Disseste acima “o shelly não depende da cloud ou de software proprietario…”
Se te referias ao hardware apenas, tens razão, não depende, podemos instalar outros firmwares. Se te referias ao pacote original (com software proprietário) o que eu disse continua a fazer sentido.
qual é o problema de ser software proprietario?
O que não faltam por aí são exemplos de empresas que de um dia para o outro descontinuaram o serviço, ou faliram, ou mudaram para versões pagas mensalmente, etc, etc…
Em IoT acontece imenso, compras uma campaínha com uma app para Android/iPhone, daqui a dois anos aquilo não dá lucro, ficas sem acesso à app. Nem precisamos de ir por aparelhos IoT, jogos, por exemplo, há imensos jogos que de um dia para o outro ficaram inacessíveis, para alguns, programadores de todo o mundo juntaram-se e criaram servidores, adivinha: open-source caso contrário era mais um jogo para o lixo.
Até a própria Google, cria serviços e descontinua passado algum tempo só porque sim, ignorando completamente milhares de utilizadores que até gostavam do serviço, mas como não dá lucro, RIP.
Entendes a minha visão? eu não quero comprar algo hoje e estar sempre a pensar que amanhã pode não funcionar.
Em relação ao Home Assistant, tiveste recentemente o caso do Life360, sempre foi suportado, do nada, a API deixou de funcionar porque a empresa assim o decidiu, e pode, porque é software proprietário, é deles, tu pagas mas nada é teu