Excedente solar

Obrigado Marco
Para os novatos como eu para que não comentam os mesmos erros que eu:
Têm de desligar o ESP32 que esta ligado ao PCB e liga-lo somente por cabo usb ao PC para fazer a actualização

Nestes dias de meia estação em que há pouca necessidade de climatização é que o “gestor de excedentes” faz um brilharete (ontem, 2 kWh recuperados). No verão propriamente dito como tenho solar térmico a resistência pouco acrescenta.

1 Curtiu

Boas!
Eu tenho Luzboa tanto para compra como para venda, agora. A parte da venda tenho controlada, mas para a compra não. Tens aí um valor da Luzboa, é de compra? Se sim, como lá chegaste? Obrigado!

Eu vendo a Luzboa e compro à Coopérnico, usei as fórmulas publicadas por eles. Não tens a fórmula de venda da Luzboa?

Tenho sim, e já percebi como chegar aos valores.

Está a lixar-me a vida é a porcaria da média mensal… É sempre um tiro no escuro. E mais chato é que tinha algumas automações a basearem-se no preço no momento para decidir se, por exemplo, ligam à noite ou de dia, pois às vezes mais vale vender do que utilizar durante do fora de vazio e utilizar depois em vazio.

Janeiro: média mensal de 69,35 €/MWh

Fevereiro: média mensal de 134,23 €/MWh (quase o dobro de janeiro)

Com a imprevisibilidade do valor mensal vai tudo ao ar.
Utilizar a média do mês anterior também não é viável, as diferenças podem ser enormes. Ainda estou a pensar como melhorar isto, mas se calhar usar um sensor com a média dos últimos 30 (com base na presente data) dias ainda será o melhor; no fim período de faturação estará quase certo, no início… certamente que não.
Alguma ideia melhor?

Desculpa, percebi ao contrário, agora é que estou a ver…
A venda à Luzboa está resolvido, pq é com o preço de venda na própria hora, períodos de 15min - que sei; o preço de compra à Luzboa é que me está a lixar…

Mas isso é a natureza dos tarifários indexado ao Spot mensal! Pelo menos até alguém desenvolver o Addon Bola de Cristal. :stuck_out_tongue: Mas agora a sério, se for preço hora-a-hora sabes sempre o preço das 24 horas que se seguem.

Também ia sugerir usar a média dos últimos 30 dias ou média desde o início do mês. Mas se fores maluco para isso podes tentar ver os futuros no OMIP e englobar nos cálculos…

1 Curtiu

Não me dês mais ideias, que para maluqueiras dessas sou fácil de picar…
:wink: Thanks!

Se calhar… resta perceber bem e ver se é possível sacar os valores e depois ver se bate mais ou menos certo…

Mas de qq forma é sempre só uma previsão.
https://www.omip.pt/pt/dados-mercado?date=2023-03-01&product=EL&zone=PT&instrument=FPB

Tem havido dias em que não apetece mesmo aproveitar o excedente. :thinking:

Home Assistant - Home – Home Assistant 2023-05-15 14-09-27

Boas Luis M.
Parabéns pelo sistema criado e obrigado pela partilha com a comunidade!

Para conseguir um sistema semelhante ao teu é necessário um shelly EM com 2 pinças para medir produção, consumo e injeção na rede. E também é preciso um Shelly Plus 1PM + Shelly AddOn + 1 sensor de temperatura. Claro, estes módulos ou algo equivalente, que faça a mesma função.

Correto?

Correcto! Em vez de segunda pinça por vezes pode-se usar dados do inversor.

Esperemos que consiga. Vamos ver o que vai dar esta iniciação ao HA. :grin:

1 Curtiu

Olá @luuuis

Podes resumir algumas coisas sff?

Confirma-me se é isto:

  • estás a contar a cada 15m a energia que consomes e a energia que entregas
  • estás a usar um shelly1pm para ligar e desligar a resistência de aquecimento de água.

Como regulas a potência da resistência? Ou não regulas e vais gastar o saldo positivo com a resistência no máximo?

Na prática como funcionam as contagens durante os 15m? Ao fim de 15m, produziste X.
Quando é que os podes gastar?
Tinha de ser durante esses mesmos 15 minutos certo?
A cada 15m zera as contagens de envio e consumo?

Ex: estando a produzir, como sabes quando e durante quanto tempo podes ter a resistência ligada?

Sim e sim.

Controlo o consumo em kWh somente pelo tempo que a resistência permanece ligada. Não regulo potência.

É mais ou menos assim embora não exactamente assim que a E-Redes faz. Mas eu calculo dessa forma por ser mais simples e mais do que suficiente para o efeito. Bastam dois utility_meter mais um template a calcular a diferença entre os dois.

Obrigado pela explicação.

Então 2 meters de 15m:

  • para a energia total consumida pela casa (ou pela resistencia? qual usas?)
  • para a energia que produzes via solar.

Fazes uma conta aritmética entre os 2 (energia_solar menos energia_consumida). Se maior que zero, então ligas a resistencia, é isto?

Isso não te faz ligar e desligar a resistencia a todos os 15m?

Consegues explicar qual é a lógica do nodered?

Não usando o nodered queria tentar colocar isso com automações do próprio HA mas preciso de entender melhor a lógica de quando liga e quando desliga.

Vou partilhar o que tenho para dar uso ao NetMettering para aquecer a água!

Tenho 4 paineis (1100W max) e o cilindro de AQS com resistência de 2000W.
Para obter os dados de consumo e produção uso o EasyHAN no contador e os dados dos inversores Envoy.

utility_meter:
  energia_consumo_rede_15_15: 
    name: Energia Consumo Rede 15m
    source: sensor.envoy_lifetime_energy_consumption
    cycle: quarter-hourly

  energia_produzida_15_15: 
    name: Energia Produzida 15m
    source: sensor.envoy_lifetime_energy_production
    cycle: quarter-hourly

  energia_export_15_15:
    name: Energia Exportada 15m
    source: sensor.eb1_export
    cycle: quarter-hourly

    
template:
  - sensor:
    - unique_id: energia_injectada_15m
      state: >
        {{ states('sensor.energia_produzida_15m') | float - states('sensor.energia_consumo_rede_15m') | float | round(2) }}
      attributes:
        friendly_name: "Energia injectada" 
        device_class: energy
        unit_of_measurement: 'kWh'

Tenho um Auxiliar, para me indicar se estou a dar uso ao NetMettering, para evitar a automação NetMettering OFF de desligar a resistência, caso ela não tenha sido ligado pelo NetMettering ON:

Automações par ligar e desligar:

alias: AQS 15 NetMettering ON
description: ""
trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.template_energia_injectada_15m
    above: 100
condition:
  - type: is_power
    condition: device
    device_id: 2f404e69d45b0afd24281632946568aa
    entity_id: sensor.envoy_current_power_consumption
    domain: sensor
    below: 300
  - type: is_power
    condition: device
    device_id: 2f404e69d45b0afd24281632946568aa
    entity_id: sensor.envoy_current_power_production
    domain: sensor
    above: 700
action:
  - type: turn_on
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - service: input_boolean.turn_on
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
mode: single



alias: AQS 15 NetMettering OFF
description: ""
trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.template_energia_injectada_15m
    below: 50
condition:
  - condition: device
    type: is_on
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - condition: state
    entity_id: input_boolean.net_mettering_status
    state: "on"
action:
  - type: turn_off
    device_id: 3ebeccf8ea80fbee4226823491df28ff
    entity_id: switch.aqs_resistencia
    domain: switch
  - service: input_boolean.turn_off
    data: {}
    target:
      entity_id: input_boolean.net_mettering_status
mode: single

Na automação AQS 15 NetMettering ON eu uso como trigger já ter injetado no período de 15 minutos mais de 100KWh (valor do template), mas só ativo a resistência caso esteja nesse momento a consumir menos de 300W e a produzir mais de 700W, para evitar ligar só por uns breves segundos. Não me compensaria e iria diminuir a vida do relay da tomada inteligente que uso!
Estes valores terão que adaptar conforme o consumo normal da casa e capacidade de produção. Eu fiz algumas contas e ajustes até chegar a estes valores.

O input_boolean.net_mettering_status serve para o que já descrevi em cima, garantir que a resistência foi ligada pela automação e não manualmente por mim.

Pode não ser a solução ideal, ainda ofereço alguma energia à rede, mas em dias de sol tem sido suficiente e só ligo uma vez a resistência por cada período de 15 minutos. Para melhor aproveitamento, só usando um contactor para ligar e desligar a resistência e não uma simples tomada inteligente (no meu caso uma Gosund SP1, que ainda mede consumo).

Alguma dúvida, estou ao dispor!

1 Curtiu

Obrigado pelo detalhe @Peixeiro.

Não me apercebi onde estás a usar o “energia_export_15m”, podes esclarecer?

Relativamente aos valor 100… Isso está em que unidades? Acho bem difícil produzir 100kW/h em menos de 15m.

Será que podes partilhar um exemplo com o conjunto de entidades mencionadas na tua mensagem?

Não uso… Criei na altura para ajudar a chegar aos valores para o automação de ligar.

Realmente!!! Ainda não tinha dado por ela. É Wh, tenho um erro na linha (está o k a mais):

unit_of_measurement: 'kWh'

Quando pedes um exemplo, o que pretendes em concreto? Ver que dados tenho nas entidades? Isto: ?

1 Curtiu

A parte do netmettering seria suficiente, obrigado.

Hoje já consigo ver algo mas actualmente estou com 12m de sol para 3 minutos de resistencia


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade