Por exemplo, um medidor de corrente baseado em ESP8266 com Tasmota não faz amostragem da tensão, pois é alimentado por um USB, logo 5VDC. Assim sendo, apenas mede a corrente AC a passar pelo transformador de corrente. A desfasagem entre corrente e tensão é que irá determinar o fator de potência, fator este que não é medido num caso destes.
A desfasagem entre corrente e tensão ocorre, normalmente, quando se tem cargas do tipo motores, iluminação à lâmpadas fluorescentes, etc. Denotar que, na extensão máxima que eu saiba, a então chamada “energia reativa” não é ponderada em instalações residenciais.
Entretanto, quando o meu inversor está a trabalhar eu verifico que o fator de potência medido pelo contador da E-redes é muito baixo, fator este que denotaria uma muito elevada carga indutiva. Eu, com o pouco conhecimento que tenho em engenharia elétrica, não sei como deveria ponderar a medida de corrente realmente consumida do operador num quadro destes. Daí tecer o comentário, na expectativa que alguém do grupo, com engenharia elétrica, nos pudesse ajudar pois, se ponderarmos o consumo real de forma errada, poderemos estar a ligar equipamentos pensando que é o momento próprio devido ao consumo e isto não ser verdade.
Creio que no site cujo link remeto a seguir podes ter uma ideia melhor do que falo.