Excedente solar

Já li sobre a seguinte solução:
http://freeds.es/

Mais info no seguinte vídeo:

Eu ainda não vou investir nisso porque quero saber quais serão os meus excedentes no inverno.

Não sei se com isso alguma vez iria recuperar o investimento. Apenas conseguirei estimar quando tiver uns 6 meses de uso do sistema solar fotovoltaico.

Como já tenho tudo para fazer a gestão dos 15 minutos e não necessito de investimento adicional, por agora vou esperar.

Interessante… No meu caso, eu vendo o meu excedente pelo preço de mercado do dia (OMIE), onde o comprador retira 10% de margem para ele. Entretanto, ainda não recebi um cêntimo porque a E-redes está a falhar a comunicação oficial dos meus contadores e, como sabemos, ninguém paga a outro num caso destes. Depois que eu avaliar o benefício da venda poderei então medir se vale ou não investir num gestor destes.

Dito isto, fico a pensar… Eu meço consumo/produção ao minuto. O que me impediria de, com base no nos dados colhidos diretamente no contador da E-redes, ligar/desligar o aquecimento da água? Repara que isto seria, em Node Red, um node de MQTT a receber o publicado pelo Tasmota que, por sua vez, ligava/desligava o aquecedor à resistência; se a água já estivesse na temperatura desejada, o aquecedor embora alimentado, simplesmente não ligava.

Minha dúvida é saber se valor que vou receber pela venda não cobre o aquecimento durante os períodos noturnos.

Boas , pena é que o valor de mercado da energia para venda ser tão baixo anda na casa de 3 a 6 cêntimos, se não estou errado.
Em relação ao projecto do Luis M, a grande vantagem é não ter grande investimento extra, apenas alguns neurónios queimados…

1 Curtiu

Desculpe, mas não acho que estejas certo. Eu ainda não posso afirmar com certesa porque nunca recebi um pagamento sequer. Entretanto, o meu contrato de venda é:

image

Ou seja, pago 10% de taxa de administração sobre o preço de venda no mercado ibérico. No dia 20 foi:
image

Se assim for, recebo 15 cêntimos, menos 10%, por kWh fornecido. Já esteve a 199€…

O site oficial OMIE é: https://www.omie.es/pt
Veja os preços da semana e diz-me se continuas a achar que vender não vale a pena…

E sim, estou queimando o restinho de neurónios que tenho, lol.

Realmente se for assim, não está nada mal, mas tinha outra ideia, se for assim compensa, já agora quando tiver a certeza poste aqui, para termos uma ideia.

Tal como já foi respondido o video do Roberto já explica como o sistema funciona. A solução é opensourse e não tem qualquer custo. O hardware podes comprar ou se souberes tu proprio podes construir tal como indica no site. A solução do hardware pode custar (a comprar) entre 35 e 50 € dependendo do que escolheres. O sistema trabalha com muitos inversores diretamente e essa informação esta na web bem como outros equipamentos. Eu tenho o meu a trabalhar com um shelly em á mais de um ano. Esta é uma solução envia diferente de tudo o que esta descrito neste topico, podes criar um master e varios escravos. Ve a web e depois alguma duvida é só dizer.

Conte com isto @Coelho_Coelho! Assim que eu receber a primeira fatura de venda ponho todos os dados aqui. Acho que nos vai ajudar a todos a desmistificar um monte de questões que temos.

Obrigado! Tal como disse acima, eu quero ver primeiro os benefícios da venda. Se eu for enganado mais uma vez (e já fui muitas) então é buscar melhor uso do que produzo, a ponderar que o meu objetivo é deixar de pagar conta de energia elétrica e de gás para o resto da vida.

a seguir este topic… injecto muito na rede mas nao tenho termoacumuladores ou outros sistemas para aproveitar a energia

Já estás a ler o teu consumo e produção a partir do contador da E-redes? Seria o conhecer destes dados que te daria meios para decidir a melhor utilização do teu excedente.

Só para nota, o mercado ibérico hoje abriu com o preço médio de 189,83€/MWh e um máximo de 221,00€. Há uns 15 meses atrás era, em média, menos que 50,00€MWh.

estou a ler o consumo com um shelly EM e produção com um shelly 1 PM e contabilizo a injecção que faço já, ontem injectei uns 5kwh por ex e apesar da luz estar cada vez mas cara tenho a ideia de que aquilo que nós recebemos é uma treta, nao tenho contador com contagem automatica… eram 90 e tal euros e nao meti

a tempestade perfeita a caminho…

diariamente vejo este gráfico… e o pânico está a instalar-se…

Estou bastante satisfeito com a solução do aproveitamento quarto-horário. A custo zero (já tinha um relé na resistência) tenho um sistema que me aproveita com eficiência q.b. o excedente solar.

Por exemplo, no dia 11 de Outubro, após uns dias nublados, esteve o dia todo nisso (recuperou cerca de 6,5 kWh para aquecer a água a 70 graus).

solar excess

Mais recentemente tem trabalhado entre as 10 e as 13.
solar excess 1

Resta saber quanto tempo o Shelly 1PM vai durar neste regime pois em vez do liga-desliga 2 a 3 vezes por dia podem ser muitas mais.

solar aqs on:off

1 Curtiu

Referes-te a um gestor de excedentes?

Por acaso já tenho o meu concluido; apesar de só me virem instalar os painéis na próxima semana. :thinking:

Boas , tens a opção relé de estado solido.
Bom projecto.

1 Curtiu

No meu caso a gestão é feita com recurso a um Shelly 1 PM e HA/Node-RED, jogando com o saldo quarto-horário ou “net metering” conforme explicado em Excedente solar - #34 por luuuis. Não quis estar com trabalhos e custos a instalar outro hardware ou sistemas adicionais de gestão.

Entretanto desde essa publicação fiz uma pequena modificação para que a resistência só ligue mais para o fim do quarto de hora em vez de ligar logo que possível, isto para tentar fazer menos ciclos com o relé e fazer o liga-desliga uma só vez cada quarto de hora.

shelly on off

Código aqui para quem tiver interesse, é muito simples. Só me falta dar-lhe uns toques para que quando se ligue uma carga adicional (por exemplo a máquina de café) ele desligue a resistência por forma a deixar essa outra carga aproveitar o excedente. Desta forma penso que poderei até ter melhores resultados do que com um gestor de excedente que trabalha em tempo real, sem noção do saldo quarto-horário que é efectivamente aplicado pela E-Redes.

2 Curtiram

Eu também tenho o meu configurado da mesma forma.
No meu caso apenas tenho 1.3kw de painéis, pelo que demora mais a ligar a resistência.

Um problema que me estou a deparar é com a diferença entre a hora do contador e do HA.
Já vieram acertar a hora 2 vezes ao contador e o gajo desacerta sempre. Mais de um minuto (valor a partir do qual são obrigados a acertar).

1 Curtiu

É uma questao de ser basearem no ultimo periodo de 15min do contador

...,r01440601
1,=hLoad Profile: Lastest

1,01441dUUuu@i7:1,Year ,,*,0
1,01441dxxxxuu@i7:1,Month ,,*,0
1,01441dxxxxxxuu@i7:1,Day ,,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxuu@i7:1,HH ,h,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,MM ,m,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,SS ,s,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,AMR Status ,,*,0
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID 9 Import Inc ,kWh,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x ,kVAr,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x ,kVAr,*,3
1,01441dxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxUUuuUUuu@i7:1000,ID x Export Inc ,kWh,*,3

1,=h<hr>

Independente de hora estar errada, a hora do contador é a oficial.

Para criar um trigger, basta os minutos

1,01441dxxxxxxxxxxxxuu@i7:1,MM ,m,load_trigger,0

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade