Easy HAN ® Porta HAN - Configuração WiFi, MQTT, FAQ

Boa tarde,

Activaram ontem a porta HAN e depois de instalar o hardware ficou a funcionar bem até hoje.

às 15:32, deixou de atualizar os dados tanto no tasmota como no home hassistant.

O contador é um KAIFA 109H

O output da consola:

Alguma ajuda?

Só aparece os dados com Sensor53 d0

Não deves ter a exportação activa.

Muda 06 para 03

+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,11,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0007,r01440601

+1,3,mN1,1,9600,EB1,1,11,r010400010001,r0104006C0002,r010400160002,r010400260003,r010400790003,r0104007F0001,r0104000B0007,r01440301

Obrigado

Fiz a alteração, mas continua igual.

Nota que alguns comandos, não devolvem resposta. É mesmo assim?
Não me lembro se ontem quando funcionava, tinha respostas a estes comandos.

Remove mesmo isso: ,r01440301

No fim tens de meter na consola: Sensor53 d0

Se não chega ao HA o problema é outro

Removendo esse registo, parece que dá sempre resposta e não falha nenhum.

Sim, depois de verificar na consola, coloco o Sensor53 d0 para aparecerem dados na página inicial, mas continuam todos a zero.

Para despiste, gravei a versao esphome noutro hardware e saiu o seguinte:

Recebe os dados, mas parece que os registos estão todos fora do sítio!

Muda para a V2

http://u.easyhan.pt/v2/tasmota-4M.bin

Tens modem?

Já tinha testado há pouco instalar a V2, mas também sem sucesso.

Sim tenho um modem Dynasys.
O chicote HAN, liga ao modem, e depois do modem ao contador.

Não sei se o modem faz apenas o bypass do RS485, ou “simula” os registos no próprio modem!
Se for o segundo caso, será que o modem se baralhou? :slight_smile:
Não creio haver uma forma de forçar um reset ao modem, correto?

O modem faz relay/proxy. Tem controlo total sobre os pedidos.

Se faz cache não sei.

Na V2 limpo o buffer em varios sitios.

Deverá ser do modem então.

Neste caso, “corrupção” de dados ainda é pior que perder o acesso à porta 24horas

Boa noite.

Deixar aqui o feedback, talvez possa ser util para alguem.

Ontem fiz algum troubleshooting, usando a configuração esphome. Conseguia ler os dados da energia (totais, vazio, ponta e cheias) corretamente. Mas se adicionasse mais algum registo, por exemplo a potencia ativa, ou o clock, passava a enviar dados errados e ou fora do sítio.

Liguei para a e-redes ontem a ver se podiam remotamente fazer um reset ao modem, e depois de uma resposta “…eu não sou técnico por isso lamento mas não posso fazer nada…”, tive que escalar a situação.

certo é que hoje ligaram de manhã do backoffice a indicar que estiveram a tentar identificar o problema e que por via das dúvidas vão enviar um técnico na proxima segunda feira para rever a configuração no local.

Durante a tarde de hoje voltei a testar para ver se por ventura fizeram alguma coisa, e voilá, estava tudo a funcionar corretamente outra vez. Testado com o tasmota e com o esphome.

Reconfiguei o esphome para ler os registos de potência ativa e clock a cada 5 segundos e os valores das energias (totais, vazio, ponta e cheias) a cada 15 segundos.
Não sei se é um refresh muito agressivo que possa provocar alguma interferência no modem/contador, vamos ver como se porta durante o fim de semana.

Grande obrigado nikito7 pela ajuda no despiste, bem como pelos conteúdos disponibilizados.

1 Curtiu

2024-03: Aparentemente os ZIV também andam a ser actualizados

Boa noite,

Deixar uma atualização do meu caso.

Após 2 dias a funcionar corretamente, voltou a dar problemas e neste caso, nem respondia aos comandos.
Reparei que a hora a que deixou de funcionar, foi exatamente a mesma aquando deu problemas anteriormente.
Lembrei-me de ter lido que poderia haver problemas, ao fazer pedidos de dados quando o modem reinicia!
No dia seguinte comprovei visualmente que o modem reinicia exatamente há hora em que os problemas apareceram.
Adicionei um automatismo para pausar o polling durante o periodo em que há o reinício e desde então tem estado a funcionar sem problemas há 6 dias.
Reparei também que o modem reinicia a cada 24h desde o momento em que foi instalado, portanto acredito que se faltar a electricidade, a hora de reinicio também vá mudar, não sendo uma hora fixa predeterminada.

O setup, para que possa servir de referência para alguém:
Contador: KAIFA 109H
Modem GPRS: Dynasys
Hardware: ESP32, com alimentação dedicada
Software: ESPHome, mas comprovado o funcionamento também com o Tasmota
Ligação: Cabo ethernet, com aproximadamente 16/17 metros

Obrigado

1 Curtiu

Pausar o polling é a melhor solução.

Sim.

Suponho que o contador fique preso no DLMS, na porta HAN.

Visto acontecer também, caso o modem também esteja em paralelo.

1 Curtiu

Boa noite!
Fiz asneira e agora não consigo aceder ao EasyHan.
A pass que coloquei sei, não sei é o user por defeito

1 Curtiu

O utilizador é: admin

1 Curtiu

Obrigado!
Resolvido!

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade