Controlar Box UMA da NOS RF

Ora bem, a ver se consigo resumir a coisa:

Material utilizado: teclado USB (o meu é um Logitech k200), Flirc USB e Harmony Hub com Comando Companion, TV Sony e Box UMA v2.

Primeiro, como disse, liguei um teclado USB à box UMA v2 e mapeei as ações de cada tecla. A seguir, emparelhei o Flirc com o Harmony. Para isso, na aplicação do telemóvel, adicionei um novo device (Entertainment Device, Manufacturer: Flirc; Model: Windows Media Center) e criei logo uma “activity” onde liga a TV e a box da UMA. Depois configurei o Flirc num PC. O software do Flirc tem uma aplicação que permite emparelhar os botões do Harmony com as ações de comandos já predefinidos (ex: NVIDIA; PSA4, XBOX). Mas também tem um “Full keyboard” com que, basicamente, podemos emparelhar o sinal infravermelho de qualquer comando (no meu caso, funcionou quer com o Companion, quer com a app Harmony no telemovel) com a tecla que quisermos do dito “full keyboard”. O que fazemos é clicar numa tecla do teclado que está na aplicação e a seguir na tecla do comando que quisermos que fique com aquela função.

Assim, foi só ir associando as teclas do Harmony com as do teclado cujas ações já tinha mapeado com o teclado USB. Aqui encontrei um problema. Não sei porquê, o software insistia em atribuir a mesma função a teclas diferentes (no meu caso, não consegui que o cursor para baixo e o F1 ficassem cada um com a sua função). Ultrapassei isto usando o flirc_util.exe (que é instalado com o software do FLIRC) que permite a configuração em linha de comando. And that’s it!

Neste momento no Harmony Companion funcionam as seguintes teclas do comando original: números (quer para introduzir canais quer para escrever na pesquisa), cursor, “Ok”, “voltar”, “i”, “menu”, canal para cima e para baixo, play/pause, ff e rw. Fica a faltar a pesquisa direta que não encontrei nenhum botão do teclado que fizesse essa função, mas facilmente se chega à pesquisa pelo menu. Não experimentei as teclas de som, porque tenho o som a ser controlado pela TV.

Presumo que outros recetores de IV com USB e que sejam programáveis também possibilitem isto, mas desconheço. Não tenho qualquer experiência com o Broadlink, mas não vejo nenhuma razão para que não consiga interagir com o Flirc e pôr o HA a controlar a Box UMA…

1 Curtiu

Grande trabalho! Curiosamente tb tenho um Flirc guardado numa gaveta, tenho q o ir procurar :stuck_out_tongue:

Apenas uma última questão, considerando que as portas USB estão atrás, e o Flirc precisa de “visibilidade” para ser alcançado, tiveste algum problema com isso? Neste momento tenho a UMA guardada dentro do móvel sem traseira por isso para ter acesso via IR teria que usar um cabo extensor de USB.

Bem, eu tenho a box UMA e o Hub mesmo ao lado um do outro, num daqueles móveis de TV que tem uma abertura mesmo por baixo da TV, pelo que não tenho nenhum problema na comunicação entre o Companion e o Hub nem entre Hub e Flirc… Se tiveres Hub, penso que bastará usares um IR blaster que vem com o HUB (o meu vinha com um) para pores junto ao flirc.
Já agora, tinha algum receio que, por ser por IV, houvesse algum lag na resposta aos comandos, mas posso dizer que, na minha experiência, não se nota nenhuma diferença significativa em relação à utilização do comando original.

Boas
Vi o tópico e estou a tentar fazer o mesmo para controlar a box Uma. No entanto tentei ligar um teclado usb à box e nenhuma tecla dava (não sei se é do teclado, mas no pc funciona). O flirc ligasse á box UMA e fica lá sempre ligado? Consegues enviar o mapeamento do teclado e a correspondencia das funções?

Tenho um hub de IR que depois pretendo controlar as acçoes do comando.

Obrigado e grande abraço

Bom dia a todos,
houve novidades sobre este tema? conseguiram alguma configuração que permita controlar a box NOS UMA, através de IR?

Estava a pensar comprar um broadlink RM4PRO para esse efeito. Acham que resulta?

infelizmente com a box IRIS, conseguia ter tudo a funcionar apenas com o comando da minha TV Samsung incluindo o HDMI CEC. Com a NOS perdi funcionalidades :unamused:

Se puderem deem-me uma ajuda, antes de avançar com a compra do broadlink ou eventualmente de um FLIRC, ou se necessário dos dois.

obrigado desde já
João Martins

Viva João,

Ainda não testei com um Flirc mas podes experimentar ligar um teclado USB e fazer como foi indicado em cima. Se funcionar, um Flirc deve funcionar também.

Mas já agora, como conseguiste meter uma box Iris a funcionar com HDMI CEC? Na minha Sony e Panasonic não dá :frowning:

Sei que o post já é antigo, mas acabou por me ajudar.
Fiz praticamente o mesmo que o Pedro Bravo, mas utilizando outro IR HUB bem mais barato do que o Harmony.
Minha tv é uma LG.
Na app Smart Life, configurei um novo dispositivo ( Outros Produtos / Infravermelho Inteligente ). Conectei ao meu wifi 2.4ghz. Depois de parear o hub ao smart life, adicionei novo controle remoto escolhendo a opção DIY, e no passo seguinte, escolhi um TV LG. Depois testei os botões até achar uma configuração que funcionasse com minha tv, e encontrei. Se não tivesse encontrado, era só mapear os botões do comando com a opção copiar .
Na Usb Flirc eu escolhi um full keyboard, e mapei todos os números com o comando da TV.
Depois foi só colocar a usb na Box Uma e na app Smart Life criar cenas inteligentes que pressionam as teclas.
E como a smart life funciona com a Alexa, agora basta eu falar: Alexa, ligar a sic. E a box da Uma muda para a sic.
Fiz isso para todos os canais que mais assisto.
O ir hub que usei, custou 14 €, e vende na Amazon.es. Nome: OWSOO Control Remoto Inteligente IR, WiFi-IR Remoto IR Control Hub Wi-Fi(2.4Ghz), Control Remoto Universal para Aire Acondicionado TV DVD, App Tuya Smart Life, Compatible con Alexa Google Home IFTTT

@alexmbra Podes colocar aqui uma foto da tua box? Também tenho uma boa UMA 4K mas ligando um teclado na box não dá para controlar nada…
Pelo que tenho visto no site da NOS existem duas box UMA 4K. Coloca aí uma foto da que tens para ver se é igual à que tenho sff.

Bom, o teclado no meu caso foi meio que desnecessário. Usei o teclado para ver se a box iria reconhecer as teclas numéricas. Primeiro, usei um teclado bluethooth e também não funcionava praticamente tecla alguma. Depois, experimentei outro que tenho aqui em casa, que comprei para controlar a minha Mi Box S, e com este a box da Uma já reconheceu todas as teclas numéricas, pause, ok, etc. Este teclado vende também na Amazon.es, é o Rii Mini i8 e custa uns 11 €, se quiseres experimentar.
No entanto, como falei, só me serviu para ver se a Box da Uma iria reconhecer as teclas. Só serve para isso, portanto vc não precisa do teclado.
Na usb Flirc, fiz outro teste, e ao invés de escolher teclado, escolhi a opção “Channels” para controllers, e mapeei as teclas do comando que aparecia, com os botões do comando da TV LG e funciona perfeitamente.

Só quero mesmo saber se a box que tens é igual à minha.

Ou alguém que tenha conseguido controlar a Box UMA 4K por USB se puderem coloquem uma foto da box…

A minha é supostamente, segundo o site da Nos, UMA 4k. É esta daqui:

A minha também é UMA 4K e é esta aqui…

image

Com esta o teclado na porta USB não funciona…

Vou ter que trocar para esse modelo mais recente.

As BOX 4K da Nos são controladas por Bluetooth .
Que eu saiba ainda não é possível controlar sem ser pelo comando .

Como expliquei no meu comentário acima, mesmo sendo bluetooth, dá para comandar usando uma USB Flirc e um ir remote universal que funcione com Alexa.

No caso da box poder ser controlada por Bluetooth com um teclado, poderá a mesma ser adicionado ao harmony. No cenário desta situação não funcionar por algum motivo, recorrendo ao flirc e harmony podes fazer o controlo.

Screenshot_20210309-155511_Harmony

sei que o post ja e antigo mas andei aqui a ler o vosso topico e eu consegui colocar a box igual a do filipe sousa a trabalhar usando tudo o que foi dito acima teclado para mapear as teclas depois flirc escolher fullkeyboard e associar cada tecla correspondente do teclado a um comando no caso usei o da tv lg da sala visto que cada vez que tentava utilizar o da samsung a tv comecava a trocar de canais …de seguida criei um comando virtual persoanlizado na app do broadlink uso o rm4pro e no final e so criar as cenas para cada funcao que se queira …mudar canais etc …vou tentar deixar aqui um print das teclas que consegui mapear do meu teclado logitech k200 .

1 Curtiu

Boa malta,

Este topico ja vai longo, mas queria retoma-lo, pois só agora tenho a minha Box NOS UMA 4k…
Sempre tive IRIS, e com o comando por IR é muito facil controlar…
Ja li muita coisa, embora dificil porque NOS e UMA dá muito ruido que nada tem a ver com o que quero…

No meio de tanta coisa acabei por não saber qual é a maneira mais facil atualmente de controlar a BOX, dado que o comando é RF, por RF não é facil…

Tive uma ideia de controlar, mas não sei se ja há algo feito e estou a perder tempo…
A minha ideia era pegar num ESP32 e simular um teclado USB, e ligar ao USB da BOX como se fosse um teclado, penso que esta opção não está bloqueado e podemos replicar o comando com teclas… Alguem já veio por este caminho?

Abraço a todos e bom ano!

JS

Ja consegui emular um teclado com o ESP32-S3, ja adicionei MQTT, e ja envio comandos pelo HA, e no USB sai a tecla que enviei… logo vou testa na BOX…

Abrc,

JS

Boa tarde, tenho uma box igual ao Alex Mesquita. Tenho um comando usb 2,4 que comanda a box e Broadlink; o problema é que não há forma de criar cenarios com o Broadlink porque ele não assume o teclado. Há forma de resolver? se não for com Broalink há alternativas? Não estou a ver como poder controlar por voz o comando Wifi / bluetooth …


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade