Controlar Box UMA da NOS RF

Como a box UMA da NOS não é controlada via IR mas sim RF e não tem forma de ligar via API/IP de que forma podemos automatiza-la?

Seria interessante algo como desligar a box quando a televisão é desligada, tirar o som quando estamos a ouvir música no Google Home/Alexa ou quem sabe mudar de canal com o Google Home + Nabucasa.

Sabem de que forma se pode comandar uma box UMA?

Viva @ricardopinto eu não conheco essa box, mas talvez com um Harmony a consigas comandar, @Luis_Andrade podes dar algum input.

O harmony só permite controlar por ip, ir e bluetooth… por rf não é possível.

Isto era excelente se existe possibilidade de controlar a UMA pelo home assistant.

Estive a investigar e a box uma é na verdade a box da arris modelo zd4500 e o comando é o RF4CE como se pode ver em https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/menu-diagnostico-secreto-full-reset-nos/

Procurando pelo comando RF4CE percebe-se que na verdade não é RF mas sim Zigbee

The RF4CE remote control isn’t the typical infrared device found in the home. Instead, it’s an RF-based product designed to conform to ZigBee specifications as part of a wireless network.

Como se pode ler em https://www.electronicdesign.com/communications/rf4ce-revolutionizes-remote-control e pelos vistos o Zigbee é o futuro dos comandos como se pode ver em https://zigbee.org/zigbee-for-developers/network-specifications/zigbeerf4ce/

Portanto, se algum de vós tiver um zigbee sniffer ou pen zigbee e uma box uma e quiser fazer uns testes, serão bem-vindos.

Kudos para a Nos por já ter passado para o Zigbee, pode abrir algumas portas no acesso remoto mas para já não há nenhuma informação disponível. Quem sabe não podemos nós começar a descobrir mais coisas :wink:

O zibee parece um ideia interessante para comando… Mas, para este tipo de comandos acredito que o futuro seria o bluetooth por questões de largura de banda para voz e áudio… como já visto em diversas TVs e boxes Android.

No que respeita ao comando propriamente dito… a integração pode não ser muito simples. Possivelmente, a solução pode passar por ip do lado da box. Por zibee carecia de teres a box e o comando na mesma rede zigbee do HA… e, tal não parece ser muito viável pela parte da box… o comando, por sua vez, já pode ,eventualmente, ser possível integrar na rede zigbee…

Da minha experiência com a Xiaomi Mi Box, o bluetooth para comandos não funciona muito bem - ligar a box depois da desligar é um chatice -, mas presumo que seja mesmo só desta box.

De Zigbee percebo pouco mas posso acrescentar que o comando tem que ser emparelhado com a box primeiro. Pode ser que alguém que perceba da coisa queira fazer uns testes.

Infelizmente nem o CEC funciona nesta box.

Também se levanta a questão se a Nos vai alguma vez apresentar uma App de controlo remote como tem para a Iris.

Bom dia a todos,

Um ideia, se colocamos um snifer na rede para analisar o trafego entre App da Nos TV e a Box, não sera possivel perceber o que realmente acontece? Acho que é um bom ponto de partida.

@ricardopinto
Do que já li sobre o assunto… Existe potencial para fazer a integração. Contudo, parece que a tecnologia é só de device-to-device… Não utiliza a rede mesh.

Tanto quanto sei não existe app para a box UMA, apenas para a box IRIS.

E pelo que sei ainda ninguém conseguiu decifrar a comunicação entre a app da box IRIS e a box em si. Se quiseres testar, partilha os resultados connosco :wink:

Tens alguma box UMA? Se testares alguma coisa vai partilhando :wink:

Não… Mas, vou ter atenção a esta tecnologia… Existe potencial para ser utilizada em outras vertentes do HA.

Não sei se ajuda, mas a app NOS Comando controla a box UMA… Ou seja, será possível controlar a box por wifi…

Será que se consegue ultrapassar esta barreira utilizando algo como o FLIRC (flirc.tv), que pudesse receber o sinal em Infravermelhos de um Harmony, por exemplo, e converte-lo para a box. Experimentei ligar um teclado normal para PC à porta usb da box e consegue-se controlar a mesma, pelo que, devidamente configurado, penso que o FLIRC poderia funcionar e permite integração no HA.
Outra hipótese, seria conectar por wifi, como faz a app NOS comando, que funciona perfeitamente com a minha box. Agora resta saber se seria possível conseguir que o Home Assistant comunique com a box por Wifi…

O @FSousa está a fazer um projecto… deverá estar pronto em breve.

Essa informação é muito interessante! Ligaste um teclado USB e conseguiste usar o teclado na box? O que conseguiste fazer? Mudar de canal? Controlar Volume? E com que teclas?

Se funciona com um teclado, em teoria o que disseste seria possível mas podes dar mais informação sobre o que conseguiste fazer?

Já agora liga um rato e vê o que acontece! :stuck_out_tongue:

Boa! Vai funcionar por rede simulando a app da nos? Há algum tópico sobre isso já?

Consegui mudar de canal com o page down e page up, se não me engano, utilizar o cursor como no comando original, F12 é on/off, F1 é o “i”… Não tive tempo para ver tudo, mas ver q isto funciona já me deixou com ânimo para experimentar umas hipóteses que talvez resultem. Também experimentei um rato mas não faz nada… :sweat_smile:
Se entretanto conseguir algo mais interessante, digo qq coisa.

Novidades fresquinhas!
Acabei por encomendar o Flirc que chegou ontem e depois de o configurar devidamente e emparelhar com o comando Harmony, já consigo controlar a minha UMA v2, com todas as funções do comando original, à excepção do botão de pesquisa direta.

It works!!! Pode não ser a solução mais económica, mas resulta e é super fácil de pôr a funcionar!..

Boa! São boas notícias para quem usar um comando universal e para quem quiser usar o ha com um broadlink por exemplo. Mas podes explicar melhor o processo q tiveste no teu caso? E que comando estás a usar?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade