Solução de automação para começar com o HA

Obrigado pelas respostas, mas acho que a malta está a complicar. :smiley:

Eu procuro mesmo é algo simples para entrar na onda do HA. Claro que o objetivo de acender as luzes da garagem não era só com o carro, mas sim, quando descer à garagem, as luzes acendem sem que tenha que fazer nada…

Recapitulando:

Então, se eu optar por:

  • PIR da Xiaomi (ou Sonoff, ou outra marca qualquer, desde que funcione com o HA)
  • Interruptores inteligentes (SONOFF, por exemplo, com firmware tasmota para falar com HA, ou outro que seja compativel com a europa) que falem com o HA

Devo conseguir fazer o que desejo, correto ?

Agradecido pelas respostas todas, já aprendi imenso aqui e com a pesquisa pelo forum.

@feiticeir0
Não é tanto a questão de complicar, é a questão de estar a ver coisas que tu podes ainda não te teres apercebido ou poderem parecer-te complicadas sem o serem. No resto da minha resposta vou assumir que tens rede wifi na garagem… Corrige-me se estiver errado.

Se optares por essa opção que referes acima, estás a usar dois tipos de comunicação diferentes (wifi e zigbee) pelo que a pergunta que te faço é: e tens rede zigbee na garagem?

Penso que na tua situação (e assumindo que tens wifi na garagem) o melhor será um PIR e interruptor wifi (em separado) ou melhor ainda um interruptor wifi e um PIR ligado fisicamente ao interruptor. Esta ultima solução, se instalares Tasmota, dá-te uma enorme vantagem que é a de funcionar SEMPRE mesmo que te falhe o wifi ou o HA. Se faltar a electricidade é que não funciona… :stuck_out_tongue_winking_eye:

Sea qual for a tua opção tens aqui várias pessoas que te podem ajudar.

Gracias pela respostas.

Era esse o meu medo - os protocolos. Não, não tenho zigbee a funcionar (se bem que tenho 2 modulos que comprei na sparkfun, que já experimentei com o Raspberry PI, mas nada a funcionar neste momento.), só mesmo wifi.

Bolas, tantos modelos e marcas que quem ainda anda fora disto fica completamente baralhado… :astonished::astonished::astonished::astonished::astonished:

Então, se optar por este pir que tu agora mencionaste (wifi), mais o sonoff - com o Tasmota (wifi) , ambos podem falar com HA e consigo fazer o que pretendo ?

Já agora, o HA suporta ZigBee, ou é sempre necessário uma gateway para converter ?
É que, se não estou em erro, uma gateway sempre dá mais flexibilidade, pois podemos ter zigbee, que podemos sempre depois converter para wifi pela gateway (certo ? :thinking:), mas ficamos sempre presos é que tem que ser tudo da mesma marca… Ou podem falar com gateways diferentes ?

Muito muito agradecido pela paciência

Já estive a ver, mas esse PIR não é suportado pelo HA… :frowning:

então, provavelmente, é mesmo, por exemplo,
Xiaomi Aqara Gateway + Human body sensor

Sonoff Wall switch (com Tasmota)

HA num Raspberry PI e todos felizes… Será ? :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Normalmente estes equipamentos não são suportados no HA (pelo menos directamente). O suporte para HA é feito flashando um firmware custom.

@feiticeir0 também tens PIR 433mhz sao baratos e fiáveis. Precisas apenas de um sonoff bridge…e consegues fazer o que queres e mais…caso o HA falhe a magia toda acontece na mesma.
Apenas precisas de ter tasmota no sonoff bridge e tasmota no interruptor.

Mesmo a calhar, a Mouser.pt enviou um email - newsletter - com novos equipamentos da Nedis ! E pelos vistos são suportados pelo HA !

Será que valeram a pena ?

https://mauser.pt/catalog/index.php?cPath=570_2198_2733

Não conheço a marca. Vou tentar saber informações sobre eles e se podem ser flashados com firmware custom.

Agradecido !

Vou então analisar e pesquisar mais sobre os equipamentos já aqui falados e antes de fazer qualquer compra, coloco aqui os equipamentos e voçês falam sobre vossa justiça ! :slight_smile:

1 Curtiu

Então, conforme combinado, se eu adquirir isto:

E este kit (que já trás a bridge + o PIR):
Bridge + PIR

Conseguirei fazer o que desejo e flashar tasmota para falar com HA

???

Muito obrigado

Sim, essa combinação vai funcionar.

1 Curtiu

Muito agradecido !

mais detalhes num futuro !! Vou começar por instalar o HA antes mesmo dos equipamentos chegarem e começar a explorar !

Se vais instalar num Rpi aconselho vivamente a opção Raspassio.

Qualquer duvida pesquisa primeiro no fórum e se necessário abre um novo tópico.

Finalmente chegaram os equipamentos, todos sonoff:

  • Interruptor de luzes (duplo)
  • PIR
  • Gateway
  • Sensor de portas

Antes de me aventurar no com HA (porque quando começar, não posso parar, pois fico sem luzes na garagem :smiley:) quero ligar tudo normalmente.

  • Posteriormente, e seguindo o conselho do @j_assuncao, de instalar o Raspassio, assim que colocar tasmota em todos os equipamentos, deixo de precisar do gateway, certo ?

  • Tenho muito que ler, MQTT e afins ! :slight_smile:

Assim que começar e tiver duvidas, começo a abrir tópicos novos consoante os casos.
Muito obrigado

Quando dizes gateway referes-te a bridge?

Sim, refiro-me à bridge 433Mhz

A bridge precisas sempre dela.

Ok ! Para passar dos 433Mhz para wifi para o HA entender, certo ?

Então, o melhor mesmo é :

  • Instalar o HA (já estou a fazer)
  • Flashar tasmota nos dispositivos: bridge, touch wall e pir2
  • Configurar tudo no HA e :pray:
1 Curtiu

Sim, é isso mas podes dispensar a parte de :pray:

Eu não sou nada religioso ! :wink:
Já instalei ontem o HA e já me apanhou os APs da ubiquiti, os switchs e a firewall… Agora vejo estatisticas de pacotes… :expressionless:

Logo já começo a flashar…

Obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade