Boa tarde,
Em primeiro lugar, apresento o meu agradecimento aos fundadores deste fórum pela iniciativa de criarem e manterem esta knowledge base que se está a revelar fundamental para quem pretende ter uma casa inteligente. Será ainda mais no futuro pelo crescendo da domótica.
Tive a oportunidade de investigar um pouco os vários tópicos de modo a perceber se encontrava uma solução directa e eficáz mas não consegui encontrar nada que fosse direto conforme pretendo, deste modo exponho a minha dúvida.
Estou recentemente a remodelar a minha casa, que tem estores. Felizmente, tenho a possibilidade de colocar estores eléctricos sem abrir muitos roços para colocar interruptores, quais não dispenso pois cabo é cabo (requisito 1). Contudo, pretendo iniciar desta forma a minha casa inteligente. Para o efeito pretendo também instalar o meu Home Assistant num Synology e assim ter o meu hub, não descurando a minha privacidade e segurança (requisito 2).
Adicionalmente, pretendo ter um controlo remoto físico RF (requisito 3) e controlar via HA (Requisito 4), todos os estores. Do que tenho lido, necessito sempre de conjugar soluções e adquirir equipamentos distintos para fazer tudo isto. Comprar um Shelly, comprar um Sonnoff bridge, comprar comandos RF para falar com o Sonnoff bridge, etc. Encontrei algo bastante interessante que faz tudo isso mas funciona com Tuya (viola o requisito 2): controlador zemismart/LoraTap com Wi-Fi + RF.
Em suma, o que pretendo é:
1. Ter um espelho para controlo dos estores através de botão;
2. Garantir a privacidade e segurança dos meus equipamentos inteligentes, ou seja, independência de cloud/internet;
3. Controlo por comando RF; (não dispenso pois a praticidade de ter um comando na mesinha de cabeceira ou secretária é excelente)
4. Controlar via HA, ou seja, ligação por Wi-Fi sem intermediários.
A casa tem 3 pisos e a cobertura será garantida por Wi-Fi através de powerline (poderei ter problemas de interferências com os controladores, como por exemplo com um shelly 2.5?). Por este motivo, temo que Sonnoff bridge venha a ser uma solução cara pois teria de comprar os shelly, os controlos RF e ainda comprar bridges Sonnoff para colocar em vários locais da casa. O ideal seria um Shelly com RF integrado, que no fundo é o que esse zemismart/LoraTap faz.
O flash de controladores para colocar Tasmota (nunca o fiz) é uma opção viável desde que o RF continue a funcionar (será que ao fazer no Zemismart/LoraTap continuará a funcionar após um possível flash com Tasmota? (isto se der para flashar))
Alguém me consegue direccionar ou dar algum palpite?
Cumps.