Efapel Domus40 Zigbee2mqtt external converters

Boa tarde!

Mudei-me recentemente para uma casa que apenas tinha interruptores Efapel Domus40. Assim, passei muito tempo a descobrir o Zigbee2Mqtt e conversores externos para fazer algo funcionar. Neste momento não há gestão estatal nem monitorização energética, mas funciona!

Se tiver a capacidade de ajudar com estas coisas, por favor, faça-o.

Obrigado!

I recently moved into a home that had nothing but Efapel Domus40 light switches. So I spent a ton of time figuring out Zigbee2Mqtt and external converters to get something working. Right now there is no state management or energy monitoring but it works!

If you have the ability to help with those things please do.

Obrigado!

1 Curtiu

Hello, we are a Portuguese community, we will be happy to find a solution to your problem, but you will have to write in Portuguese. You can use Google Translate or something similar.

1 Curtiu

Peço desculpa, consertado!

Bom dia,
Há novidades sobre este tema?
Tenho controladores de estores da mesma marca, com home server, e gostaria de integra-los em HA.

Obrigado

Pode simplesmente usar os conversores indicados acima, seguir as instruções no arquivo Readme e eles começarão a funcionar. Pelo menos para ligar e desligar.

Terá que desemparelhar as luzes do Domus Home Server e emparelhá-las com um coordenador conectado ao HA.

Recomendo tentar com um interruptor de luz, ver se funciona e depois fazer o resto. Depois me conte como foi.

Olá a todos,

Sou novo no mundo do HA, estou ainda a dar os meus primeiros passos e um dos meus grandes objetivos é conseguir automatizar a minha casa.
Comprei recentemente uma casa e ela vem já toda preparada com o sistema Domus40 da Efapel, e sinto que o sistema deles fica um pouco aquém das possibilidades dele e estou a tentar integrar tudo no HA, encontrei este tópico que parece ter imenso potencial para o que procuro (um obrigado grande ao Leon pelo seu contributo), contudo após algumas horas a batalhar com isto estou preso no ponto de instalação dos external converters.

No momento estou a explorar a viabilidade desta solução, então estou a correr o HA numa máquina virtual no meu computador, e tenho um ZBT-1 connector e a tentar ligar um interruptor de 4 botões da Efapel que removi da rede da casa para testar.
Tentei fazer a conexão utilizando o ZBH, que encontrava o interruptor mas não conseguia fechar as negociações do protocolo Zigbee, então estou com muita esperança no Zigbee2mqtt.

Agora estou a precisar de ajuda para desencravar a parte de instalação dos external converters. Não estou a conseguir navegar pelo cli do HA por forma a encontrar os diretórios necessários e gostava de saber se alguém me consegue ajudar!
Encontro muita coisa na internet, mas nenhuma solução que efetivamente me ajude.

Agradeço desde já qualquer atenção ao meu problema :slight_smile:

1 Curtiu

Estou a usar o Home Assistant num RaspberryPi 5, por isso os caminhos podem ser diferentes no seu caso.

Aqui está onde os efapel_xxxxx.js estão no meu sistema:

/root/config/zigbee2mqtt/external_converters

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade