Excedente solar

Boas
Tenho 2 ar condicionados a trabalhr com
a energia excedente do solar fotovoltaico, e tenho a casa fresca sem comprar energia, mas vou gerindo os aparelhos de ar condicionado manualmente, mas a ideia era que o home assistant controle todo o processo, será que alguém me pode dar umas dicas , nao estou muito a vontade para escrever código.
Obrigado

1 Curtiu

Não tens de escrever código, só tens de usar as ferramentas para criar automações do próprio HA.

Para automatizar, com os excedentes, terás de ter atenção ao registo de consumo/produção. Utilizando um medidor como o Shelly EM; e depois a partir daí tens várias opções: integração de Ar condicionado (marca) com o Home Assistant, ou algo como um Broadlink para quando tens excedentes, >X <Y, activar ou desactivar os aparelhos - tudo isso através das Automatizações nativas do HAssio.

Já agora, caso tenhas andado a monitorizar, tens reparado no consumo em tempo real dos ar condicionados?
Ando interessado nisso, em relação a modelos contemporâneos e outros mais antigos…

A parte do ligar é simples

Export > 500W and Import < 100W

Agora desligar é complexo, as contas

Boas , mas a ideia não é ligar e desligar, mas sim modelar a potencia absorvida para aproveitar ao maximo o excedente fotovoltaico.
Obrigado

1 Curtiu

Bom dia
Muito obrigado pela resposta
Não é facil, eu vou explicar:
Depois das 9h quando supostamente há sol e o medidor de energia nao deteta consumos liga o ar condicionado na velocidade mais baixa, depois de 5 minutos por exemplo vai analisar o consumo,se ouver consumo , para o ar, se não ouver, passa para outra velocidade mais alta , e assim suecivamente,
Tenho o meu sistema solar com muita folga, e o meu inversore dá para limitar a injeção na rede publica.
Obrigado

Isso tudo pode ser feito no gestor da automações do HA.

Vais ter de ter um medidor de consumo no AC também

Obrigado
A minha duvida não é essa, a questão e fazer com que o ac altere as velocidades do ventilador da máquina interior conforme o excedente fotovoltaico.

Continua a ser possível de fazer com as automações do HA. O HA não se limita a ligar e desligar o aparelho. Pode controlar o modo, velocidade da ventoinha (no fundo, temperatura alvo), etc.

Obrigado
Estou a tentar, vai ser um desafio…

Olá ,
Eu ainda com isso aos tombos, aparentemente é mais dificil do que parece. O HA não lê os valores negativos (tanto quanto eu me apercebo), pelo que para contornar isto, eu criei um sensor “temp” ao qual chamo consumo_temp e que o seu valor, é o resultado do shelly EM + 2500 (corresponde à produção máxima do meu sistema solar).
Em seguida é criar automação e usar condições, se o sensor estiver abaixo de 1900, isto é, na realidade a -600W, durante pelo menos 5 minutos, ligo o AC. Para desligar é o processo inverso.

Mas complica muito, quando temos vários AC (no nosso caso temos 6) e aí temos que começar com prioridades, etc… Estava a tentar fazer isso com o NODE-RED mas para já parece-me tarefa ipossível :frowning:

Não sei se ajuda muito, pelo menos não resolve a problemática, mas aproveito também para partilhar a minha experiencia.

Boas , ontem estive umas horas com a interface da automacao no homeassist , mas ainda não cheguei a lado nenhum, mas também não tenho grande experiência…

Seria bom saber o que tentaste…

Boas
Nao adiantei porque não tive tempo de explorar mais o que tinha feito, mas o que tentei foi o seguinte:
Ler o sensor de energia da rede com inicio as 9h , 5 em 5 minutos,se tiver consumos fica a espera 5 minutos depois analiza outra vez e se não tiver consumos, liga o ac na ventilação mais baixa e passados os cinco minutos volta a analizar e se tiver consumo baixa a ventilação se nao tiver aumenta a até a velocidade maxima, fiz uma automacao para aumentar até au maximo e outra para baixar até desligar, e isto tudo entre as 9 e as 19h.

Também ando a sentir falta de uma coisa destas. Por enquanto ando às turras com o componente Wibeee mas o próximo projecto será um nó de Node RED para direccionar o excedente para vários dispositivos. Alguma coisa deste género:

  • Tenho o AC1, AC2, etc. Um por divisão.

  • Para cada um deles vou ter alguma configuração: consumo de referência e tempo mínimo de funcionamento (para não desgastar os equipamentos). Por exemplo, tenho estes equipamentos por ordem de prioridade:

    • AC1, consumo máximo 500 W, ligar pelo menos 30m
    • AC2, consumo máximo 800 W, ligar pelo menos 30m
    • Resistência AQS, consumo 2000 W, ligar pelo menos 5m
  • De minuto a minuto meço a exportação para a rede. Quando houver exportação igual ou superior a este valor vou ligar os primeiros dispositivos da lista e registar a hora à qual eles foram ligados. Por exemplo, se tiver excedente de 1400 W dou ordem para ligar o AC1 e AC2 (isto depois pode ser escalonado passando por outro Node para não ligar tudo no mesmo segundo).

  • Quando não há excedente consulto a lista novamente e desligo tudo o que preciso de desligar por ordem inversa de prioridade, ignorando os dispositivos ainda não podem ser desligados devido à restrição do tempo de funcionamento.

Deste modo se passarem umas nuvens ou se eu ligar a máquina da loiça os ACs serão desligados consoante a prioridade e o consumo no momento. Pelo menos é esta a minha ideia de momento, agradeço que digam da vossa justiça.

1 Curtiu

O que eu tentei fazer na interface da automacao do homeassistant, acho que fica demasiado confuso, faz falta um tipo de automacoes pré feitas para ajudar quem tem alguma dificuldade .

Isso existe e chama-se Blueprints.

Olá,
Fica por aqui uma parte da automação, isto para ligar um dos AC em “Auto COLD”

Isto está a funcionar relativamente bem, no entanto, tenho que adicionar um shelly à alimentação do AC, para saber se está ligado ou não, uma vez que o controlo através de um RM-Pro. Também para evitar conflitos com o comando em “manual”.

Em resumo ainda tem um pouco para andar, mas pode ajudar um pouco a quem procura ideias de como começar. Isto é um extracto do que tenho, pois esta parte encontra-se numa cascada em que estão também incluídos outros ACs.

Cmp
Paulo

Boas, obrigado pela partilha ,mas o que estou a tentar, ou , o que eu quero fazer é, uma caisa como o gestor de excedentes, mas em vez de direcionar os excedentes para uma resistência com controlador pwm, quero direcionar todos os excedentes para o ac, aproveitando o sistema inverter que vai consumindo mais ou menus, e nao ligar ou desligar.
Mas não está fácil…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade