Flashar sonoff 4ch pro rev2

Boa tarde caros membros. Alguém por aqui já flashou um sonoff 4ch pro rev2? Tenho um e preciso de o flashar para meter o meu projecto de rega do jardim em andamento. Muito obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda. Cumps

Podes flashar esse equipamento com tasmota, para veres como o colocar em flash mode podes ver vários vídeos no YouTube ou até mesmo pesquisando no google.
Exemplo: https://youtu.be/jY1VWsxN74o

Sim… ainda a semana passada. O que necessitas?

Necessitava de um toturial de preferência em PT pois o meu inglês não é grande coisa. E que firmeware e software usaste? Este só é o segundo sonoff que tento flashar e o primeiro tive uma ajuda preciosa porque não consegui sozinho…

Agora estive a ler atenção o teu toturial de como flashar o sonoff 4ch pro @RodolfoVieira, e tu lá dizes que se flasha todos com o mesmo firmeware, se for esse o caso então na net já descobri como se faz as ligações do conversor ao sonoff… Podes confirmar @Luis_Andrade?
https://1drv.ms/u/s!AhhTRQMupRdtg4oiw2vYbWSznlIbhQ
Foi assim que eu vi as ligações, estariam bem feitas?

@maxcalavera

As ligações estão corretas.

Só necessitas ter a ponte de ligação da board (gpio0 a gnd), quando ligas o ftdi ao computador. Esperas alguns segundos até o pc detetar que ligaste o usb e depois podes tirar o fio que faz a ligação .
Essa ponte serve somente, para o equipamento saber que deve entrar em modo de flash quando arranca.

Para flashar podes seguir este tutorial que serve para todos os ESPs:

O link do bin da última versão é este:
https://github.com/arendst/Sonoff-Tasmota/releases/download/v6.3.0/sonoff.bin

Os parâmetros no Software de flash são:

  • 115200
  • DOUT
  • YES, wipe all data

Se fores meter o tasmota basta utilizares o bin e seguires os passos do tutorial.

A título de observação final, deves alterar estes pins nos dipswitchs da board do 4chpro r2, para as seguintes posições:

  • S6: 1
  • K5: all 1
  • K6: all 0

Obrigado @Luis_Andrade, vou seguir este toturial e se surgirem dúvidas entro em contacto. Pode ser?

Ok… Contudo, não é complicado… basta alguma atenção na primeira vez.

Pessoalmente, demoro cerca de 2 minutos desde o momento que tiro o equipamento da caixa até estar disponível no HA.

@Luis_Andrade, acredito que sim. Mas quantas vezes já o fizeste? Já deves de fazer tudo quase sem pensar… Hihihihihihi. Também gostava de aí chegar… Hihihihihihi

Com o método do tutorial acima, basta fazeres o primeiro. O resto é praticamente tudo igual. Só tens de mudar as configurações específicas de cada equipamento… e no código de backlog no termite alterar o identificador do nome do equipamento e o tipo de equipamento/módulo.

Muito obrigado pela ajuda. Logo que flash o sonoff dou feedback.

Obrigado pela ajuda malta. Balanço final… bue simples e rápido…
Mais uma vez muito obrigado.

2 Curtiram

Vou ver se actualizo o tutorial para essa versão do sonoff 4ch R2.

Depois se for do interesse geral do forum posso partilhar o meu projecto da automação da rega do meu jardim dividido em 4 zonas… uma vez que não existe cá nenhuma a não ser a tua @RodolfoVieira embora um pouco diferente.
Boa noite e comprimentos a todos os membros.

2 Curtiram

Podes colocar esse teu projecto na categoria, Partilha de Projectos. Seria claramente algo de interesse para muitos membros.

Quando tiver concluído terei todo o gosto em partilhar.

Bom dia comunidade, será que alguém me sabe dizer se o sonoff 4ch pro rev2 com tasmota suporta na mesma o controlo com um comando rf ou só mesmo com o firmeware original? Era fixe se funcionasse.

Ainda não testei. Pessoalmente, não sou muito fã de rf conforme está implementado devido ao nível de segurança. Contudo, não vejo motivo aparente para não funcionar. Quando tiver oportunidade posso fazer o teste.

Só achei interessante poder controlar por exemplo as luzes do jardim com um comando. Mas de facto se calhar tens razão @Luis_Andrade. Possívelmente vou controlar com um botão aqara da xiaomi, se calhar será melhor opção. Obrigado pelo feedback.

É sem dúvida uma característica muito útil, dependendo do local onde é instalado e funcionalidade. Podes nunca ter problemas e até recomendo. Mas, na generalidade das aplicações e ambientes… o ruído rf e a finalidade do equipamento pode resultar em atuações “acidentais” dos relés. É este ponto que pretendia salvaguardar.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade