Instalação armbian e home assistant supervisor Tanix TX3 (Out 2022)

Experimentei o teu método e comigo não resultou.
Vou experimentar numa imagem mais antiga.
Teste nas novas imagens e também reparei que quando instalo o HA depois uso a minha cópias de segurança e os Add-ons funcionam mas não dá o start

As vantagens não sei, eu testei por curiosidade mesmo.
o BT já vi pessoal a falar sobre isso mas ainda não aprofundei a questão.

Eu penso que as vantagens possam estar relacionadas com o Supervised que na versão anterior nas últimas atualizações de HA já me aparecia como incompatível.

Estou neste momento a seguir as dicas do @MarcoF e do @maxcalavera instalando o novo homeassistant e depois dou o meu feedback.

Uma coisa que me levou a “resetar” a minha TX3 foi o facto de os recovers dos backup do Google Drive nunca me funcionaram. Não sei se me faltava instalar mais qualquer coisa, mas sempre que fazia um recover para reparar alguma “invenção” mal feita, nunca funcionava.

Alguém sofre do mesmo mal, ou sabe a solução para isso?

sudo vi /boot/uEnv.txt
pressionar “i” para inserir
adicionar ou alterar valores no ficheiro a linha de comandos de forma a ter
sm=apparmor apparmor=1 security=apparmor systemd.unified_cgroup_hierarchy=0 na linha de comandos
pressionar escape
digitar :wq! para escrever no ficheiro e sair
sudo reboot

Foi isto que fiz e comigo funcionou para o “AppArmor issues” e o “CGroup version”.

Inicialmente também tive esse problema com os Add-ons. Comigo ficou resolvido desta forma:
Configuração>Sistema>Hardware>… (canto superior direito)>Reiniciar o servidor

(Atenção: Não é o reboot normal do HA. No meu caso julgo que após o reboot até tive de desligar e voltar a ligar a alimentação da Box, mas após reiniciar os add-ons ficaram novamente a funcionar corretamente).

@MarcoF obrigado. Funcionou impecável.
Agora é voltar a instalar tudo :pensive: :pensive: :pensive: :pensive: :pensive:

Malta, para quem tem a Tanix TX3-H e quer manter o display com as horas e os dois pontos a piscar, como mostra na seguinte imagem, basta:

Entrar por SSH e executar os seguintes comandos:

sed -i ‘/armbian-led/d’ /etc/rc.local

(dar ENTER)

sed -i ‘/exit 0/i\armbian-led 17’ /etc/rc.local

(dar ENTER)

nano /usr/share/openvfd/conf/tx3.conf

(dar ENTER)

verificar se as seguintes linhas estão iguais e colocá-las iguais caso estejam diferente:

vfd_gpio_clk=‘0,64,0’
vfd_gpio_dat=‘0,63,0’
vfd_gpio_stb=‘0,0,0xFF’
vfd_chars=‘2,4,3,2,1’
vfd_dot_bits=‘0,1,3,2,4,5,6’
vfd_display_type=‘0x01,0x00,0x00,0x03’
functions=’’

(dar CTRL + X)
(dar Y)
(dar ENTER)

reiniciar a box.

E voilá… Já bomba… :smiley:

1 Curtiu

Desta vez já funcionou. :grinning:

Já tinha experimentado as duas primeiras linhas antes e sabia que funcionava mas agora experimentei adicionar o resto e também resultou.

Julgo ter resolvido o issue relacionado com a incompatibilidade do sistema operativo:

1. Tenho a máquina a correr a versão “Armbian 23.02.0-trunk Bullseye with Linux 5.15.83-flippy-80+o”;
  2. Para além do armbian-update corri “sudo apt update” e “sudo apt upgrade”;
  3. Ao abrir o menu de configuração (armbian-config) constatei que deixei de ter a referência ao sistema operativo “Armbian”, passando a assumir a designação “Debian bullseye”, o único sistema operativo compatível com HA, para além do “Home Assistant OS”:
  4. Abrindo o Terminal no HA passou a constar o Debian como sistema operativo e não o Armbian

“Debian Linux Debian 11 aka Bullseye (no derivatives)

Grande…
Está resolvido.
Obrigado pela partilha!

Obrigado pela partilha.

Algum de vocês já conseguiu, ou consegue fazer “restore” de backups usando o Google Drive?
Se sim, como o fazem?
Comigo falha sempre e tenho de instalar do zero.

Bom dia, eu com esta imagem ainda tenho os problemas “AppArmor issues” e o “CGroup version” Captura de ecrã 2022-12-21, às 09.49.16

Olá, sou novo por aqui e no mundo do HA. Estava a tentar seguir o tutorial mas está a ser impossível correr a pen em boot. Já tentei de tudo, a box simplesmente não está a arrancar pela pen. Já tentei duas diferentes e 2 cartões de memória e nenhum deles está a funcionar também. O modelo da box é TX3-P. Sabem o que se pode estar a passar?

Boa tarde, e bom Natal
Tenho uma TX3 -H, consigo chegar ao fim, só não me aparece o quadro para escolher “qemuarm-64”
Já meti as imagens mais recents, com o devido update sem sucesso.
Só me falta ultrapassar a instalação do Home assistence
Se tiverem sugestões, sou todo ouvidos.
obrigado :grinning:

Editaste o uEnv.txt conforme descrito acima?

Consegui fazer um full restore proveniente de um sistema a correr em RPI e depois de um “hard reboot” os add-on ficaram a funcionar. Contudo, depois de algumas instalações limpas para testes e tentar resolver o problema apparmor, group version e SO incompatível, constatei que, para além de não ter o sistema estável (a BOX mantinha-se a trabalhar, mas indisponível na rede e com o HA em baixo), não passo da versão Supervisor 2022.11.2 (numa versão limpa corro atualmente a versão Supervisor 2022.12.dev1303). Desconheço os motivos, mas tenciono aproveitar a oportunidade para configurar um sistema limpo na Tanix e substituir oportunamente o RPI.

TX3-P? a minha é a TX3-H e foi uma dor de cabeça para por a rodar. Vai aqui
https://github.com/ophub/amlogic-s9xxx-armbian/issues
e pergunta como é com a tua, Foi o que fizemos para a TX3-H para saber como se instalava!

Boas,

Alguém sabe o porquê deste erro?
Tentei instalar até com a imagem antiga que já tinha conseguido no ano passado, e ambos dão este erro.

Eu entretanto consegui, uma vez que forcei a instalação a ir buscar um release do supervisor mais antigo.

aqui só funcionou para o apparmor…

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade