosto22

podes enviar o tutorial que seguiste?

Basta fazeres scroll para cima.
Estás exactamente no post do meu tutorial… :slight_smile:

Juntei a info de outros tutoriais que vi pela net e neste forum de outros equipamentos, e cheguei a este.

Tenho duas cá em casa a trabalhar assim. Na box principal, tenho o home assistant instalado num disco SSD ligado via usb. Numa box secundária, que uso para testes, está instalado num cartão SD, mas já tive numa pen, que, entretanto, decidi mudar porque tinha apenas 8gb.
Já tenho isso instalado há quase um ano e a única coisa diferente que fiz, em relação aos tutoriais disponibilizados aqui, foi saltar o passo armbian-install. Executando os restantes comandos o armbian foi instalado no cartão/pen/disco tal como o home assistant e todos os componentes.

Isso é algo que estava a ponderar fazer ! Passar a usar SSD em vez de cartão SD.

btw, alguém aqui sabe (com confiança) importar dados de DB para a MariaDB ?

Para dar aqui um PDS sobre a minha própria questão…

Já consegui adaptar um método de migrar os dados da db de origem para a mariaDB.
No meu caso, apliquei os dados todos de energia que tinha.
Se acharem útil, posso tentar fazer um pequeno tutorial.

1 Curtiu

já tens o tutorial de migração?

Boas,
Não.
Como ninguém se expressou interessado, não avancei.

Procuras o mesmo que eu? Migrar apenas os dados de energia?

Boas. sim o objectivo e mesmo esse. pois os outros dados possos perder sem problemas

Boa noite,

Tenho uma box AlfaWise H96 Pro Plus, exatamente igual à deste tutorial.~
A intenção é instalar o HA e estava a tentar seguir os passos mas como sou um nabo nestas coisas, não consegui completar o tutorial:

Não percebi este 7º passo… A partir do jq não vejo nada a acontecer.

Quando chego a este passo, diz-me que não é possível instalar.

Obrigado.

Neste passo aparece este erro:

Será que alguém pode dar ajuda?

Obrigado

Boas.
Estou ausente de férias e só por acaso é que vim ao email hoje e verifiquei o teu post.
A partir de domingo posso tentar ajudar-te de forma mais eficiente, no entanto, sobre este teu post.
O copy-paste era completo. Ou seja, 1 copy-paste de tudo. Não eram uns 10 copy-paste distintos.
O comando do “jq” sozinho não serve. Daí teres ficado por aí. O copy completo faz “apt-get install” a todos aquelas linhas inferiores, jq, wget, curl etc

@paulo_resende

Obrigado pela resposta e pela ajuda.
Eu não consegui fazer copy pasta no putty. Por isso estava a digitar tudo manualmente.
Entretanto consegui ultrapassar esse passo e instalar tudo.
Agora fiquei preso no passo de instalar o Há conforme o print que coloquei no posto anterior.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade