Tem de suportar os 32bits da edpbox.
[https://github.com/nikito7/edpbox-dev/blob/dev/DEF-C44-509.pdf]
Tem de suportar os 32bits da edpbox.
[https://github.com/nikito7/edpbox-dev/blob/dev/DEF-C44-509.pdf]
penso que não será problema. os datapoints no manual do equipamento são de 4bytes e alguns já estão definidos para o que pretendo. posso ter de criar um ou outro.
sabes se é necessário algum tipo de autenticação para aceder aos dados?
Não.
A questão dos 32bits é o pedido, tem de ser count 1 e não count 2.
Depende do device que vais comprar
A questão dos 32bits é o pedido, tem de ser count 1 e não count 2.
no manual da gateway não encontro nada sobre isso, terei de verificar quando tiver o contador montado.
The channels have consecutive register addresses (address “+1” for Modbus data types
“1 Byte/2 Byte”. Address “+2” for Modbus data type “4 Byte”).
no caso da edpbox seria sempre +1.
Se pedires 2 vai responder com 8bytes
ok, achas que dá para usar?
Se não conseguires enviar um pedido completo em hex, provavelmente não.
Os Watts e kWh são 32bits.
Se não funcionar perdes o essencial.
ok, eu vou ver. em ultimo caso instalo o easyhan
Boas. Primeiro quero agradecer ao autor do projecto pelo ótimo trabalho. Boa iniciativa.
Gostava de saber se alguém já passou por isto: tenho o EasyHAN a trabalhar há cerca de meio ano sem problemas. Comercializador, GoldEnergy. No site da E-Redes fiz o pedido para acesso aos dados de contador, alguns dias depois meteram cá a porta HAN, paguei, e tem estado tudo OK até agora, com as leituras no HASS.
Há coisa de um mês ou dois, troquei de comercializador para a Galp. E hoje verifiquei que tenho o malfadado erro 81:
Pensei que deveria ter que ver com a troca de comercializador, conforme indicado aqui. Então voltei à página da E-Redes, mas agora não consigo pedir novo acesso aos dados de contador, não tenho pontos de entrega disponíveis.
Alguém com o mesmo problema, suponho que devido à mudança de comercializador? Sempre que mudam de comercializador têm de passar por este fado novamente?
Alguém com o mesmo problema, suponho que devido à mudança de comercializador? Sempre que mudam de comercializador têm de passar por este fado novamente?
Sendo o mesmo titular o mesmo, não devia, mas tem acontecido.
Resolve-se no apoio ao cliente
Obrigado. Acabei então por contactar a E-Redes através do Balcão Digital sobre o assunto, a ver o que me dizem.
Acabaram de me mandar mail:
Não sei se eles perceberam a minha questão, eu não estou a fazer leituras remotas, estou a tentar ler localmente na porta HAN. Vou tentar contactar através de um email que vi por aí, “Apoio.EntidadesTerceiras@e-redes.pt”, pode ser que tenha mais sorte.
Bem, entretanto dei de caras com o tutorial de upgrade de firmware para a v2. Fiz upgrade via OTA para a v2, apaguei os ficheiros que lá vinham listados no Github, meti os novos, e apaguei também uns .csv. Ou seja, fiquei no filesystem apenas com isto:
Para a V2 não são esses ficheiros:
https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/EB1/
Pode ter sido temporário.
Mas o erro 81 é problema de configuração do contador
O screen é do teu github, os files saquei daqui: https://u.easyhan.pt/v2/setup-v2/HAN-V2.zip > folder EB1, são os correctos, presumo?
folder EB1, são os correctos, presumo?
Sim
Boas. Comprei um EasyHAN (E4.2) em maio e esta semana finalmente instalei. Comecei desde o início a ter problemas com o WiFi.
Quando configurei o MQTT inicialmente, usei “homeassistant.local”, em vez do IP. Quando o EasyHAN reiniciou não tinha qualquer ligação ao WiFi e tive de o desligar e voltar a ligar algumas vezes até ter ligação outra vez. Quando consegui a ligação por hotspot fiz reset, pensando que o problema era ter escrito “homeassistant.local” em vez do IP da máquina. Ao longo de várias tentativas, acho que consegui configurar o firmware v2 bem (mas é possível que esteja uma salganhada), mas os problemas com o WiFi continuam. Nomeadamente, o EasyHAN desliga-se do Home Assistant 1-2 horas após reiniciar. Normalmente é exatamente na 1 hora e fica desligado durante 2-9 horas.
Tenho uma hipótese que ele continua ligado mas sem ligação WiFi após desligar do Home Assistant mas não sei confirmar isso. Quando vou à app MEO Smart WiFi enquanto ele não está ligado ao Home Assistant, aparece como offline, mas com a última ligação há menos de 5 minutos, apesar de não registar dados no Home Assistant há horas.
Tentei procurar causas disto e vi online que Tasmota com ESP 82xx pode ter problemas com sinal WiFi fraco, com o canal de WiFi automático, e com redes mistas de 2.4GHz e 5GHz. O EasyHAN está num local com bom sinal, fixei o WiFi num só canal e defini no MEO Smart WiFi para só mostrar o 2.4GHz ao EasyHAN… Mas continuo com este problema.
Algo interessante é que se eu mudar o SSID da rede e depois mudar de volta ao original, o EasyHAN liga-se imediatamente e sem problema ao WiFi e o uptime volta a 0.
Agradecia qualquer ajuda nisto, e peço desculpa pela descarga de informação.
Update: Parece que o problema era com o router WiFi 6 da MEO. Após correr Wifi 3 na consola do EasyHAN, estabilizou e já vai em 64h de uptime.
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