Às vezes é preciso alimentar o TTL RS-485 com 5V
Hoje (ou melhor, desde ontem) deixei de ter dados no Home Assistant. O EasyHAN aparentemente continua a funcionar corretamente, a reportar as métricas para o MQTT no tópico tele/edpbox1
:
… mas o tópico que coloca a informação no Home Assistant desapareceu.
Alguém já teve uma situação semelhante, e sabe como resolver?
Faz restart ao easyhan
ok, isso resolveu.
Eu tenho uma automação que faz restart ao EasyHAN sempre que está mais do que 1 minuto sem receber dados, mas deve estar a falhar por alguma razão.
Obrigado
PS: Parece que estamos a precisar de um quadro de Troubleshoot, “quando acontecer isto, faz isto”
Deves ter mexido no mqtt. Isso deveria ter Retain.
Seja como for tens aí 1970 no json
Tinha aqui dois problemas:
- A info do MQTT perdeu-se porque embora tenha retain, não tinha a config do mosquitto a persistir a informação para disco. Ontem à tarde o container fez restart e a info do EasyHAN foi-se
- A automação que reiniciava o EasyHAN estava a falhar porque esta a apontar para um IP que entretanto mudou, por isso embora dissesse que tinha reiniciado, não tinha
Relativamente ao ponto 1, não há hipótese do EasyHAN recuperar a ligação ao MQTT se for abaixo e entretanto voltar?
Só envio o discovery no início
cat mosquitto.conf
persistence true
persistence_location /mosquitto/data/
Sim, entretanto já tinha corrigido isso, para garantir que pelo menos aguenta-se entre restarts.
Não daria mesmo para enviar o discovery caso detecte falha na ligação ao MQTT?
Tendo a automação a funcionar corretamente, resolve-se, mas certamente isto acontece a mais pessoas e ter uma forma de recuperar a ligação seria mais simples do que andar com estes processos acessórios
Mudas para esphome, se não usares nada no interface do tasmota
Boa tarde,
Activaram ontem a porta HAN e depois de instalar o hardware ficou a funcionar bem até hoje.
às 15:32, deixou de atualizar os dados tanto no tasmota como no home hassistant.
O contador é um KAIFA 109H
O output da consola:
Alguma ajuda?
Só aparece os dados com Sensor53 d0
Não deves ter a exportação activa.
Muda 06 para 03
+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,11,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0007,r01440601
+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,11,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0007,r01440301
Obrigado
Fiz a alteração, mas continua igual.
Nota que alguns comandos, não devolvem resposta. É mesmo assim?
Não me lembro se ontem quando funcionava, tinha respostas a estes comandos.
Remove mesmo isso: ,r01440301
No fim tens de meter na consola: Sensor53 d0
Se não chega ao HA o problema é outro
Removendo esse registo, parece que dá sempre resposta e não falha nenhum.
Sim, depois de verificar na consola, coloco o Sensor53 d0 para aparecerem dados na página inicial, mas continuam todos a zero.
Para despiste, gravei a versao esphome noutro hardware e saiu o seguinte:
Recebe os dados, mas parece que os registos estão todos fora do sítio!
Já tinha testado há pouco instalar a V2, mas também sem sucesso.
Sim tenho um modem Dynasys.
O chicote HAN, liga ao modem, e depois do modem ao contador.
Não sei se o modem faz apenas o bypass do RS485, ou “simula” os registos no próprio modem!
Se for o segundo caso, será que o modem se baralhou?
Não creio haver uma forma de forçar um reset ao modem, correto?
O modem faz relay/proxy. Tem controlo total sobre os pedidos.
Se faz cache não sei.
Na V2 limpo o buffer em varios sitios.
Deverá ser do modem então.
Neste caso, “corrupção” de dados ainda é pior que perder o acesso à porta 24horas
Boa noite.
Deixar aqui o feedback, talvez possa ser util para alguem.
Ontem fiz algum troubleshooting, usando a configuração esphome. Conseguia ler os dados da energia (totais, vazio, ponta e cheias) corretamente. Mas se adicionasse mais algum registo, por exemplo a potencia ativa, ou o clock, passava a enviar dados errados e ou fora do sítio.
Liguei para a e-redes ontem a ver se podiam remotamente fazer um reset ao modem, e depois de uma resposta “…eu não sou técnico por isso lamento mas não posso fazer nada…”, tive que escalar a situação.
certo é que hoje ligaram de manhã do backoffice a indicar que estiveram a tentar identificar o problema e que por via das dúvidas vão enviar um técnico na proxima segunda feira para rever a configuração no local.
Durante a tarde de hoje voltei a testar para ver se por ventura fizeram alguma coisa, e voilá, estava tudo a funcionar corretamente outra vez. Testado com o tasmota e com o esphome.
Reconfiguei o esphome para ler os registos de potência ativa e clock a cada 5 segundos e os valores das energias (totais, vazio, ponta e cheias) a cada 15 segundos.
Não sei se é um refresh muito agressivo que possa provocar alguma interferência no modem/contador, vamos ver como se porta durante o fim de semana.
Grande obrigado nikito7 pela ajuda no despiste, bem como pelos conteúdos disponibilizados.
2024-03: Aparentemente os ZIV também andam a ser actualizados
Boa noite,
Deixar uma atualização do meu caso.
Após 2 dias a funcionar corretamente, voltou a dar problemas e neste caso, nem respondia aos comandos.
Reparei que a hora a que deixou de funcionar, foi exatamente a mesma aquando deu problemas anteriormente.
Lembrei-me de ter lido que poderia haver problemas, ao fazer pedidos de dados quando o modem reinicia!
No dia seguinte comprovei visualmente que o modem reinicia exatamente há hora em que os problemas apareceram.
Adicionei um automatismo para pausar o polling durante o periodo em que há o reinício e desde então tem estado a funcionar sem problemas há 6 dias.
Reparei também que o modem reinicia a cada 24h desde o momento em que foi instalado, portanto acredito que se faltar a electricidade, a hora de reinicio também vá mudar, não sendo uma hora fixa predeterminada.
O setup, para que possa servir de referência para alguém:
Contador: KAIFA 109H
Modem GPRS: Dynasys
Hardware: ESP32, com alimentação dedicada
Software: ESPHome, mas comprovado o funcionamento também com o Tasmota
Ligação: Cabo ethernet, com aproximadamente 16/17 metros
Obrigado