Excedente solar

Bloco de Citação Na automação AQS 15 NetMettering ON eu uso como trigger já ter injetado no período de 15 minutos mais de 100KWh (valor do template), mas só ativo a resistência caso esteja nesse momento a consumir menos de 300W e a produzir mais de 700W, para evitar ligar só por uns breves segundos. Não me compensaria e iria diminuir a vida do relay da tomada inteligente que uso!
Estes valores terão que adaptar conforme o consumo normal da casa e capacidade de produção. Eu fiz algumas contas e ajustes até chegar a estes valores.

se quiseres já podes usar toda a produção solar na resistencia, agora com os shelly dimmer 0-10v com controlo analógico e um SSR consegues fazer uso de toda a energia solar sem exportar nada.
isto só funciona com a resistencia electrica.
isto acaba por ser um sistema já pronto a ligar com a vantagem que não tem o desgaste mecânico do rele.

1 Curtiu

Gostei da ideia!
Desconhecia por completo o SSR.

Mas numa pesquisa rápida o SSR parece-me caro (cerca de 100€). O retorno do investimento demora a chegar…

sim o preço é um pouco elevado, mas em contra partida o SSR tem mais durabilidade que um relê.

O meu Shelly 1PM ainda dura desde que implementei esta solução em Setembro de 2021. No verão a cada 15 minutos em horário de sol ele faz um ciclo de liga-desliga.

Custo: 20 € (acho que os da geração anterior custavam uns 12?)

e isso invalida alguma coisa do que disse? não. o desgaste está lá, tu é que não o vês até o shelly deixar de funcionar. é tudo electromecanica.

Estou a relatar a minha experiência com um simples Shelly 1PM, penso que é uma informação útil para quem está a equacionar este tipo de solução.

Isto é um fórum de partilha de experiências, não sei por que razão levaste o meu comentário a peito.

acho que é mais ao contrario! eu não levei nada a peito e simplesmente apresentei factos. é inevitável o fim de vida do shelly, pura e simplesmente porque é um contacto mecânico, aceites ou não ele vai avariar.

“Responder apenas quando necessário”

“Respeitar a opinião dos outros”

“Evitar conflitos e mal entendidos”

4 Curtiram

Antes de mais, obrigado pela partilha do código.
Fiquei com uma dúvida: como garantes que a água não ultrapassa uma temperatura de segurança?
Pergunto porque noermalmente nos gestores de excentes utilizados em bombas de calor há uma sonda para medir a temperatura.

Para controlo da temperatura, tenho dois sistemas.
O termostato original do cilindro de AQS, tenho-o configurado para 80º. Esta será sempre a temperatura máxima que atinge (a temp máxima admissível do meu cilindro é 90º). Nas automações para uso do NetMettering ignorei este controlo, por dar uso ao termostato físico original.

No entanto, tenho também no cilindro, num dos locais para sondas que estava livre, um sensor DS18B20 e configurado no HA um generic_thermostat para controlar a temperatura via Home Assistant.

  - platform: generic_thermostat
    name: AQS Resistência
    unique_id: aqs_thermostat
    heater: switch.aqs_resistencia
    target_sensor: sensor.aqs_control_temp_cilindro
    min_temp: 0
    max_temp: 80
    cold_tolerance: 10
    hot_tolerance: 0
    precision: 1
    min_cycle_duration:
      minutes: 10

Se pretendermos este controlo da temperatura máxima no HA também para o NetMettering, nas automações de ligar e desligar, acrescentar nas ações ou trocar a ação de turn_on e turn_off pelo ligar e desligar do generic_thermostat :

Automação AQS 15 NetMettering ON:

...

action:
  - service: input_boolean.turn_on
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
  - service: climate.turn_on
    metadata: {}
    data: {}
    target:
      entity_id: climate.aqs_resistencia

Automação AQS 15 NetMettering OFF:

...

action:
  - service: input_boolean.turn_off
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
  - service: climate.turn_off
    metadata: {}
    data: {}
    target:
      entity_id: climate.aqs_resistencia

O ideal é fazer as contas nos primeiros 10min do periodo de 15min. Isto netmetering.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade