Domus 40 - EFAPEL

Boa tarde. Já liguei o interruptor ao ha. Ainda ando aqui um bocado perdido porque as funções são estranhas (pelo menos para mim) vou deixar algumas fotos. Cumprimentos

Obrigado pelo feedback. Não percebi uma coisa. Tens só o interruptor? Ou seja, sem a “caixa” deles que depois tinha de ter a chave usb? Ou tens de ter tudo na mesma? Isso é zigbee certo?

Sim é ZigBee, este é só o módulo das percianas. Não tenho a central deles para testar. Consegui fazer mais uns testes e a barra de dim da luz faz subir e descer a perciana. Não consegui foi emparelhar outros dispositivos através deste, supostamente devia dar. O medidor nunca obtive valores. Cumprimentos
(Estou a usar a pen ZigBee da sonoff no raspberry)

Eu tenho exactamente o mesmo setup (pen da sonoff e raspberry pi). E como tenho aparelhagem EFAPEL, queria poder mudar apenas alguns dos interruptores, tomadas, etc sem ter de ter o sistema todo deles que é caríssimo.

Se fizeres (ou mais alguém) conseguir fazer testes, partilha que a malta agradece :slight_smile:

Pedi este a um conhecido para testes não sei se ele vai ter mais diferentes. Posso estar enganado mas este acho que anda nos 50/60€, um bocado caro para o que faz. Na minha opinião para este preço podia ter 4 relés ( triacs) o que fosse e ter mais funções. Se fosse meu certamente ia abrir para ver as pcbs. Vou ver o que consigo de outros modelos. Entretanto mando o vídeo dele a funcionar. Quanto ao made in Portugal não sei se é montado em Portugal se as placas são tugas.

Eu sei que há a solução shelly e outro idênticos mas no meu caso não tenho espaço para os colocar nas caixas pelo que gostava de trocar a aparelhagem. A solução de poder comprar um interruptor ou tomada individualmente seria porreiro. Mas pensando bem, se calhar nem vendem em separado…

Com estes então não ias ter sorte, só servem para caixas fundas. Tenho instalado sonoff mini, mini R2, dual r3, tuya (tipo mini), ZigBee dual (tipo mini), Pow R2, th16, smtonoff( disjuntor) e algumas placas customizadas D1 mini e nodMCU com esphome.
As que menos falham são as Esphome depois as sonoff, tuya e ZigBee.
Tenho umas luzes que gostava de alterar e pensei na Efapel mas agora já estou com dúvidas.

É isto? Realmente não tinha reparado que era um caixote tão grande. Nem entendo o motivo.

É isso. Ao inicio pensei que ia ter 4 saídas e assim justificava o tamanho mas para duas saídas é muito grande. E muito caro :joy:.

Ridículo! Isto serve para quem não quer ter de pensar e paga qualquer preço. Tá esquecido :slight_smile:

Obrigado Cândido pelos testes!

Bom dia Cândido,
Conseguiu ligar um interruptor directamente ao ha atrás de zigbee? Como é que fez a ligação? Supostamente no funciona por RF?

Estou prestes a comprar uma casa com estes interruptores e queria saber que opções tinha.

Obrigado!

Bom dia. Consegui através do ZigBee normal mas também deve ser possível através do ZigBee to mqtt, as funções dos interruptores não estavam corretas mas existe a possibilidade de ver os cluster e acertar tudo. talvez só para dezembro é que volte a ter a oportunidade que fazer mais alguns testes. Cumprimentos


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade