Boa noite.
Deixar aqui o feedback, talvez possa ser util para alguem.
Ontem fiz algum troubleshooting, usando a configuração esphome. Conseguia ler os dados da energia (totais, vazio, ponta e cheias) corretamente. Mas se adicionasse mais algum registo, por exemplo a potencia ativa, ou o clock, passava a enviar dados errados e ou fora do sítio.
Liguei para a e-redes ontem a ver se podiam remotamente fazer um reset ao modem, e depois de uma resposta “…eu não sou técnico por isso lamento mas não posso fazer nada…”, tive que escalar a situação.
certo é que hoje ligaram de manhã do backoffice a indicar que estiveram a tentar identificar o problema e que por via das dúvidas vão enviar um técnico na proxima segunda feira para rever a configuração no local.
Durante a tarde de hoje voltei a testar para ver se por ventura fizeram alguma coisa, e voilá, estava tudo a funcionar corretamente outra vez. Testado com o tasmota e com o esphome.
Reconfiguei o esphome para ler os registos de potência ativa e clock a cada 5 segundos e os valores das energias (totais, vazio, ponta e cheias) a cada 15 segundos.
Não sei se é um refresh muito agressivo que possa provocar alguma interferência no modem/contador, vamos ver como se porta durante o fim de semana.
Grande obrigado nikito7 pela ajuda no despiste, bem como pelos conteúdos disponibilizados.