Controlar Box UMA da NOS RF

Boas,

Eu consegui o mesmo, emulei um teclado por USB com um ESP, e mando as teclas por MQTT e controlo pelo o HA.
No entanto era bom se conseguisse fazer o mesmo por ESPHome, para poder ter também o emissor/receptor IR, e assim tb podia usar um com ando IR universal para controlar a UMA…
Se alguem quiser juntar-se ao projeto pode ser interessante, eu confesso que não tenho muito tempo e o meu esta muito parado…

JS

1 Curtiu

Alguém quer/pode fazer um tutorial como preparar um ESP32 para emular um teclado por USB e aceitar pedidos MQTT?

Já agora, que soluções usaram para saber se a box está ligada ou desligada?

Eu fiz em arduino com uma placa de testes que tinha aqui com um ESP32, fiz a parte do teclado USB e depois adicionei o MQTT, muito arcaico, mas funciona… :slight_smile:
Em relação a saber se esta ligada não estou a ver como se pode fazer… ela deve responder a ping mesmo desligada, porque segundo percebi o desligada é um standby um pouco foleiro…

JS

Confirmo, para ela desligar tive que alterar o keymap no ESPhome de ‘power’ para ‘sleep’

Não sei como será possível!

2024-04-13 00_09_46-Configuração – Home Assistant

Estes sensores não mudam de estado quer esteja ligada ou desligada.

Fiz agora uns testes e penso que dá para saber se a box está desligada ou ligada. Desliguei a box pelo comando as 23:28 e no home assistant deixou de aparecer home pelas 23:48 (não responde a ping).

Penso que quando a desliguei ela entrou em standby e depois “desligou-se” passados 20 minutos não respondendo a qq ping.

Outro dado interessante é que a box tem a porta 80 aberta, provavelmente a porta que permite a ligação com a APP Nos Comando. Infelizmente não encontro nada na net sobre comunicação com esta app, que tb deve estar encriptada. Alguém tem experiência em sniffing?

Boas,

Este fim de semana dediquei-me um bocado a integrar a box UMA no home assistant.
Consegui as api’s e neste momento já consigo controlar a box a partir do home assistant. Estou a usar rest-command. É preciso outras api’s para se autenticar mas até agora está a funcionar bem. Alguém que esteja interessado em criar um custom_component? acho que seria mais fácil para a malta pois é um bocado tricky para quem não é dev.
Não tenho tempo para estar a aprender e criar custom_component.

2 Curtiram

Boa! Parabéns! Queres partilhar mais info sobre o que fizeste e como fizeste? Estou curioso porque finalmente alguém conseguiu “entrar” na box!

Boas,

Isso são otimas noticias!
Quer dizer que consegue controlar a box só por IP sem mais nada?
Onde conseguiu as infos das API’s?
Pode partilhar essa informação?
Eu infelizmente não tenho nem tempo nem conhecimento para fazer um custom_component, mas isso seria sem duvida o ideal para todos.

Parabens!

Não vou partilhar aqui as api’s usadas pois não me parece que a NOS vá gostar que isso esteja a acontecer sem o consentimento deles mas passo a explicar como as consegui.
Usei o meu computador como proxy para captar todos os pedidos do meu telemóvel.
Depois foi abrir a app NOS comando e ver os pedidos que eram feitos. Foi preciso ir clicando nas teclas e registar os pedidos para depois os poder usar no corpo de cada pedido/botão.

Notas adicionais:
O token de autenticação tem validade de 3 horas.
Existe um client_id mas pelo que já estive a ver é genérico paar todos os clientes.
Cada box tem um ID único que é obtido num dos pedidos. esse ID é usado depois como parte dos url’s dos pedidos.

Important: fazer pedidos errados aos serviços deles devolve uma mensagem a dar conta que os técnicos vão avaliar e posteriomente entrar em contacto… por isso Cuidado.

1 Curtiu

Estou a ver a ideia.
Pensei que estava descrito em algum local.
Bom trabalho!
Se alguem conseguisse pegar nisso e passar para um custom component era mt fixe.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade