De Hassio para 'RaspAssio'

5 Curtiram

Bom tutorial :slight_smile:

apenas tenho 1 nota,
correr coisas directamente do github nunca é bom (por mais boas intenções que todos tenham)

só uma coisa que me tem feito confusão nos ultimos tempos, porquê o hassio? já que se vai usar o raspbian e como dizes e bem, para ter um controlo maior do host, porque não um sistema docker ou em venv? a meu ver não se ganha nada com o hassio. Honestamente não consigo perceber toda a loucura com o hassio, felizmente ou infelizmente o ha não está preparado para ser uma solução plug&play e honestamente acho que dificimente estará, pelo menos num futuro proximo, devido a instabilidade de alguns componentes, versões que partem coisas, fabricantes que mudam os protocolos, etc.

Para não falar no pesadelo que é o yaml (e o python, mas eu, abomino qq linguagem que programação que se tenha que ter a indentação toda certa)

Mas bom trabalho, conhecimento não ocupa lugar :slight_smile: continua :slight_smile:

Olá @Afonso_Neto. Antes de mais obrigado.

O hassio foi feito para ser o mais plug&play possível, daí resulta o facto de também ser mais fechado. A ‘loucura’ com o hassio é muito fácil de explicar: addons instalados com 1 click. Não é para todos? Acredito que não, mas mesmo para power users é um descanso. A verdade é que os utilizadores que mexem em código ou que querem saber como definir a storage em docker são poucos (percentualmente).

Quanto ao hassio ser plug&play, depende do conceito :wink:. Eu por norma ando umas versões atrás e antes de fazer update, por necessidade ou por uma feature nova que me interesse, leio as release notes. São hábitos.

O facto de alguns fabricantes alterarem os próprios produtos, foge completamente do controlo, seja em que sistema for. Muito disto é desenvolvido por utilizadores para resolverem um problema que têm, e partilhado com outros que também possam ter essa necessidade.

Quanto à questão da base, raspbian parece-me a melhor solução para a maior parte dos utilizadores que precisam de acesso ao OS. Especulando sobre o facto de a maior parte utilizar rpi com recursos limitados. O hassio não é mais do que dois containers (homeassistant e supervisor) com um acesso ‘por fora’ (do docker) ao OS para algumas operações.

Quanto ao GitHub… ‘qualquer’ programa hoje em dia é um risco.

Este tutorial mais detalhado (nada foi inventado aqui) surgiu para dar resposta a uma necessidade que surge cada vez mais por parte da comunidade em ter hassio e acesso ao OS.

PS: eu também não gosto de yaml… Mas é o que temos :grinning:

2 Curtiram

@tmarquespt Hoje decidi instalar o RaspAssio, mas no final queria connectar-me só por Wifi. Porém já tentei fazer por “raspi-config” e inserir la a minha rede mas mesmo assim nada. Nem no network watcher aparece la o Rpi. …

A ligação apenas por wifi deve ser evitada ao máximo por não ser fiável.

Mas se quiseres mesmo utilizar, confirma se tens definido o país de funcionamento da placa de rede. Se te ligares por SSH, fizeres login e não tiveres o país definido irá aparecer a seguinte mensagem:

Wi-Fi is disabled because the country is not set.
Use raspi-config to set the country before use.

1 Curtiu

Vou tentar ligar-me por lan e esquecer o wifi. E já agora para correr este comando? “hass --script check_config” diz: “hass” não encontrado :see_no_evil:

Quanto ao wifi, acho que o melhor a fazer é ligares por cabo. Dito isto, por wifi também tem de funcionar.

Onde estás a correr esse comando? Tu tens 2+ sistemas a correr. A base é raspbian e está a dar suporte a docker (homeassistant+supervisor+addons) Se queres correr um comando de homeassistant tens de o fazer dentro do container do homeassistant

Se não quiseres aprender comandos de docker para entrar em containers, podes instalar o addonSSH e colocar na porta 2222 (por exemplo). Quando te ligares por ssh na porta 2222 entras no homeassistant e já podes dar esse tipo de comandos.

1 Curtiu

Gostei, qualquer dia tenho que migrar e testar. Agradecimento aos que nos mantêm actualizados! :+1:

1 Curtiu

segui o tutorial… mas esta a dar-me erro:
If you would like to use Docker as a non-root user, you should now consider
adding your user to the “docker” group with something like:

sudo usermod -aG docker your-user

Remember that you will have to log out and back in for this to take effect!

WARNING: Adding a user to the “docker” group will grant the ability to run
containers which can be used to obtain root privileges on the
docker host.
Refer to https://docs.docker.com/engine/security/security/#docker-daemon-attack-surface
for more information.
Installing Hass.io
[Info] Install supervisor Docker container
Cannot connect to the Docker daemon at unix:///var/run/docker.sock. Is the docker daemon running?

já adiçionei o user pi e root ao docker…
!

o meu rasperberry pi é o 2 b e nao o 3 … ? tem problema ?

Tal como te disse no Discord o script é apenas para 3B e 3B+. Podes instalar “à mão” o Raspbian e o Docker e depois usar um container do Docker Hub mas duvido que o 2B se aguente…

https://hub.docker.com/search/?isAutomated=0&isOfficial=0&page=1&pullCount=0&q=hassio&starCount=0

Boas,
quero desde já dar os parabéns pelo excelente tutorial.
Segui o tutorial e coloquei num rasp 3B, tem estado a correr muito bem desde à dois meses, tenho um SD apenas para o boot e o HA corre numa pen USB 16Gb , mas acontece que estou na versão 85, e não consigo atualizar para a versão 86, já tive a MariaDB, mas voltei à Sqlite, e comecei a ter alguns erros de DB locked.
Gostava de saber se posso apagar a diretoria do HA e voltar a instalar tudo, ou se tenho de fazer algum passo adicional devido ao componente docker?
Obrigado e continuação de um excelente trabalho! :grinning:

não consegues actualizar porquê? dá algum erro?

Estava a dar o seguinte erro:

19-01-25 00:16:05 INFO (SyncWorker_17) [hassio.docker.homeassistant] Start homeassistant homeassista nt/raspberrypi3-homeassistant with version 0.86.1
19-01-25 00:19:45 INFO (MainThread) [hassio.api.security] /homeassistant/logs access from a0d7b954_s sh
19-01-25 00:26:11 WARNING (MainThread) [hassio.homeassistant] Don’t wait anymore of Home Assistant s tartup!
19-01-25 00:26:11 CRITICAL (MainThread) [hassio.homeassistant] HomeAssistant update fails -> rollbac k!
19-01-25 00:26:11 INFO (MainThread) [hassio.homeassistant] Update Home Assistant to version 0.85.1

Mas felizmente já consegui que fizesse o “restart”, corri o comando “hassio ha stop”, fiz o update via “hassio ha update” e já está a bombar com a nova versão.
Obrigado! :slight_smile:

1 Curtiu

Olá a todos,

Há algum motivo para o tutorial usar o Hass.io deste github:

"dale3h"
https://raw.githubusercontent.com/dale3h/hassio-installer/master/hassio_rpi3bp

e não o original ??
https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/hassio-build/master/install/hassio_install

Qual a diferença?
Obrigado,

O do dale3h chama o outro e é específico para a arquitectura do rpi. Além disso instala as dependências todas necessárias, enquanto que o “outro” não. Resumindo, se queres instalar num pi3b ou 3b+, usa o do dale3h…

1 Curtiu

O meu da esse erro direto

Installing Hass.io
[Info] Install supervisor Docker container
Cannot connect to the Docker daemon at unix:///var/run/docker.sock. Is the docker daemon running?

E em que SO estás a instalar?

estava tentando no rapibian full, mais consegui depois de da permissão aos usuários no docker com o comando usermod -aG docker root e depois reiniciei o rasp

Boas, estou a instalar o raspbian num segundo ssd, no primeiro correu tudo bem já o fiz á cerca de um mês este segundo no final da instalação do hassio aparece na consola:


Sabem o que possa estar a acontecer?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade