Estores elétricos - Equipamento

Olá pessoal.

Tenho 2 estores elétricos para instalar…

Que equipamentos recomendam, estava a pesquisar pelo sonoff 4ch pro com tasmota…
Apenas vão ser controlados pelo HA
Qual é a vossa opinião?

Obrigado
Cumps

1 Curtiu

Sonoff DUAL R3 também me parece perfeito…

Sei que existe shelly 2 PM… Mas o valor é mais alto…

Eu pessoalmente sou adepto da Shelly. Tens o 2.5 que é facílimo de integrar com o HA e se quiseres também podes usar a app deles.
Também tem outras vantagens como wifi-extender incluído caso seja importante para ti. Pela minha experiencia também são bastante fiáveis.

Olá.

O 2.5 já está fora do mercado…

Cumps

Tens razão nao me lembrei, tens o 2PM que o substitui.

shelly plus 2 acho que é o melhor a usar caso tenhas de controlar o estore numa tomada. caso tenhas os cabos dos estores directamente ao quadro (como no meu caso) podes usar algo mais robusto tipo shelly pro

Eu iria por módulos independentes em cada estore, para manter os botões físicos.
Sonoff r4 já está adaptado para estore e os loratap são muito bons também, tenho 7 e nunca deram problemas.

Usei Shelly 2.5 mas passado algum tempo, creio que não tenha sido a melhor opção, pelo menos com o Tasmota, a calibração é horrível, se abrir/fechar manualmente perde-se parte da calibração e só volta às posições correctas depois de fazer um ciclo completo (fechar ou abrir a 100%).

Aproveito para questionar aos restantes que têm Shelly+Tasmota se optaram por outro tipo de configuração, com tempos pré-definidos, como indica no site oficial, não é fiável.

O meu motor corta a corrente quando atinge o valor máximo, o ideal era o Shelly detectar que a corrente passou a zero e assumir que chegou ao fim.

porque não ficaste com o firmware da shelly? praticamente todos os dispositivos de controlo de estores funcionam por tempo, e quase todos têm esse problema quando abres e fechas manualmente, isto porque um ciclo de abertura automático não é a mesma coisa que tu a fechar e abrir constantemente em manual. o aparelho conta o tempo, mas não é preciso ao milésimo. sempre que chega a um fim de curso reseta o tempo, mesmo que o sinal esteja mais um ou dois segundos ligado, não faz mal pois o estore tem fins de curso para poder parar o movimento .
o firmware tasmota tem tempos diferentes de calibrarão para abrir e para fechar?

A minha opiniao é usares o shelly …tenho 6 estores instalados com o shelly com firmware orginal e esta muito muito bom.
Depois tens um add-on 5 estrelas

Podes puxar com o rato o estore para posicao que queres…naturalmente como sonoff tbm funciona e eu tm sou fã do sonoff com firware da tasmota.

Resumindo : para o estores uso shelly e estou muito muito contente e recomendo.

Abraço a todos.

Não uso software proprietário ou que dependa da cloud. Acho que a solução é trocar a configuração no tasmota e usar o shelly como interruptor simples, abre/fecha enquanto estiver pressionado.

1 Curtiu

@yaba eu tenho LoraTAP com Tasmota e a calibração funciona-me bem…

Deixo aqui a minha cábula para configuração de estores no Tasmota:

Template:

{“NAME”:“SC500W”,“GPIO”:[0,0,0,158,9,10,0,0,21,17,22,0,0],“FLAG”:0,“BASE”:18}


Comandos na consola do tasmota:

Backlog setoption80 1; restart 1
ShutterRelay1 1
Backlog Pulsetime1 0; Pulsetime2 0
Backlog Interlock 1,2; Interlock on


Calibração:

Baixar o estore todo, depois subir o estore todo e contar os segundos que demora. Se contar 25 seg, por na consola:

ShutterOpenDuration 25

Depois fazer o processo inverso… se for 24 segundos para descer, então colocar na consola:

ShutterCloseDuration 24

Para configurar o estore “meio aberto meio fechado”, baixar a totalidade do estore… e manualmente abrir até ver que está a meio, depois ir a consola e ver o que está escrito onde diz position:

Exemplo:
23:10:42 MQT: tele/estore_sala/SENSOR = {“Time”:“2020-06-17T23:10:42”,“ANALOG”:{“Illuminance”:12},“Shutter1”:{“Position”:66,“Direction”:0,“Target”:50}}

Neste caso está definido a 66%, mas está mal porque o meio deveria ser 50, então, colocar o comando abaixo para ficar ok:

ShutterSetHalfway1 66


Para que a posição dos estores esteja correcta no Home Assistant sempre que o dispositivo se reinicie precisas do seguinte comando:

    PowerRetain 1


Configurar o NTP para o servidor do Home Assistant, timezone, ... :

backlog NTPServer1 192.168.1.200; TimeZone 99; TimeDST 0,0,3,1,1,60; TimeSTD 0,0,10,1,2,0; IPAddress4 8.8.8.8;

1 Curtiu

Vou testar Rui, muito obrigado. Mas olhe que eles não perdem a posição ao reiniciar, é só mesmo se carregar no botão manual, ou seja:

Eu abro/fecho/paro a meio pela aplicação: sem problemas, fica sempre ok

Eu abro o estore na app, a esposa fecha pelo interruptor de parede, mas por algum motivo para a meio ou volta a abrir; quando preciso de abrir/fechar não bate certo, normalmente deixa de abrir a 100%. Para voltar ao normal, mando fechar pela app, e noto o atraso, o estore já está fechado, mas a app (Home Assistant) diz-me que ainda está a fechar, precisamente porque ainda não passaram os 25 segundos previstos.

Findo este processo, volta ao normal. Ou impeço a esposa de carregar nos interruptores ou resolvo com a configuração do Tasmota, certamente todos concordamos que a 2ª opção dará menos problemas :smiley: :smiley: hehe

Fiz agora um teste simples já com a sua configuração recomendada. Depois de calibrar:

1 - Abri completamente pela app

2 - fechei aproximadamente 40cm usando o botão, ao pressionar ele inicia o fecho e voltei a parar pressionando novamente

3 - abri ligeiramente e parei de imediato com o botão manual

4 - pressionei de novo para abrir por completo; ficaram uns 10cm a mais que o habitual quando está completamente aberto

Para que a abertura fique certa:

1 - fecho completamente (seja pela app ou botão)

2 - abro completamente (já ficou sem os tais 10cm)

Se estiver junto ao shelly, quando estas situações acontecem ouve-se o relé a atracar na posição errada, lá está, fica sempre dependente dos 25 segundos da configuração, se o estore estiver a meio e o shelly “achar” que está fechado não há forma de corrigir a não ser fazendo os dois ciclos, abrir/fechar ou vice-versa.

O motor dos estores têm bem configurado o fim de linha? Isto é, param no sítio, mesmo ficando a pressionar o botão?

Eu, no tasmota tenho calibrado mais 2 segundos que o tempo real, tanto para descer como subir.

Assim, dá-me uma folga para esses casos. Aquilo nunca é exato, tenho estores que pela dimensão maior, com o calor dilatam e demoram mais tempo que a frio…

Sim, e queria aproveitar isso mesmo, ou seja, o shelly até pode activar o botão todo o dia, logo que chega ao fim de linha o estore para. Como o 2.5 tem leitura de consumos, a minha ideia seria algo tipo: se amperagem > 0 está em serviço, = 0 chegou ao final, logo, desligar o relé. Isto de trabalhar com o tempo de abertura não me parece grande solução por parte do Tasmota. Não sei como fazem com outros firmwares, tenho de espreitar, mas já cheguei a um ponto que prefiro voltar ao sistema antigo, enquanto pressiono o botão o estore move-se, não sei se é possível replicar isto no Tasmota?

o shelly não depende da cloud ou de software proprietario… se te preocupa isso podes instalar o shelly no teu router/firewall bloquear o acesso á net ao shelly, e configurar o mqtt no shelly e vais continuar a ter acesso ao mesmo no home assistant e qualquer pedido de acesso á net por este aparelho é sempre negado.

Podes então mostrar-me o github do firmware original do Shelly? :smiley: :smiley: :smiley:

podes seguir este video que explica como voltar a colocar o firmware original…no entanto eu nunca fiz isto. video

Não é essa a minha questão, disseste que o Shelly é open source quando não é, a menos que tenha mudado, mostra-me o github ou onde é que têm a fonte disponível?

Como disse acima: não uso software proprietário, ou Tasmota ou ESPEasy ou ESPHome, mas nunca o de origem :smiley:

1 Curtiu

eu nunca disse que era open source…
qual é o problema de ser software proprietario?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade