Estores elétricos - Equipamento

Disseste acima “o shelly não depende da cloud ou de software proprietario…”

Se te referias ao hardware apenas, tens razão, não depende, podemos instalar outros firmwares. Se te referias ao pacote original (com software proprietário) o que eu disse continua a fazer sentido.

qual é o problema de ser software proprietario?

O que não faltam por aí são exemplos de empresas que de um dia para o outro descontinuaram o serviço, ou faliram, ou mudaram para versões pagas mensalmente, etc, etc…

Em IoT acontece imenso, compras uma campaínha com uma app para Android/iPhone, daqui a dois anos aquilo não dá lucro, ficas sem acesso à app. Nem precisamos de ir por aparelhos IoT, jogos, por exemplo, há imensos jogos que de um dia para o outro ficaram inacessíveis, para alguns, programadores de todo o mundo juntaram-se e criaram servidores, adivinha: open-source :slight_smile: caso contrário era mais um jogo para o lixo.

Até a própria Google, cria serviços e descontinua passado algum tempo só porque sim, ignorando completamente milhares de utilizadores que até gostavam do serviço, mas como não dá lucro, RIP.

Entendes a minha visão? eu não quero comprar algo hoje e estar sempre a pensar que amanhã pode não funcionar.

Em relação ao Home Assistant, tiveste recentemente o caso do Life360, sempre foi suportado, do nada, a API deixou de funcionar porque a empresa assim o decidiu, e pode, porque é software proprietário, é deles, tu pagas mas nada é teu :wink:

o shelly não depende de software proprietário da cloud para funcionar… exemplo: as maquinas de lavar LG depende sempre da cloud para ligar ao home assistant. este tipo de sistema é aquele que te deves preocupar em não comprar, no entanto é muito difícil arranjar equipamentos destes sem este tipo de “serviço”
no caso da shelly embora seja o firmware deles no shelly nada te obriga a instalar novas versões. o shelly através de MQTT pode funcionar sem a necessidade de internet ou actualizações do site deles, não precisas de mudar o firmware para tasmota ou esphome para ser 100% local com o shelly. faz a experiência e desliga o acesso á net ao shelly e vais ver que nada muda. ele continua a funcionar. o que disse está 100% correcto…

acho que deverias te informar antes de comprar equipamentos ou serviços das quais desconheces… nem tudo é o que parece. sim a comunidade open-source tem muitas coisas interessantes e de borla, mas não te esqueças home assitant é open source mas tem serviço cloud, e esse serviço cloud serve para pagar o trabalho de muita gente… nada é de borla e o que é de borla as vezes é pago de outra forma. amanha podes ter de pagar uma subscrição obrigatória do home assistant porque alguém resolveu vender o software. as coisas mudam, habitua-te.

Continuamos a falar de coisas diferentes, estás a falar do software usado na cloud, eu estou a falar do firmware que o shelly tem de origem, quem te garante a ti ou a mim que não faz alguma operação duvidosa? quem te garante que mesmo offline não tenha programado um trigger para daqui a 875 dias bloquear e te obrigar a comprar outro? (A própria HP já fez isso com as suas impressoras, chama-se: obsolescência programada).

E sim, tens razão (em parte) no que dizes sobre o próprio Home Assistant, a diferença GIGANTE é esta: eu posso neste momento fazer um fork e continuar a manter a minha própria versão do HA. Além disso, o serviço de cloud do HA não é obrigatório, no dia que se suspeitar que isso acontece, garanto-te que a comunidade faz logo um fork do código e aparece um HA novo sob outro nome.

É essa a vantagem de teres a fonte dos programas amigo, só morre se quiseres :wink:

tu é que não estas a perceber… faz o que te digo. instala o firmware da shelly liga por MQTT ao home assitant e no teu router corta a net ao shelly, depois diz me. o software da cloud será sempre deles e a única forma de não teres problemas é de não o usar.

jovem! estas a confundir a tua vontade com direitos de autor… no dia em que os programas open source forem vendidos, os direitos de autor tem de ser cumpridos. se a empresa assim o quiser obriga te a apagar o fork.
já leste os direitos de autor do que está no GitHub?

É escusado, queres que eu instale uma coisa que não sei o que faz internamente, cujo código eu não posso validar, não obrigado. Concluímos aqui para não fugir ao tópico inicial e para não abusarmos da boa vontade dos moderadores em permitir este tipo de assunto em nada relacionado com a questão original.

Podem obrigar a apagar o fork público, mas irei continuar a usá-lo internamente, ou achas que vão emitir um comunicado internacional para apagar qualquer cópia? :slight_smile: ou passa a ser ilegal usar uma versão antiga porque existe uma nova? hehe

tu não validas código nenhum… muito provavelmente nem sabes programar, estas só a teimar com uma questão que pouco percebes, ainda para mais programas open source não é sinónimo de segurança… os bugs(erros em funções do aparelho) vão sendo descobertos pela comunidade mas os que não são descobertos continuam lá e em códigos complexos dificilmente o noob da programação irá perceber isso. alias conto pelos dedos a malta que muda a palavra pass do router da operadora :grinning_face_with_smiling_eyes:
a mesma coisa em softwares proprietários.

open source é mais uma questão de transparência para a comunidade, mas a comunidade só quer coisas de borla e ninguém quer verificar nada mas sim pedir novas funções, melhorias e corrigir alguns erros técnicos… eu mesmo como programador dificilmente perco 2h a olhar para código que não é meu no GitHub, e sei que o deveria fazer antes de instalar, mas depois de um dia de trabalho a analisar código dificilmente tenho vontade de o fazer em casa.

Talvez fosse boa ideia pesquisares antes de afirmares coisas que não sabes. Parabéns, és um herói.
Reportado.

1 Curtiu

exacto tu estás aqui porque pagas te a mensalidade ao fim do mês no GitHub! não sejas hipocrita… nem sequer pagas pelo nabu, que é uma forma de ajudar o home assistant a crescer… e ninguém te vai julgar por não quereres usar a cloud deles, ATENÇÃO cada um sabe o que quer! mas a realidade é que muitos estão aqui porque é uma comunidade e tem programas de borla, ajuda de borla, etc… a comunidade nunca teria crescido de tal forma se fosse a pagar! não tenho a minima duvida.

o KNX tem mais de 20 anos no mercado, tem sensores de todo o tipo, a sua fiabilidade é das melhores, algumas das marcas de top usam o mesmo protocolo de comunicação (protocolo aberto) que knx. porque achas que poucos têm um sistema destes? não é por não quererem! é porque custa dinheiro…ETS custa dinheiro, os equipamentos são mais caros por causa das certificações… têm de respeitar as regras deles… é o que é.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade