Instalação armbian e home assistant supervisor Tanix TX3 (Out 2022)

:warning: Após este tutorial abaixo ter sido realizado, a equipa do CPHA, verificou que existe muita incompatibilidade entre as boxs vendidas no mercado, fazendo que a operação de transformação da box para o funcionamento do ARMhassio, não tenha sucesso na maioria das vezes.

Após alguns testes deixamos apenas alguns modelos de boxs que foram testados pela equipa da CPHA como de alguns users. É inteiramente da vossa responsabilidade se o equipamento ficar inutilizado.

Desse modo, a equipa não dará nenhum tipo de suporte a este tutorial, ficando o mesmo ainda activo para quem quiser por sua conta e risco o usar. :warning:

1 – Fazer download do Balena Etcher - https://www.balena.io/etcher/

2 – Fazer download do ArmBian

3 – Fazer download do ficheiro uEnv.txt e substituir pelo que está na raiz do sd card ou pen.

Para fazerem download do ficheiro corretamente tem de ser como esta representado na imagem

git

4 – Usar uma PEN vazia e flashar o ficheiro (Ponto 1) com o BalenaEtcher numa PEN.

5 – Quando concluido, abrir a PEN e copiar o ficheiro (ponto 3) uEnv.txt para a raiz do mesmo e substituir.

6 – Ejetar a PEN do computador e colocar na UBS 3.0 na lateral esquerda da TANIX.

9 – Ligar a TANIX ao cabo HDMI e Cabo de Rede. Atenção que a TANIX ainda deve estar desligada da eletricidade.

10 – Com uma agulha (em todos os testes que fiz nunca o precisei de fazer) clicar no botão de reset atrás da TANIX até sentir o clique, (os pontos 11 e 12 só serão necessários caso a vossa box não arranque como o esperado).

11 – Assim que se carregar no reset, ligar a TANIX à eletricidade sempre a carregar no reset.

12 – Quando aparecer o símbolo “TX3” no monitor/televisão, largar o botão de reset. Nesta altura deveremos ver o ip da box no router.

13 - De seguida vamos fazer acesso por putty ou terminal caso uses o mac…

image

15 - Coloca o ip da box e depois vais seguir as instruções que aparecem no ecrã, (os dados de acesso caso sejam precisos é root e pass 1234).
No Terminal do Mac: ssh root:1234@IP_BOX e se voltar a pedir a password é 1234
Quando entrarem vai pedir-vos para colocar um Username e uma Password nova, é só seguir os passos. Nunca esquecer estes dados. São muito importantes.

aqui vamos criar a pass de acesso root

Depois vamos escolher a opção 1 e damos enter.

Aqui vamos escolher o username.

Aqui vamos dar enter apenas…

Depois disto já estamos prontos para instalar o armbian.
Dá-mos o seguinte comando: armbian-install.

Aqui vamos escolher o numero 514, (não se enganem) e vamos dar enter.

finalmente após alguma espera (nunca interrompam o processo) vamos ter esta msg no final…

Nesta altura devem retirar a pen da vossa box desligar da energia e voltar a ligar.
Vão novamente confirmar o ip da vossa box e fazem o processo de acesso pelo putty de igual forma que na fase inicial.
Aqui vamos entrar com o acesso root, metemos então root no user e depois a pass que escolheram e já têm acesso ao armbian. Resta agora correr apenas mais um comando para fazer toda a instalação necessária para o Home Assistant, o comando é este;
curl -sL https://raw.githubusercontent.com/maxcalavera81/instalacao-armbian/main/homeassistant_installation.sh | bash -s
Depois de tudo bem sucedido vai aparecer a seguinte caixa e selecionamos qemuarm-64 com a seta para baixo e dá-mos enter.

neste momento será instalado o home assistant com o supervisor.
Depois apenas tens de ir ao vosso browser e meter http://ip_da_box:8123 e aguardar a instalação.
Espero que este tutorial te seja util, qualquer dificuldade estarei nos sitios do costume. :wink:
Bom proveito…

3 Curtiram

Cá vou eu ver como corre…
Quando acabar digo como correu.

1 Curtiu

Já vou tentar mas com a velha instalação do ArmBain esta a rodar bem agora ver só o HA se entra.
Obrigado Bruno Melo porque fui o causador :slight_smile: de por em trabalhos

1 Curtiu

Estou a ter problemas com o IP
Box ligada com o sistema antigo

com o novo Sistema



Tentei 2 vezes e dá sempre o mesmo problema do IP.

Liguei o teclado na box e estou a continuar com a instalação .


Mas o ip continua a não aparecer.

Tenta com um destes dtb a ver se te safas.


Mas é estranho porque aqui tudo funciona direitinho…

Boas Tardes,

Excelente trabalho, muitos parabéns!!!

Grande Abraço
Quinquelhas

1 Curtiu


Não sei se é do hardware da minha box mas, tive de ligar o teclado na box usar o comando armbian-config e ir ao wifi, só por aí é que consegui ligar-me na minha rede, depois usar o comando armbian-update e aí sim instalar o HA. :sweat: :sweat: :sweat_smile: :sweat_smile:

Mas tens a box ligada por Wi-Fi?

A primeira vez que deu certo sim, agora ando a testar outras imagens e alternado os 4 dtb para ver qual delas dá corretamente sem ser por wifi

A minha deu bem, só tem um pequeno stress no putty perdeu o ip quando abri para criar a conta ficou pela linguagen.
O outro stress que tenho é deferir o ip estático perco de vista no router, mas vou aqui fazer mais testes :stuck_out_tongue: apesar de estar um bocado esquecido do linux.

1 Curtiu

Vai ao meu git. Meti lá um dtb novo. Copia e sbstitui para a pasta dtb/amlogic e testa.
Depois por favor dá feedback. Obrigado

1 Curtiu

Poderás fazer isso no menu armbian-config…
Tens lá tudo para fixar ip. Não testei ainda. Em HA também podes lá fixar. É muito mais simples e prático.

Com o novo ficheiro dtb que substitui correu quase bem, muito mais rápido do que antes, o ip continua a nao aparecer mas usando o “armbian-config” e ir à rede já lá está o IP por cabo sem eu fazer nada. o HA ainda não testei com esta nova instalação.

Agora ando a notar é falta de ram com o novo método.
Com o método antigo instalado ha uma hora atrás:
(instalei o método antigo para ver se a minha box estava com problemas)
3.51G ram

antes deste print com o novo método tinha 2Gb ram .

Agora está assim:
1G ram

Em relação aos IP estarem a mudar é chato principalmente quando esta a meio de uma tarefa e eles mudam e perdes a conexão pelo puTTY.

Começo a pensar: Será que a minha box esta com defeito!
Fiz o comando “armbian-update” e voltou a perder conceção por cabo. :sweat:
Vou descansar… :exploding_head:

Estava a desligar tudo para ir descansar ligo a box mais uma vez depois do “armbian-update” e aparece os 2G

:skull_and_crossbones: :skull_and_crossbones: :skull_and_crossbones:

Quem quiser o tutorial em video :slight_smile:

Obrigado ao @maxcalavera pela ajuda.

Olá Tiago.
No sábado de manha já tinha visto o teu vídeo e já tinha tentado. Eu não sou perito nisto mas acho que faltou-te um passo.
O Bruno tem um ficheiro o “uEnv.txt” aonde ele já fez a alteração do caminho “FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-tx3-bz.dtb” para a nossa box TX3. Se não alteramos esse caminho só funciona para a box x96-max-plus, porque essa box é a que vem per-defenida “FDT=/dtb/amlogic/meson-sm1-x96-max-plus-100m.dtb”.

Eu quando gravei o tutorial estava a usar um método como está descrito na página do Git onde se vai buscar a imagem do armbian, mas depois em conversa com o @maxcalavera ele adaptou o script e pareceu-me mais simples e filmei novamente retirando as partes mais chatas do metodo inicial e substrituindo pelo do Bruno.

Mas não me apercebi que ele tinha alterado o dtb :sweat_smile: e como na minha box deu logo (x96 max+) ficou assim.

Mas adicionei este tutorial na descrição do video para facilitar.

Eu também só dei conta dessa alteração por estar a ter problemas com a minha box TX3 e por andar a mexer nos ficheiros. :+1:
@maxcalavera os problemas que estou a ter com a minha box não sou o único, andei pelo github na pagina do ophub/amlogic-s9xxx-armbian e nos tópico off está lá alguns com os mesmos problemas de falta de Ram e falta de IP.

1 Curtiu

Pelo que se tem vindo a apurar esses problemas encontram-se no modelo tx3-H. Confirma se é o caso da tua. Embora que pelo menos uma tx3-H já instalei sem problemas. Não consigo mesmo perceber o que se passa com o dtb. Logo vou abrir um issue a ver no que dá.

Também notei falta de ram não passa dos 2Gb. também me aprece-vi que as vezes fica com dois IP´s o quando faço a instalação e depois fica com outro, e muitas das vezes não liga logo ao router tenho de tirar o cabo e ligar de novo.

Tenho andado a ver com a, malta e chegamos a conclusão que essa dtb é para a versão de 2gb. Já se abriu um issue no github para ver se eles compila m um dtb para essa box. Vamos aguardar por novos desenvolvimentos… :expressionless::expressionless:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade