Ora bem, a ver se consigo resumir a coisa:
Material utilizado: teclado USB (o meu é um Logitech k200), Flirc USB e Harmony Hub com Comando Companion, TV Sony e Box UMA v2.
Primeiro, como disse, liguei um teclado USB à box UMA v2 e mapeei as ações de cada tecla. A seguir, emparelhei o Flirc com o Harmony. Para isso, na aplicação do telemóvel, adicionei um novo device (Entertainment Device, Manufacturer: Flirc; Model: Windows Media Center) e criei logo uma “activity” onde liga a TV e a box da UMA. Depois configurei o Flirc num PC. O software do Flirc tem uma aplicação que permite emparelhar os botões do Harmony com as ações de comandos já predefinidos (ex: NVIDIA; PSA4, XBOX). Mas também tem um “Full keyboard” com que, basicamente, podemos emparelhar o sinal infravermelho de qualquer comando (no meu caso, funcionou quer com o Companion, quer com a app Harmony no telemovel) com a tecla que quisermos do dito “full keyboard”. O que fazemos é clicar numa tecla do teclado que está na aplicação e a seguir na tecla do comando que quisermos que fique com aquela função.
Assim, foi só ir associando as teclas do Harmony com as do teclado cujas ações já tinha mapeado com o teclado USB. Aqui encontrei um problema. Não sei porquê, o software insistia em atribuir a mesma função a teclas diferentes (no meu caso, não consegui que o cursor para baixo e o F1 ficassem cada um com a sua função). Ultrapassei isto usando o flirc_util.exe (que é instalado com o software do FLIRC) que permite a configuração em linha de comando. And that’s it!
Neste momento no Harmony Companion funcionam as seguintes teclas do comando original: números (quer para introduzir canais quer para escrever na pesquisa), cursor, “Ok”, “voltar”, “i”, “menu”, canal para cima e para baixo, play/pause, ff e rw. Fica a faltar a pesquisa direta que não encontrei nenhum botão do teclado que fizesse essa função, mas facilmente se chega à pesquisa pelo menu. Não experimentei as teclas de som, porque tenho o som a ser controlado pela TV.
Presumo que outros recetores de IV com USB e que sejam programáveis também possibilitem isto, mas desconheço. Não tenho qualquer experiência com o Broadlink, mas não vejo nenhuma razão para que não consiga interagir com o Flirc e pôr o HA a controlar a Box UMA…