Excedente solar

Referes-te a um gestor de excedentes?

Por acaso já tenho o meu concluido; apesar de só me virem instalar os painéis na próxima semana. :thinking:

Boas , tens a opção relé de estado solido.
Bom projecto.

1 Curtiu

No meu caso a gestão é feita com recurso a um Shelly 1 PM e HA/Node-RED, jogando com o saldo quarto-horário ou “net metering” conforme explicado em Excedente solar - #34 por luuuis. Não quis estar com trabalhos e custos a instalar outro hardware ou sistemas adicionais de gestão.

Entretanto desde essa publicação fiz uma pequena modificação para que a resistência só ligue mais para o fim do quarto de hora em vez de ligar logo que possível, isto para tentar fazer menos ciclos com o relé e fazer o liga-desliga uma só vez cada quarto de hora.

shelly on off

Código aqui para quem tiver interesse, é muito simples. Só me falta dar-lhe uns toques para que quando se ligue uma carga adicional (por exemplo a máquina de café) ele desligue a resistência por forma a deixar essa outra carga aproveitar o excedente. Desta forma penso que poderei até ter melhores resultados do que com um gestor de excedente que trabalha em tempo real, sem noção do saldo quarto-horário que é efectivamente aplicado pela E-Redes.

2 Curtiram

Eu também tenho o meu configurado da mesma forma.
No meu caso apenas tenho 1.3kw de painéis, pelo que demora mais a ligar a resistência.

Um problema que me estou a deparar é com a diferença entre a hora do contador e do HA.
Já vieram acertar a hora 2 vezes ao contador e o gajo desacerta sempre. Mais de um minuto (valor a partir do qual são obrigados a acertar).

1 Curtiu

É uma questao de ser basearem no ultimo periodo de 15min do contador

...,r01440601
1,=hLoad Profile: Lastest

1,01441dUUuu@i7:1,Year ,,*,0
1,01441dxxxxuu@i7:1,Month ,,*,0
1,01441dxxxxxxuu@i7:1,Day ,,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxuu@i7:1,HH ,h,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,MM ,m,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,SS ,s,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,AMR Status ,,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID 9 Import Inc ,kWh,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x ,kVAr,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x ,kVAr,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x Export Inc ,kWh,*,3

1,=h<hr>

Independente de hora estar errada, a hora do contador é a oficial.

Para criar um trigger, basta os minutos

1,01441dxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,MM ,m,load_trigger,0

Isso não é totalmente verdade do ponto de vista teórico.
Eles têm que garantir o acerto da hora. E aparentemente não estão a fazer.

Para os equipamentos de medição instalados nos pontos estabelecidos nas alíneas a), b) e d) do Artigo 24.º,
o operador da rede verifica diariamente o desvio horário dos respetivos relógios, procedendo ao respetivo
acerto, pelo menos, quando esse desvio, face à Hora Legal mantida pelo Observatório Astronómico de Lisboa, for igual ou superior a 1 minuto.

REGULAMENTO N.º 8/2021 da ERSE

Só na rede inteligente (PLC).

A HAN não controla o contador.

Kaifa

Janz gprs (integrado)

O meu é um Janz GPRS (monofásico).

Está sempre com hora diferente. Mais de um minuto.

No teu caso, qual desses dois têm a hora correta?

Kaifa.

O janz atrasa muito rapidamente.

O kaifa tem bug no histórico do diagrama de carga.

hxxps://github.com/nikito7/edpbox/blob/dev/tasmota/Script-EB1-remote.js

Tenho feito um trabalho pesado para obter dados confiáveis de consumo/produção, ou seja, os mesmos que os do operador. Deixo aqui então algum feedback:

  • O que conta oficialmente é o diagrama de cargas emitido pela E-redes. Quem como eu não tem leituras no site da E-redes deve tentar entrar no site, pedir as leituras; vem a reposta dizendo que não há; neste ponto, trocar na URL do site o “readings” para “consumptions”. Se tiverem, as leituras daí compõem o teu diagrama de cargas oficial. Para teres o valor absoluto divida os valores da folha Excel por 4.

  • O relógio do contador pode não estar preciso. É relativamente pouco impactante porque a contagem no diagrama de cargas dá-se à cada 15 minutos. Com isto eles sempre podem calcular a diferença entre os últimos 15 minutos.

  • O contador tem, por definição da E-redes, até 72 dias de memória (profiles) do diagrama de cargas. Entretanto, no meu contador (Kaifa) não funciona. Caso optem por fazer o mesmo que a E-redes faz para colher o diagrama de cargas, configurem o Tasmota para ir buscar o “last profile” que é o registo “01440001”. Para este efeito, utilizem os vários exemplos já aqui deixados pelo Nikito7.

A única vantagem de colher o diagrama é poder antecipar, com precisão de 100%, o teu custo/lucro com energia.

Ainda tal como prometido, recebi a minha primeira fatura de venda de energia. Deixo aqui um excerto dos valores para os mais curiosos. Ponderem que pedi a empresa compradora explicações sobre as discrepâncias entre os valores do diagrama de cargas e aqueles valores entregues ao comprador.

2 Curtiram

Devido a limitações do tasmota 01440601

1 Curtiu

Moacir_Ferreira já tem algum feedback da venda de produção?

Lol. O excerto da minha primeira fatura de venda está 1 post acima.

Obrigado pela partilha, já agora , qual a potência fotovoltaica instalada ?
Obrigado

São 16 painéis, perfeitamente voltados a sul, de 350W cada um, dando um total em plena produção de até 5.600 watts. Esta produção de 5.600 watts eu só consegui observar quando o meio dia solar tem a mesma inclinação que os painéis.

Boas,

Parece-me muito interessante o teu projeto de aproveitamento do excedente fotovoltaico tirando partido do netmetering de 15 minutos.

No meu caso, como não tenho cilindro/termoacumulador, a ideia é aproveitar o excedente dentro dos 15 minutos para utilizar num aquecedor a óleo numa divisão onde não tenho AC’s.
Ora, agora entramos num problema pessoal grande em termos de HA… sou um grande nabo.

Assim, gostava de saber se podes partilhar aqui no fórum a totalidade do teu projeto e se possível um tutorial.

Penso que numa altura em que está mais frio, este projeto será uma mais valia para a comunidade.

2 Curtiram

@luuuis , não querendo ser chato, gostava de saber se podes partilhar aqui no fórum a totalidade do teu projeto e se possível um tutorial, para a tua ideia de aproveitamento do excedente fotovoltaico tirando partido do netmetering de 15 minutos.

Obrigado

1 Curtiu

Viva,

O meu flow no Node RED foi uma coisa que se foi desenvolvendo organicamente, logo mistura uma série de funções tal como termostato, perfis de utilização, modo de férias, gestão de excedentes. Logo, não constitui um módulo de gestão de excedentes que se possa conjugar facilmente e não adianta partilhar tudo porque não vai servir.

O ideal seria eu fazer um “subflow” que trata só da parte dos excedentes e depois pode ser partilhado e reutilizado facilmente, mas ter tempo para isso já é outra coisa. Entretanto posso partilhar aqui o screenshot do flow que trata disto. A parte do profile que trata da gestão de excedente está num link que já partilhei em Excedente solar - #59 por luuuis.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade