⚡️ Easy HAN ® E5 - Leitor WiFi da porta HAN

Alguém com o mesmo problema, suponho que devido à mudança de comercializador? Sempre que mudam de comercializador têm de passar por este fado novamente?

Sendo o mesmo titular o mesmo, não devia, mas tem acontecido.

Resolve-se no apoio ao cliente

Obrigado. Acabei então por contactar a E-Redes através do Balcão Digital sobre o assunto, a ver o que me dizem.

Acabaram de me mandar mail:

Não sei se eles perceberam a minha questão, eu não estou a fazer leituras remotas, estou a tentar ler localmente na porta HAN. Vou tentar contactar através de um email que vi por aí, “Apoio.EntidadesTerceiras@e-redes.pt”, pode ser que tenha mais sorte.

Bem, entretanto dei de caras com o tutorial de upgrade de firmware para a v2. Fiz upgrade via OTA para a v2, apaguei os ficheiros que lá vinham listados no Github, meti os novos, e apaguei também uns .csv. Ou seja, fiquei no filesystem apenas com isto:

Depois de reiniciar a box, já lê! Não sei bem porquê, mas lê. E eu a pensar que era culpa da e-redes, por causa do erro 81.

Para a V2 não são esses ficheiros:

https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/EB1/

Pode ter sido temporário.
Mas o erro 81 é problema de configuração do contador

O screen é do teu github, os files saquei daqui: https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/HAN-V2.zip > folder EB1, são os correctos, presumo?

folder EB1, são os correctos, presumo?

Sim

1 Curtiu

Boas. Comprei um EasyHAN (E4.2) em maio e esta semana finalmente instalei. Comecei desde o início a ter problemas com o WiFi.

Quando configurei o MQTT inicialmente, usei “homeassistant.local”, em vez do IP. Quando o EasyHAN reiniciou não tinha qualquer ligação ao WiFi e tive de o desligar e voltar a ligar algumas vezes até ter ligação outra vez. Quando consegui a ligação por hotspot fiz reset, pensando que o problema era ter escrito “homeassistant.local” em vez do IP da máquina. Ao longo de várias tentativas, acho que consegui configurar o firmware v2 bem (mas é possível que esteja uma salganhada), mas os problemas com o WiFi continuam. Nomeadamente, o EasyHAN desliga-se do Home Assistant 1-2 horas após reiniciar. Normalmente é exatamente na 1 hora e fica desligado durante 2-9 horas.

Tenho uma hipótese que ele continua ligado mas sem ligação WiFi após desligar do Home Assistant mas não sei confirmar isso. Quando vou à app MEO Smart WiFi enquanto ele não está ligado ao Home Assistant, aparece como offline, mas com a última ligação há menos de 5 minutos, apesar de não registar dados no Home Assistant há horas.

Tentei procurar causas disto e vi online que Tasmota com ESP 82xx pode ter problemas com sinal WiFi fraco, com o canal de WiFi automático, e com redes mistas de 2.4GHz e 5GHz. O EasyHAN está num local com bom sinal, fixei o WiFi num só canal e defini no MEO Smart WiFi para só mostrar o 2.4GHz ao EasyHAN… Mas continuo com este problema.

Algo interessante é que se eu mudar o SSID da rede e depois mudar de volta ao original, o EasyHAN liga-se imediatamente e sem problema ao WiFi e o uptime volta a 0.

Agradecia qualquer ajuda nisto, e peço desculpa pela descarga de informação.

Update: Parece que o problema era com o router WiFi 6 da MEO. Após correr Wifi 3 na consola do EasyHAN, estabilizou e já vai em 64h de uptime.

1 Curtiu

Contacta-me via WhatsApp

ota url

V1:
http://u.easyhan.pt/v2/tasmota-4M-v1.bin.gz

V2:
http://u.easyhan.pt/v2/tasmota-4M.bin.gz

Olá, bom dia.

Comprei um E5 há menos de um mês e já reparei umas três vezes que ele esporadicamente para de enviar informações via MQTT, apesar de conseguir acessar normalmente a interface através do IP local. Me parece que as métricas do FreeDS terem menos impacto e não pararem de enviar tantas vezes quanto as outras métricas. Estes são os dados dos últimos dias a título de exemplo

Active Power Import:
Screenshot 2025-02-13 at 08.54.50

Até agora não foi resolvido nenhuma vez automaticamente, tive que fazer restart manualmente (às vezes múltiplas vezes até voltar a enviar)

Como posso evitar que isso aconteça? Não quero perder as informações importantes e ter que descobrir só depois de vários dias. Obrigado!

Experimenta

Tools > Console: Wifi 3

Copilot AI

O que é o Easy HAN ?

O Easy HAN é um sistema que permite a leitura de dados de contadores inteligentes em tempo real. Ele utiliza um Leitor WiFi/Ethernet para acessar informações sobre consumo de energia, excedentes e eficiência energética. Além disso, pode ser integrado a plataformas como Home Assistant, InfluxDB e Grafana, facilitando o monitoramento e a análise dos dados.

Se quiser saber mais ou adquirir um dispositivo, pode visitar o site oficial aqui. Está interessado em como ele pode ser útil para você? :blush:

Quais são os principais benefícios do Easy HAN?

O Easy HAN oferece vários benefícios para quem deseja monitorar o consumo de energia de forma eficiente. Aqui estão alguns dos principais:

• Acesso em tempo real: Permite visualizar os dados do contador inteligente instantaneamente.
  • Monitoramento de consumo e excedentes: Ajuda a entender melhor o uso de energia e identificar oportunidades de economia.
  • Eficiência energética: Com os dados detalhados, é possível ajustar hábitos para reduzir desperdícios e otimizar o consumo.
  • Integração com plataformas: Compatível com Home Assistant, InfluxDB, Grafana e MQTT, facilitando a análise e automação.
  • Facilidade de instalação: Pode ser conectado diretamente à porta HAN do contador inteligente, sem necessidade de configurações complexas.

Se quiser saber mais detalhes, pode conferir o site oficial aqui. Você está pensando em usar um sistema como esse? :blush:

Quais são as melhores práticas para otimizar o consumo energético com o Easy HAN?

O Easy HAN pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar o consumo energético. Aqui estão algumas melhores práticas para tirar o máximo proveito dele:

1. Monitorização em tempo real – Utilize o Easy HAN para acompanhar o consumo energético e identificar padrões de uso excessivo.
  2. Automação inteligente – Integre-o com plataformas como Home Assistant para automatizar dispositivos e reduzir desperdícios.
  3. Ajuste da potência contratada – Verifique se a potência contratada corresponde às suas necessidades reais.
  4. Uso eficiente de eletrodomésticos – Escolha equipamentos com classificação energética elevada e evite o modo standby.
  5. Gestão de excedentes – Se tiver painéis solares, use o Easy HAN para monitorizar e otimizar o autoconsumo.
  6. Análise de dados históricos – Compare consumos ao longo do tempo para ajustar hábitos e reduzir custos.

Se quiser aprofundar mais sobre o tema, pode consultar este artigo ou explorar as funcionalidades do Easy HAN no site oficial. Está a pensar implementar alguma destas estratégias?

2025-04-23

O Easy HAN é um dispositivo que permite acessar os dados de contadores inteligentes em tempo real. Ele é projetado para monitorar o consumo de energia, excedentes e eficiência energética através da porta HAN (Home Area Network) dos contadores. Além disso, o Easy HAN pode ser integrado com plataformas como Home Assistant, InfluxDB e Grafana, oferecendo uma visão detalhada e personalizável do uso de energia.

Se você está interessado em gerenciar melhor o consumo de energia ou explorar soluções de IoT, o Easy HAN pode ser uma ferramenta útil. Quer saber mais sobre como ele funciona ou onde adquiri-lo?

E5.4

Non-standard 32bits modbus reader

1 Curtiu

Olá malta e Nikito7

lá recebi há uns tempos o Easy Han e consigo com sucesso ter as metricas acedendo à página do Easy Han. Exemplo abaixo do que vejo na console do EasyHan e da pagina principal:

11:42:31.711 MQT: freeds/edpbox1/SENSOR = {"Time":"2025-12-14T11:42:31","ENERGY":{"Voltage":234,"Power":1760,"Import":1760,"Export":0}}
11:42:36.314 MQT: tele/edpbox99/STATE = {"Time":"2025-12-14T11:42:36","Uptime":"2T18:33:48","UptimeSec":239628,"Heap":15,"SleepMode":"Dynamic","Sleep":75,"LoadAvg":31,"MqttCount":6,"Wifi":{"AP":1,"SSId":"XXXXXX","BSSId":"XXXXXX","Channel":6,"Mode":"11n","RSSI":64,"Signal":-68,"LinkCount":4,"Downtime":"1T18:00:11"}}
11:42:36.334 MQT: tele/edpbox99/SENSOR = {"Time":"2025-12-14T11:42:36","HEB1":{"s0":0.514,"s1":125.147,"s2":0.000},"EB1":{"ErrCode":"0xE2","ErrTime":"11:14:43","ErrCnt":49,"CLK":"11:42:30","HH":11,"MM":42,"SS":30,"VL1":234.7,"CL1":7.7,"API":1760,"APE":0,"PF":0.991,"FR":50.0,"TET1":7600.842,"TET2":4805.552,"TET3":9712.104,"TEI":22118.502,"TEE":69.909,"qs":0.403,"LP1_Y":2025,"LP1_M":12,"LP1_D":14,"LP1_HH":11,"LP1_MM":30,"LP1_GMT":"00","LP3_IMP":0.514,"LP4":0.146,"LP6_EXP":0.000,"LPid9":514,"LPid11":146,"LPid14":0,"LPid10":0,"LPid13":0,"LPid12":0,"CT1":5.75,"ICP":1,"Tariff":3,"FW":7.305}}
11:42:38.530 HAN: 11:42:39 !
11:42:40.527 MQT: freeds/edpbox1/SENSOR = {"Time":"2025-12-14T11:42:40","ENERGY":{"Voltage":233,"Power":1742,"Import":17
NTP 2025-12-14 11:44:06 Heap 13.9 kB
Init 100 % TelePeriod 10 Version 20104
Wifi Retry Power 15 dBm Topic edpbox99

EB1 Consumo Net.	125.147 kWh
EB1 Excedente Net.	0.000 kWh

LP-2025-12.csv	Charts JS

Easy HAN ® V2	7.305

EMI Clock	11:43:59
EMI ICP Closed	1

MB Status	OK 0s
MB Index	5
MB Error Time	11:14:43
MB Error Code	0xE2
MB Error Count	49
MB Error Rate	0.7
MB Restart	0
MB Watchdog	1s
MB Serial	8N2
MB Type	EB1 / 1
MB Latency	95 ms
MB Timeout	1500 ms
MB Delay Wait	750 ms
MB Delay Error	35000 ms

Voltage L1	236.1 V
Current L1	7.6 A
Power Import	1771 W
Power Export	0 W
Power Factor	0.990 φ
Frequency	50.0 Hz

Energy T1 Vazio	7600.842 kWh
Energy T2 Ponta	4805.552 kWh
Energy T3 Cheias	9712.147 kWh

Energy Total Import	22118.545 kWh
Energy Total Export	69.909 kWh

o meu problema é no HA provavelmente devido a amadorismo meu - apenas tenho medidas para 3 metricas:

corresponde ao |Power Import|1792 W| e |Power Export|0 W| que é atualizado em tempo real no HA o que me leva a crer que a comunicação EasyHan <-> HA funciona bem e existe.

Tudo me leva a crer que é o no lado do HA ou o Mosquito que a coisa está a bater.

Alguma ideia do que posso investigar a seguir para corrigir isto?

Easy han > mqtt

Topic: edpbox1

assim:

edpbox1 no lugar de edpbox99

[⚡️Easy HAN ® Porta HAN - Configuração WiFi, MQTT, FAQ]

1 Curtiu

resolvido! Obrigado.

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade