Regulador de potência para aquecer a caldeira

Tenho uma caldeira com um aquecedor elétrico de 2kw que consigo controlar ligando ou desligando, mas gostava de controlar a potência do mesmo para apenas injectar a potência que estou a gerar com os painéis solares. Alguém sabe onde encontrar um “dimmer” que suporte mais de 2kw? Já encontrei reguladores de potência até 4kw, mas nenhum com controlo remoto ou integração com Home Assistant. Sugestões? Obrigado

Acho que encontrares um dimmer desta potência não vai ser tarefa fácil, até porque ele aqueceria mais que a água… Entretanto, já pensaste que o consumo real de potência é uma integral? A se tratar de aquecimento de água, se ligares e desligares o aquecedor tipo por uns 3 segundos, obténs o mesmo efeito de um dimmer. Por outro lado, será bem mais fácil encontrar um relé eletrónico que lide com esta potência do que um dimmer.

Já pensei em usar um simples relé, mas a questão é que não quero consumir energia da rede. Se ligar mesmo que por breves instantes vou consumir energia da rede além da energia dos painéis… E se é para consumir energia da rede prefiro ligar durante a noite que fica mais barato.

Pesquisa: FreeDS.

Tanto podes regular a potência, em modo manual, como podes ter em modo auto, aproveitando os excedentes apenas.

1 Curtiu

@LucioFerrao, produzes e vendes o excesso ou só tens painéis auxiliares do teu consumo? Por que pergunto:

1 - Se vendes, então o consumo real é a diferença à cada 15 minutos, pelo que um leve erro de consumo não irá te penalizar (aqui a integral que falei);

2 - Se não vendes, então a solução posta pelo @MarAE é perfeita, mas requer um investimento maior.

Confesso que me surpreendeu a solução do FreeDS porque foi a primeira vez que vi um PWM a trabalhar com tão elevadas potências, que chega aos 3500W. Entretanto, será mais uma plataforma de software a implementar e manter.

Eu tenho tentado fazer o mesmo que estás a tentar mas sempre via HA. Não porque eu “adoro o HA”, mas porque ele entrega muito e há um grande suporte na Internet para o mesmo.

1 Curtiu

Eu não vendo o excedente, mas depois desta dica fiquei interessado em vender. Também vou ver o PWD do FreeDS. Obrigado pela ajuda.

Eu tenho um simples rele. O Shelly 1pm.

Uso o método do NetMeetering. Ver:Excedente solar - #34 por luuuis
No meu caso (tenho pouca potência instalada nos painéis) é muito bom. Grande parte do valor consumido pela resistência não é da produção, mas sim da rede. E a custo zero. Porque o saldo a cada 15 minutos fica muito próximo de zero.

Uma solução que use todo o excedente sem injeção (ou injeção de valores muito baixos) não aproveita o conceito de NetMeetering, ou seja ir buscar à rede.

Nota: no meu caso a E-Redes já está a contabilizar o NetMeetering.

1 Curtiu

E é necessário ter um contrato de venda de excedente para usar este método?

Atenção que, para quem tem a venda indexada ao preço de mercado, pode ser mais vantajoso vender toda a produção do que consumi-la… Vejam:

image

Para o método que falei (NetMeetering) não é necessário contrato de venda. Terás que avaliar a tua situação.

Sem dúvida o freeds…e o melhor sistema de gestão de excedentes .


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade