Domótica - Questões iniciais

Abrindo um pouco os cordões à bolsa é para maios simplicidade recomendo o uso dos shelly 4ch pro.

Os produtos da shelly também me parecem uma excelente opção.

Com produtos shelly consigo controlar por exemplo interruptores comutáveis de escada ou corredor?

@gusmoni
Os Shelly, e para os devidos efeitos todos os outros, não controlam os interruptores, os interruptores é que controlam o Shelly.

Se pesquisares aqui no fórum encontras exemplos de como efectuar as ligações com comutadores de escada.

1 Curtiu

Tenho estado à procura de um wifi switch com possibilidade de dimming, e que seja idêntico aos interruptores sonoff.
O que costumo mais ver é este

Alguém sabe se este interruptor dará para aplicar tasmota ou mesmo ser reconhecido pelo HA com o firmware de stock?

Se não se pode colocar links digam que apago.

@gusmoni vê aqui Interruptor Tuya

1 Curtiu

@gusmoni
Podes publicar os links que quiseres desde que respeitem os nossos Termos de Serviço/Regras.

1 Curtiu

Vou encomendar um interruptor tuya e fazer alguns testes.
Se eu pretender ligar três interruptores tuya ao mesmo circuito de luzes na sala (p.e. Luz por cima da TV), será possível que todos os interruptores liguem e desliguem as luzes, do tipo comutador de escada?

Sim. Podes fazer de duas formas:

  • Indiretamente por MQTT no HA, NodeRed,…
  • Diretamente por KNX por IP,…

Boas notícias então!
Estava a pensar em fazer no HA. Pedi orçamento de knx a uma empresa e era um balúrdio.
Há alguma vantagem em fazer de outra forma?

Se instalares o firmware do tasmota nos equipamentos, podes ter knx por ip. Não gastas dinheiro, só algum tempo ;).

A configuração é muito simples para fazer o que pretendes. Só carece de ter ambos os equipamentos com a versão do tasmota knx e ligados na mesma rede.

Obrigado.
Vou comprar dois interruptores tuya de dimming de luz e outros tuya normais de 3 gang para começar a entrar no assunto.
Vi também que existem interruptores tuya para cortinas. Estes mesmos interruptores podem também ser utilizados para controlar os estores elétricos?

E em relação aos tuya de 3 gangs, dão também para flashar com tasmota?

@gusmoni quando falei em estrela, era exactamente o conceito que o pessoal falou aqui, utilizando um ponto central. Esta era a minha ideia inicial e colocar shelly 4… infelizmente não passou o WAF porque o custo da instalação estava a disparar e já saia do orçamento do empreiteiro e do nosso, acabei por decidir pela instalação tradicional e vou colcar shellys e deixar caixas fundas.

Entendo perfeitamente, até porque sofro do mesmo.
A minha questão é que estou a construir uma casa de raiz e aquilo que preferia era colocar knx por cabo. No entanto não estou a conseguir orçamentos dentro da minha capacidade financeira.
Não há aqui ninguém que trabalhe nesse ramo ou que possa sugerir empresas às quais eu possa pedir orçamento?

Eu também estou a fazer uma rehabilitação profunda e queria fazer de raíz com ligações ao quadro central, mas money talks… :smiley:
E acho que com knx o problema ainda é maior :smiley:
Não tenho conhecimento de ninguem para fazer knx.

Obrigado pelo feedback @pjanuario

Atualmente, estou a construir uma moradia de raiz em que utilizo várias tecnologias. Sendo o KNX utilizado na parte “crítica” (iluminação, estores,…) em conjunto com zibee e wifi num ambiente híbrido, tendo o HA como ponto agregador.

1 Curtiu

Cada cenário (habitação e orçamento) é diferente. Não existe obrigação de fazer ligações a um quadro central, muito menos será recomendável ou até mesmo imperativo ter vários quadros.

Existem cenários que a utilização de um sistema de bus fica mais económico. Basta pensar que um único cabo pode servir uma grande distância e agregar múltiplos equipamentos.

Acredito que o principal problema reside na falta de conhecimento/experiência da generalidade dos projetistas e eletricistas o que dificulta o crescimento destas soluções.

A minha moradia está toda a iluminação integrará no HA para tal usei 7 sonoff 4ch a 15€ cada deu 105€ mais 11 sonoff dual a 8€ cada da 88€ mais 6 shelly 1 a 10€ da 60€. Não achei caro.

Acencentando a isso mais 3 sonoff para controlar o piso radiante e mais 10 sensores de temperatura da xiaomi.

Julgo que até poupei uns euros em meter HÁ, pois se tivesse que comprar os termostatos para o piso radiante da efapel seria cada um a 60€ e sem ter controlo sobre eles eram 10 x 60€ = 600€ com esse valor meti praticamente tudo.

4 Curtiram

Sem margem de dúvida acredito que seja a solução mais económica.

Um sistema de knx pode facilmente ficar a mais do dobro do preço para a mesma funcionalidade (iluminação e estores).

Viva,
Estou tb em processo de planeamento de uma moradia e irei implementar alguma domotica caseira (leia-se automacao). No meu caso, ainda estou a tentar evitar enveredar pelo HA, e tentar usar o Blynk com nodemcu’s pela casa, para gerir o uso da energia de paineis, AQSs, temperatura nas divisoes, estores, subredes aquecimento central, rega, etc.

Vou tentar dar o meu contributo a todos, com algumas ideias.
Relativamente à solucao de instalacao electrica, o contributo que posso dar é o que irei implementar. Estou a tentar planear ter ± para casa divisao (quartos, sala, cozinha, WCs) uma caixa de derivacao grande onde os fios dos interruptores passam antes de irem aos estores, etc, Aí, penso colocar os nodemcu’s/sonoffs/relés, e presumo que nao deverá nesse caso encarecer muito o projecto de electricidade dado que o desvio nao é grande, e tenho espaco para equipamentos. Dessa forma, consigo manter os interruptores físicos com ligacao standard, caso os nodemcu’s falhem de alguma forma.

Já agora, eu tenho algumas reservas em permitir abrir estores (de seguranca) com equipamentos comandados pela internet, especialmente através de servidores na China (tal como funcionam os interrutores touch com wifi indicados pelo gusmoni). Já li algures de um relato tuga, que os estores abriram sozinhos durante a noite. Daí, que estou a planear no meu sistema apenas permitir fechar via software.
Que acham?

(Desculpem a falta de muitos acentos, mas escrevo com teclado ingles)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade